Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Adoção de sachês de nicotina pela geração Z: uma alternativa realmente segura?

    Muitos fumantes da Geração Z estão trocando seus vapes por pequenos sachês cheios de nicotina e outros ingredientes que se dissolvem na boca. São propagandeados como uma alternativa mais saudável ao cigarro convencional e eletrônico. São chamados de “Zyns”.
    Mas o que são exatamente os Zyns? Eles são realmente uma alternativa mais saudável ao vaping?

    Vícios em desenvolvimento

    Fumar cigarro não era apenas um hábito socialmente aceitável durante o início e meados do século XX, mas muitos médicos o consideravam inclusive um produto isento de quaisquer riscos à saúde. Só descobrimos na década de 1950 que o cigarro era um agente causador de câncer de pulmão.

    No final dos anos 2000 e início dos anos 2010, o vaping tornou-se um modismo. Comercializado como uma alternativa saudável ao tabagismo, 2,55 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio nos EUA usaram cigarros eletrônicos em 2022. Mas em pesquisas científicas subsequentes, foram encontrados produtos químicos no vape como acetaldeído, acroleína e formaldeído. Todos têm o potencial de causar doenças cardíacas e pulmonares.

    O que são os Zyns?

    Zyns são pequenos sachês que contêm nicotina e outros ingredientes que se dissolvem na boca liberando nicotina para a mucosa bucal e daí indo diretamente para a corrente sanguínea.
    Eles foram lançados no mercado pela empresa sueca Swedish Match em 2014 e estão disponíveis em muitos sabores. Eles são fornecidos no mercado nas doses de 3mg e 6mg.

    Acredita-se que os Zyns sejam uma alternativa mais segura porque não contêm folhas de tabaco, e assim haveria menos produtos químicos cancerígenos em sua composição. Mas eles têm suas desvantagens. A nicotina é uma droga viciante, de qualquer maneira, mas nos casos de crianças e adolescentes que se utilizam dos Zyns, pode representar um risco ainda maior.

    Riscos e impactos negativos

    Embora muito pouco seja conhecido sobre o impacto a longo prazo da vaporização e dos Zyns, sabe-se que ambos ocasionam danos nas gengivas, doenças periodontais e náuseas. O Dr. Mustali Dohadwala, diretor médico da Heartsafe, afirma que a exposição normal a produtos químicos venenosos encontrados nos sachês Zyns resultaria em lesões gengivais e processos inflamatórios.

    Por que Zyns são perigosos

    Os Zyns são populares entre os adolescentes por uma série de razões que não têm a ver necessariamente pelo fato de serem considerados uma substância viciante mais segura do que o vaping.

    Em primeiro lugar, eles são discretos o suficiente para serem usados em situações como escola, trabalho, jogos esportivos, festas.

    Além disso, os Zyns também estão disponíveis em uma variedade de sabores “interessantes,” incluindo hortelã-pimenta, canela, café, e frutas cítricas, tornando-os palatáveis. Plataformas de rede social visual como o TikTok também não são negligenciadas quando se trata dos “Zynfluencers,” cujo conteúdo gira em torno do uso e da promoção dos sachês. O que isto faz, claro, é assustador, considerando que em 2024, 47,4% de todos os usuários do TikTok têm menos de 30 anos.

    Impacto econômico e impacto na saúde

    As vendas de produtos orais de nicotina nos Estados Unidos podem chegar a US$ 2 bilhões neste 2024. Quatrocentos mil adolescentes americanos estão usando produtos orais de nicotina, segundo a Pesquisa Nacional Anual sobre Tabaco para Jovens de 2023.

    O mais importante, possivelmente, é que os dentistas estejam cientes dos pacientes mais jovens que estão usando Zyns e outras formas de nicotina. Desenvolver maus hábitos em sua juventude ou início da idade adulta, usando qualquer um desses dispositivos, pode causar muitos problemas de saúde dentária anos depois, problemas que podem ser debilitantes e até mesmo mortais.

    Uma reflexão

    A Geração Z está substituindo cigarros eletrônicos por sachês de nicotina como os Zyns, acreditando serem mais seguros, apesar dos riscos associados. Embora os Zyns não contenham tabaco e possam parecer menos prejudiciais, eles ainda podem causar danos significativos à saúde bucal e geral. Com tantas pesquisas e estudos sendo divulgados sobre os perigos desses produtos, faz sentido estar informado e aconselhar os jovens a definitivamente ficarem distantes deste novo e perigoso modismo.

    Siga a Dentalis no Instagram @dentalis_software, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
    Fontes: More than 2.5 Million Youth Reported E-Cigarette Use in 2022, The Impact of E-Cigarettes on the Lung, TikTok User Age, Gender, & Demographics (2024),Results from the Annual National Youth Tobacco Survey, Nicotine pouches are growing in popularity. Are they safe?, Vaping is out, Zyn is in

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Um sorriso para a vida toda

      Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. De acordo com...

      Xilitol: o adoçante popular e seus efeitos na saúde cardiovascular

      Estudo recente evidenciou riscos potenciais do uso de xilitol, um substituto do açúcar comum, nos alimentos dietéticos e em muitos preparos de cuidados...

      São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

      A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

      Perda de dentes e risco cardíaco: a surpreendente conexão

      Uma nova revisão sistemática sugere uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular. O estudo, publicado recentemente no Journal of...

      O Perigo oculto do creme dental com carvão

      Usar creme dental com carvão para clarear os dentes pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Embora essa apresentação de creme dental tenha...

      Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

      A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....