Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Periodontite associada a crises de artrite

Um estudo publicado no Science Translational Medicine afirma que a periodontite e crises de artrite estão associadas.

A bióloga computacional Vicky Yao, da Rice University, em sua pesquisa, confirmou a conexão entre crises de artrite e periodontite.

Rastrear essa conexão entre as duas condições pode ajudar a desenvolver terapias para artrite reumatoide, uma doença inflamatória autoimune que ataca o revestimento das articulações e pode causar problemas cardíacos, pulmonares e oculares.

O caminho que levou ao estudo pode ser frutífero na abordagem de doenças, como o câncer.

Os dados coletados em experimentos de organismos vivos ou células ou tecidos cultivados em placas de Petri são realmente importantes para confirmar hipóteses, mas, ao mesmo tempo, esses dados talvez contenham mais informações do que podemos derivar imediatamente”, disse Vicky Yao.

Confirmação da descoberta

A descoberta da pesquisadora foi confirmada quando ela examinou mais profundamente os dados de pacientes com artrite reumatoide coletados por Dana Orange, professora associada de investigação clínica e reumatologista, e Bob Darnell, professor e médico assistente da Rockefeller University e do Howard Hughes Medical Institute.

Yao estava colaborando com Dana Orange e outros em um projeto diferente que rastreou mudanças na expressão gênica durante surtos de artrite reumatoide.

Orange, trabalhando com Darnell, coletou dados de pacientes com artrite em intervalos regulares enquanto, ao mesmo tempo, monitorava quando os surtos aconteciam”, disse Yao. A análise retrospectiva e atenta dos dados deu pistas sobre o que poderia estar causando os surtos de artrite.

A pesquisadora Yao observou que os germes nas amostras que mudavam dos pacientes analisados antes das crises de artrite eram em grande parte aqueles associados à periodontite.

Resumindo

A descoberta de uma ligação entre a periodontite e crises de artrite é de grande relevância. Mais estudos são necessários para confirmar essa descoberta. A evidência dessa descoberta poderá contribuir para o tratamento de ambas as doenças.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Oral mucosal breaks trigger anti-citrullinated bacterial and human protein antibody responses in rheumatoid arthritis, Periodontitis connected with arthritis flare-ups

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.