Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    A falta de máscaras cirúrgicas e o impacto sobre a odontologia

    As máscaras cirúrgicas sumiram do mercado. Essa é uma realidade em consequência do avanço da atual epidemia do novo coronavírus.
    Estima-se em pelo menos 1 ano para que seja disponibilizado às populações uma vacina que impeça a propagação do Covid-19.
    Nesse meio tempo o que temos visto é a ausência de máscaras cirúrgicas nos pontos de venda tradicionais . As faltas acontecem em dentárias, farmácias ou distribuidoras.
    E não são apenas as máscaras cirúrgicas que sumiram do mercado. Também desapareceram outros equipamentos de proteção individual (EPIs). EPIs como luvas de cirúrgicas, luvas de procedimento, óculos de proteção , aventais descartáveis, toucas descartáveis , etc.

    É necessário que os segmentos que representam a odontologia em nosso país se mobilizem. Que reivindiquem junto às autoridades de nosso país a garantia do fornecimento de máscaras cirúrgicas e demais EPIs aos nossos dentistas .

    Isso irá garantir a proteção do dentista e seus pacientes. E assegurar o funcionamento dos consultórios e clínicas odontológicas.

    Temos acompanhado pelo noticiário na TV e na Internet que o avanço da epidemia de coronavírus levou consumidores em pânico a esvaziar os estoques de máscaras cirúrgicas dos pontos de venda.

    Segundo dados da Associação de Dentistas Britânica ( BDA ), a falta de máscaras cirúrgicas já afeta dentistas nos EUA, Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

    A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) tem feito apelo às pessoas não ligadas ao segmento saúde e que não apresentem sinais da doença que parem de comprar e estocar máscaras cirúrgicas.

    Sem máscaras cirúrgicas, sem tratamento

    O fato é que sem máscaras cirúrgicas, os dentistas ficam impossibilitados de tratar os pacientes com segurança . Isso faz as pessoas correrem o risco de ficarem sem tratamento .

    Aumento na demanda, aumento de preços, necessidade de aumento da produção

    A Associação de Dentistas Australianos, por exemplo, acredita que seus profissionais poderão estar sem máscaras cirúrgicas em até quatro semanas.

    Segundo a OMS , estima-se em 89 milhões o total de máscaras cirúrgicas necessárias para a resposta ao Covid-19 a cada mês.
    O preço das máscaras cirúrgicas disparou nas últimas semanas, assim como também das máscaras N95 e dos aventais.
    Alguns dos maiores fabricantes de máscaras estão localizados na China.

    No entanto, a China vem disponibilizando pequenas cotas de máscaras para exportação. Isso para garantir um suprimento adequado para os infectados pelo Covid-19 naquele país.
    Felizmente a China tem registrado nos últimos dias uma sensível diminuição nas estatísticas de novos infectados por Covid-19. Isso poderá a médio prazo se refletir num aumento da produção de EPIs e consequente maior disponibilidade com consequente redução de preços.

    OMS tem insistido com governos e indústria para a necessidade de aumento na produção de EPIs, em pelo menos 40%.
    Afinal, diante da indisponibilidade no suprimento de EPIs básicos, o risco para profissionais atuantes na saúde é real.

    Segundo a OMS , governos e indústria devem agir com celeridade para aumentar a oferta e diminuir tarifas e restrições à exportação e importação .
    Não se pode impedir o progresso da infecção do Covid-19 sem proteger primeiro os profissionais de saúde.

    Para os indivíduos que tem máscaras cirúrgicas estocadas em casa

    Se você foi um daqueles que, diante do avanço da epidemia de Covid-19, foi às compras e adquiriu várias caixas de máscaras cirúrgicas e luvas, temos um recado pra você.
    Essas máscaras e luvas são instrumento de trabalho para o seu dentista. Sem esses equipamentos de proteção individual (EPIs) o profissional não tem como atender seus pacientes com segurança . E a proteção é fundamental , e vale tanto para o dentista quanto para os seus pacientes .

    Assim, se você dispõe de máscaras cirúrgicas estocadas em sua casa, sugerimos um gesto de boa vontade. Leve você ao menos uma caixa de máscaras e de outra luvas para o seu dentista . Serão os melhores presentes de Páscoa para esse ele nesse momento grave que estamos passando. Evidências científicas demonstram que a saúde bucal tem relação direta com a saúde de todo o nosso corpo. Isso ressalta o valor enorme que a odontologia e seus profissionais têm para a saúde de nossa população.

    Fonte: Dental Tribune

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...