A eficácia de um novo creme dental sem flúor

A eficácia de uma nova pasta dental sem flúor

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto mostraram que novos cremes dentais sem flúor com hidroxiapatita podem fornecer proteção equivalente aos que contêm flúor.

Kelsey O’Hagan-Wong, residente de odontopediatria do segundo ano, foi a primeira autora de um artigo de revisão que investigou a eficácia de cremes dentais de hidroxiapatita sem flúor na remineralização e, na reparação dos dentes.

Através de sua pesquisa, ela descobriu que os cremes dentais de hidroxiapatita apresentam superioridade ou equivalência ao creme dental com flúor como agentes anti-cárie.

Normalmente, o flúor é utilizado na prevenção da cárie dentária, mas devido à diminuição da aceitação entre o público e o risco de fluorose em crianças, há a necessidade de alternativas eficazes.

A hidroxiapatita é o principal mineral do esmalte dos dentes humanos e pode ser utilizada em dentifrícios como ingrediente ativo biomimético.

O artigo foi publicado recentemente na revista Odontology.

A pasta de dente fluoretada costuma ser uma preocupação para crianças muito pequenas, com maior probabilidade de engoli-la.

A barreira do preço e o barateamento com o tempo

“O problema é que as crianças estão tendo cáries, então é preciso haver uma solução alternativa, afirmou a pesquisadora”.

Os produtos de hidroxiapatita podem ser considerados uma alternativa em crianças pequenas onde a fluorose é uma preocupação. O desafio é que esses cremes dentais costumam ser caros, difíceis de obter e pouco conhecidos.

“Embora este creme dental esteja no mercado há algum tempo, a maioria das pessoas não o conhece”, diz ela. “Espero que com mais conhecimento, ele possa ser usado para prevenir cáries.

“O’Hagan-Wong acredita que mais cremes dentais sem flúor podem ser adicionados para melhorar e proteger ainda mais os dentes. Sua pesquisa de mestrado envolve a adição de uma proteína especial à pasta de dente com hidroxiapatita que pode ajudar a reconstruir o dente e prevenir mais cáries.

Cremes dentais com hidroxiapatita hoje são caros, mas com o aumento da produção em uma escala crescente de mercado, os preços tenderão a se aproximar daqueles aqueles com flúor possibilitando o acesso a um público crescente.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisne

Fonte: The use of hydroxyapatite toothpaste to prevent dental caries

Sugestões de leitura

Morsicatio buccarum

Morder a parte interna da boca: o que causa esse hábito?

Mordeduras na parte interna da boca podem causar lesões na mucosa.  É um comportamento repetitivo e compulsivo.  Pode resultar em sangramento, inflamação e...

Conicidade e proximidade da raiz do dente tem relação com a periodontite?

Um estudo recente que buscou avaliar a relação entre a anatomia radicular e o estado periodontal, encontrou evidências de como a conicidade radicular...

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Nova estratégia para prevenção e tratamento da cárie dentária

Uma das infecções mais comuns relacionadas ao biofilme é a cárie dentária, que afeta uma população de mais de 60% das crianças e...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?