11 dicas para manter seus dentes saudáveis

Ter e manter dentes saudáveis leva uma vida inteira de cuidados.
Mesmo que lhe digam que você tem dentes bonitos, é fundamental tomar as medidas certas todos os dias para cuidar deles e prevenir problemas.
Isso quer dizer recorrer aos produtos de higiene bucal certos, bem como estar atento aos seus hábitos diários.

Dicas para ter e manter dentes saudáveis

1. Não vá para a cama sem escovar os dentes

É consenso a recomendação geral de escovar os dentes sempre após as refeições.
Mesmo assim, muitos de nós negligenciamos e muitas vezes esquecemos da escovação dos dentes à noite. Escovar os dentes antes de dormir elimina os germes e a placa acumulados ao longo do dia.

2. Escovar os dentes corretamente

A maneira como você escova seus dentes é igualmente importante. Na verdade, escovar os dentes de maneira inadequada é quase tão ruim quanto não escovar. Vá com calma, movendo a escova de dentes em movimentos circulares suaves para remover a placa. A placa não removida pode endurecer, causando acúmulo de cálculo e gengivite (doença gengival precoce).

3. Não negligencie sua língua

A placa também pode se acumular na língua. Isso não só pode causar mau odor na boca, mas também pode levar a outros problemas de saúde bucal. Escove suavemente a língua sempre que escovar os dentes.

4. Use um creme dental com flúor

Quando se trata de creme dental, há elementos mais importantes a serem observados, como o poder de branqueamento e os sabores. Não importa qual versão você escolha, certifique-se de que contenha flúor.

Embora o flúor seja questionado por aqueles que estão preocupados com seus impactos em outras áreas da saúde, esta substância continua sendo um pilar na saúde bucal.
Isso ocorre porque o 
flúor é a principal defesa contra a cárie dentária.
Ele age combatendo os germes que podem causar cáries. Além disso, o flúor fornece uma barreira protetora para os dentes.

5. Trate o uso do fio dental tão importante quanto escovar

Muitos que escovam regularmente deixam de usar fio dental.
O uso do 
fio dental não é apenas para obter aqueles pequenos pedaços de comida ou brócolis que podem estar presos entre os dentes.
É realmente uma forma de estimular as gengivas, reduzir a placa bacteriana e ajudar a diminuir a inflamação na área.

6. Não deixe que as dificuldades com o fio dental o impeçam

O fio dental pode ser difícil, especialmente para crianças e adultos mais velhos com artrite. Em vez de desistir, procure ferramentas que possam ajudá-lo a usar o fio dental.

7. Faça bochechos

Anúncios fazem o enxaguante bucal parecer necessário para uma boa saúde bucal, mas muitas pessoas os ignoram porque não sabem como funcionam.
O enxaguante bucal auxilia de três maneiras:

  • Reduz a quantidade de ácido na boca;
  • Limpa as áreas difíceis de escovar no entorno das gengivas;
  • Ajuda a remineralizar os dentes.
  • Os enxaguantes bucais são úteis como ferramenta auxiliar da higiene bucal.
    Para crianças e pessoas mais velhas, onde a capacidade de escovar e passar fio dental pode não ser ideal, um enxaguante bucal é particularmente útil.
  • Solicite ao seu dentista recomendação de soluções específicas para bochechos. Algumas marcas são melhores para crianças e pessoas com dentes sensíveis. O melhor enxaguante bucal para dentes saudáveis será aquele indicado pelo seu dentista.

8. Beba mais água

A água continua a ser a melhor bebida para sua saúde geral – incluindo a saúde bucal. Existem muitas opiniões diferentes sobre a quantidade de água que você deve beber todos os dias. Em média se recomenda a ingestão de pelo menos cerca de 2 litros por dia.

9. Coma frutas e vegetais crocantes

Alimentos industrialmente processados para comer são convenientes. Porém, nem tanto quando se trata dos seus dentes. Alimentos frescos e crocantes contém mais fibras saudáveis. E também são a melhor escolha para se ter dentes saudáveis. Procure ensinar seus filhos a ingerirem alimentos mais difíceis de comer e mastigar o mais cedo possível.
Procure evitar o alimento processado. Também é aconselhável não cortar os alimentos em pedaços minúsculos. É importante fazer com que as mandíbulas trabalhem.

10. Limite os alimentos açucarados e ácidos

No final das contas, o açúcar se transforma em ácido na boca. O açúcar pode corroer o esmalte dos dentes. Os ácidos são os causadores das cáries. Frutas ácidas, chás e café também podem desgastar o esmalte dos dentes.
Embora você não precise necessariamente evitar esses alimentos por completo, não faz mal ficar atento.

11. Vá ao seu dentista pelo menos duas vezes por ano

Seus próprios hábitos diários são essenciais para se ter dentes saudáveis.
Ainda assim, mesmo aqueles que escovam e usam o fio dental todos os dias também precisam ir ao dentista regularmente.
No mínimo, você deve consultar seu dentista para limpezas e exames duas vezes por ano.
O dentista pode não apenas remover a placa de seus dentes e procurar cáries, mas também identificar problemas potenciais e oferecer soluções de tratamento.

Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança. Desejo a todos um Feliz Natal!

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Face @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Fontes: National Institute of AgingMayo ClinicNational Institute of Dental and Craniofacial Research

Sugestões de leitura

Morsicatio buccarum

Morder a parte interna da boca: o que causa esse hábito?

Mordeduras na parte interna da boca podem causar lesões na mucosa.  É um comportamento repetitivo e compulsivo.  Pode resultar em sangramento, inflamação e...

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?