Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    6 dicas para escovar bem os dentes

    Um dos pré-requisitos para uma boa saúde bucal é saber como escovar bem os dentes.

    Quando se trata de escovar os dentes, existe uma técnica adequada. Escovar com muita força – ou usar a escova de dentes errada – pode danificar seus dentes e gengivas, levando a problemas como desgaste do esmalte e retração das gengivas.

    As pessoas tendem a escovar agressivamente, pensando ser a única maneira de deixar os dentes limpos e com aparência mais branca. Isso é prejudicial, porque não apenas causa retração das gengivas, mas também desgasta o esmalte branco e brilhante dos dentes, tornando-os amarelos e mais escuros.

    Não tem certeza se está escovando com muita força? Dê uma olhada em sua escova de dentes. Se você estiver usando por três meses ou menos, ainda deve parecer relativamente nova. Se parecer surrada e achatada, é sinal de que você está escovando com muita força.

    A maneira correta de escovar os dentes

    Isso exigirá alguma atenção, mas você pode mudar sua maneira de escovar os dentes.

    Siga estas dicas de escovação adequada e você irá evitar a sensibilidade dentária, bem como danos aos dentes e gengivas.

    1. Use uma escova de cerdas macias: escolha uma escova de cerdas macias e a substitua a cada três ou quatro meses – ou antes, se estiver desgastada;

    2. O tamanho e a forma da sua escova de dentes devem se adequar às dimensões da sua boca para que você possa alcançar todas as áreas facilmente;

    3. Coloque a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas. Neste ângulo de escovação as cerdas podem alcançar e limpar abaixo da linha da gengiva;

    4. Mova suavemente a escova dental;

    5. Use movimentos curtos na largura dos dentes para limpar as superfícies externa, interna e de mastigação dos dentes: para limpar as superfícies internas dos dentes da frente, incline a escova verticalmente e use movimentos para cima e para baixo. Se você estiver usando uma escova de dentes elétrica, deixe-a fazer todo o trabalho e deslize-a levemente sobre os dentes, em vez de empurrá-la contra eles. Para ter certeza de que está usando uma pegada suave, tente segurar a escova de dentes com a mão não dominante;

    6. Desacelerar: os dentistas recomendam que você escove os dentes por dois minutos completos ao menos após as principais refeições para evitar placa bacteriana e cáries. Para quem nunca experimentou, pode parecer uma eternidade. Você realmente não sabe o que são dois minutos até que você realmente escove por tanto tempo. Mas quando você não está com pressa para terminar, isso o manterá mais atento ao escovar suavemente e de forma correta seus dentes. E logo você irá se acostumar a essa nova rotina de escovação. Seus dentes e gengivas lhe agradecerão!

    Escolha o creme dental certo (e fio dental)

    É importante usar um creme dental com flúor aprovado pela ABO para prevenir cáries.

    Certifique-se de escolher um creme dental com o selo ABO, o que significa que foi testado e comprovado que contém flúor suficiente para proteger seus dentes. Você pode encontrar opções no site da ABO.

    Escolha um fio ou fita dental encerados. O fio dental, pelo fato de ser mais fino, facilita o uso em áreas de dentes apinhados (mal posicionados) ou em regiões onde o contato entre os dentes é muito estreito. Já a fita, por ser mais larga, pode ser usada em espaços interdentais mais amplos.

    Para manter sua boca saudável e limpa, seguem algumas dicas extras:

    • Escove a língua para remover bactérias e refrescar o hálito;

    • Use fio dental uma vez por dia para remover as bactérias causadoras de cáries entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar;

    • Limite as bebidas e lanches açucarados e faça uma dieta balanceada;

    • Consulte seu dentista regularmente (pelo menos uma ou duas vezes por ano, em alguns casos mais) para prevenir e tratar doenças bucais.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Fio ou fita dental?, Are You Brushing Your Teeth Too Hard?

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental