Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

A relação entre a perda de dentes e a doença inflamatória intestinal

Evidências apontam uma estreita conexão entre a perda de dentes e a doença inflamatória intestinal.

De acordo com uma nova pesquisa, a doença inflamatória intestinal geralmente coexiste com a doença periodontal.

Mas como a saúde bucal é realmente afetada pela doença inflamatória intestinal? E como a boca afeta nosso intestino?

As respostas são fornecidas por dois artigos de um grande projeto de pesquisa publicado na Oxford Academic, os quais mostram que existe uma forte conexão entre as duas doenças.

O que o estudo revela

“O estudo mostra que pacientes com doença inflamatória intestinal (DII) têm mais periodontite e menos dentes em comparação com pessoas sem essa patologia.

Também vemos que pacientes com doença inflamatória intestinal com periodontite têm doença intestinal mais ativa e agravada em comparação com pacientes com DII que não apresentam problemas de saúde bucal”, explica Andreas Stavropoulos, professor e dentista sênior da Faculdade de Odontologia da Malmo University (Suécia)e um dos pesquisadores líder do estudo.

“Ambas as doenças podem ser descritas como uma reação forte e exagerada do sistema imunológico contra um gatilho bacteriano que é teoricamente relativamente leve. Portanto, pode-se dizer que o sistema imunológico ataca o próprio corpo”.

Critérios para escolha dos pacientes pesquisados

Por meio de contatos com a associação de pacientes com doença de Crohn e colite ulcerativa na Dinamarca, os pesquisadores conseguiram encontrar participantes para o estudo: cerca de 1.100 pacientes responderam a uma série de perguntas em uma pesquisa online.

De fato, como relata o artigo, era bem conhecido dentro da associação que muitos de seus pacientes tinham problemas recorrentes com os dentes e infecções e úlceras na boca. Ao mesmo tempo, expressaram que, em sua opinião, não é um aspecto realmente abordado nas consultas e exames médicos.

Entre os participantes, cerca de metade tinha doença de Crohn e a outra metade colite ulcerativa. Além disso, cerca de 3.400 pessoas sem doença inflamatória intestinal também participaram do estudo.

Resultados obtidos pela pesquisa

“A pesquisa mostrou não só que os pacientes com doença intestinal tinham pior saúde bucal do que as pessoas sem a doença, mas que a saúde bucal dos pacientes com doença de Crohn era mais afetada, pois eles perdiam mais dentes do que os pacientes com colite ulcerativa”, diz a professora Kristina Bertl.

“Igualmente importante, pode ser que o tratamento da periodontite tenha um impacto positivo no tratamento da doença inflamatória intestinal”, conclui Stavropoulos.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: The Impact of Periodontitis on Inflammatory Bowel Disease Activity, Los estudios muestran un fuerte vínculo entre la pérdida de dientes y la enfermedad inflamatoria intestinal, What is Crohn’s Disease? + Diagnosis, Treatment & Diet

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.