Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    A eficácia de um novo creme dental sem flúor

    A eficácia de uma nova pasta dental sem flúor

    Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto mostraram que novos cremes dentais sem flúor com hidroxiapatita podem fornecer proteção equivalente aos que contêm flúor.

    Kelsey O’Hagan-Wong, residente de odontopediatria do segundo ano, foi a primeira autora de um artigo de revisão que investigou a eficácia de cremes dentais de hidroxiapatita sem flúor na remineralização e, na reparação dos dentes.

    Através de sua pesquisa, ela descobriu que os cremes dentais de hidroxiapatita apresentam superioridade ou equivalência ao creme dental com flúor como agentes anti-cárie.

    Normalmente, o flúor é utilizado na prevenção da cárie dentária, mas devido à diminuição da aceitação entre o público e o risco de fluorose em crianças, há a necessidade de alternativas eficazes.

    A hidroxiapatita é o principal mineral do esmalte dos dentes humanos e pode ser utilizada em dentifrícios como ingrediente ativo biomimético.

    O artigo foi publicado recentemente na revista Odontology.

    A pasta de dente fluoretada costuma ser uma preocupação para crianças muito pequenas, com maior probabilidade de engoli-la.

    A barreira do preço e o barateamento com o tempo

    “O problema é que as crianças estão tendo cáries, então é preciso haver uma solução alternativa, afirmou a pesquisadora”.

    Os produtos de hidroxiapatita podem ser considerados uma alternativa em crianças pequenas onde a fluorose é uma preocupação. O desafio é que esses cremes dentais costumam ser caros, difíceis de obter e pouco conhecidos.

    “Embora este creme dental esteja no mercado há algum tempo, a maioria das pessoas não o conhece”, diz ela. “Espero que com mais conhecimento, ele possa ser usado para prevenir cáries.

    “O’Hagan-Wong acredita que mais cremes dentais sem flúor podem ser adicionados para melhorar e proteger ainda mais os dentes. Sua pesquisa de mestrado envolve a adição de uma proteína especial à pasta de dente com hidroxiapatita que pode ajudar a reconstruir o dente e prevenir mais cáries.

    Cremes dentais com hidroxiapatita hoje são caros, mas com o aumento da produção em uma escala crescente de mercado, os preços tenderão a se aproximar daqueles aqueles com flúor possibilitando o acesso a um público crescente.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisne

    Fonte: The use of hydroxyapatite toothpaste to prevent dental caries

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...