Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    A eficácia de um novo creme dental sem flúor

    A eficácia de uma nova pasta dental sem flúor

    Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto mostraram que novos cremes dentais sem flúor com hidroxiapatita podem fornecer proteção equivalente aos que contêm flúor.

    Kelsey O’Hagan-Wong, residente de odontopediatria do segundo ano, foi a primeira autora de um artigo de revisão que investigou a eficácia de cremes dentais de hidroxiapatita sem flúor na remineralização e, na reparação dos dentes.

    Através de sua pesquisa, ela descobriu que os cremes dentais de hidroxiapatita apresentam superioridade ou equivalência ao creme dental com flúor como agentes anti-cárie.

    Normalmente, o flúor é utilizado na prevenção da cárie dentária, mas devido à diminuição da aceitação entre o público e o risco de fluorose em crianças, há a necessidade de alternativas eficazes.

    A hidroxiapatita é o principal mineral do esmalte dos dentes humanos e pode ser utilizada em dentifrícios como ingrediente ativo biomimético.

    O artigo foi publicado recentemente na revista Odontology.

    A pasta de dente fluoretada costuma ser uma preocupação para crianças muito pequenas, com maior probabilidade de engoli-la.

    A barreira do preço e o barateamento com o tempo

    “O problema é que as crianças estão tendo cáries, então é preciso haver uma solução alternativa, afirmou a pesquisadora”.

    Os produtos de hidroxiapatita podem ser considerados uma alternativa em crianças pequenas onde a fluorose é uma preocupação. O desafio é que esses cremes dentais costumam ser caros, difíceis de obter e pouco conhecidos.

    “Embora este creme dental esteja no mercado há algum tempo, a maioria das pessoas não o conhece”, diz ela. “Espero que com mais conhecimento, ele possa ser usado para prevenir cáries.

    “O’Hagan-Wong acredita que mais cremes dentais sem flúor podem ser adicionados para melhorar e proteger ainda mais os dentes. Sua pesquisa de mestrado envolve a adição de uma proteína especial à pasta de dente com hidroxiapatita que pode ajudar a reconstruir o dente e prevenir mais cáries.

    Cremes dentais com hidroxiapatita hoje são caros, mas com o aumento da produção em uma escala crescente de mercado, os preços tenderão a se aproximar daqueles aqueles com flúor possibilitando o acesso a um público crescente.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisne

    Fonte: The use of hydroxyapatite toothpaste to prevent dental caries

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Escove seus dentes! Má higiene oral associada ao câncer e outras doenças graves

      A boca é o lar de uma comunidade diversificada de micro-organismos, com mais de 700 espécies identificadas. Novas tecnologias, como a análise de...

      Dentes e gengivas saudáveis: um guia prático

      Saúde bucal é mais importante do que você imagina. Décadas de pesquisa mostraram que a saúde bucal pode impactar significativamente o seu bem-estar...

      Redução da dor e inchaço na cirurgia de terceiros molares inferiores

      Conheça medidas, além das convencionais, que podem auxiliar na redução da dor e inchaço na cirurgia de terceiros molares inferiores.

      Probióticos no combate às cáries dentárias

      Estudo publicado recentemente fala sobre como os probióticos podem ser decisivos na batalha contra as cáries.

      Por que o detergente enzimático é a melhor escolha para os dentistas?

      detergente enzimático é garantia de limpeza adequada de material odontológico

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e má digestão

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e indigestão. A dispepsia, também conhecida como azia e indigestão, é...