Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Alerta: Gestantes devem evitar o Paracetamol

    Os riscos do uso do Paracetamol durante a gestação

    Durante anos, o paracetamol foi considerado um medicamento seguro para o alívio da dor durante a gravidez.


    Agora, pesquisadores alertam que este analgésico de venda livre (OTC) pode 
    interferir no desenvolvimento fetal e estão aconselhando as grávidas a serem cautelosas no uso do medicamento.

    Novas recomendações — uso com cautela

    Na nova declaração de consenso publicada na Nature Reviews Endocrinology, os pesquisadores evidenciam um crescente corpo de dados que sugere que o uso de paracetamol durante a gravidez pode afetar o feto e pode levar a distúrbios do neurodesenvolvimento, reprodução e urogenital em crianças.


    Os pesquisadores não estão necessariamente dizendo que as grávidas nunca devem usar paracetamol — em vez disso, eles 
    aconselham que ele deve ser usado com cautela e sob a orientação profissional.

     

    Os autores escreveram que o paracetamol é um “medicamento importante” e reconheceram que “as alternativas para o tratamento da febre alta e da dor intensa são limitadas”.

     

    Com base nas evidências encontradas, os autores fizeram as seguintes recomendações:

    As grávidas devem evitar tomar paracetamol “a menos que seu uso seja clinicamente indicado”.

    • As grávidas devem consultar um profissional dentista, médico ou farmacêutico na dúvida sobre o uso do paracetamol, bem como antes de tomá-lo por um longo prazo;
    • As gestantes devem minimizar a exposição ao paracetamol usando a menor dose eficaz pelo menor tempo possível.

     

    Sobre o Paracetamol

    O paracetamol está em uma classe de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos (redutores da febre).

    Ele age mudando a percepção da dor pelo corpo bem como regulando a temperatura corporal.

    De forma sucinta, o paracetamol é um importante agente na redução da dor e da febre.

    Nos EUA, até 70% das mulheres grávidas relatam tomar paracetamol em algum momento da gravidez.

    O paracetamol é um ingrediente ativo em muitos medicamentos analgésicos, simples ou combinados.

    Pode aliviar dores leves a moderadas relacionadas às dores de cabeça, períodos menstruais, resfriados, dores de garganta, dores nas costas, dores de dente, osteoartrite, dores musculares e reações a vacinas. Também é usado para reduzir febres.

    O Paracetamol é seguro?

    A Food and Drug Administration (FDA) tem ciência de que a decisão do uso de qualquer medicamento durante a gravidez pode ser complexa.


    Em uma 
    declaração de 2015 sobre o uso de analgésicos na gravidez, o FDA reconheceu que “a dor intensa e persistente que não é tratada de forma eficaz durante a gravidez pode resultar em depressão, ansiedade e pressão alta para a gestante”. 

    O FDA afirma que os medicamentos “incluindo medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), opioides e paracetamol podem ajudar a tratar a dor severa e persistente”, mas que é importante “pesar cuidadosamente os benefícios e riscos do uso de medicamentos prescritos e analgésicos OTC durante a gravidez.“

    Embora algumas pesquisas tenham sugerido que o paracetamol (tanto na modalidade de venda livre e prescrição) está relacionado a um risco aumentado de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças nascidas de pessoas que recorreram ao medicamento durante a gravidez, o FDA diz que os dados são “inconclusivos.”


    pesquisa também revela que tomar muito paracetamol durante a gravidez pode causar problemas para o fígado tanto da gestante  como do feto.

    Os autores do mais recente artigo afirmam que a droga também se mostrou associada a malformações genitais e puberdade precoce.

    A palavra dos especialistas

    De maneira geral, os especialistas recomendam que a ingestão de qualquer medicamento durante a gravidez seja limitada, incluindo o paracetamol.


    American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda o uso do paracetamol como opção no tratamento da gripe em mulheres grávidas. 


    A especialista em saúde feminina Jennifer Wider, MD, afirma que, se você estiver grávida, é importante tomar apenas medicamentos — incluindo medicamentos de venda livre, como o paracetamol, 
    sob orientação profissional.

    “Qualquer medicamento usado durante a gravidez tem o potencial de apresentar efeitos colaterais”, diz Wilder. “É muito melhor ter cuidado ao tomar qualquer produto farmacêutico e, definitivamente, falar com o profissional de saúde que acompanha seu período gestacional”.

    Quais são as alternativas?

    No enfrentamento de dores leves, os especialistas recomendam inicialmente a adoção de medidas de suporte, como gelo e alongamento para dores nas costas, por exemplo. Para aquelas dores de origem odontológica, a consulta com seu dentista é altamente recomendável e imprescindível.

    Idealmente, a ingestão do paracetamol deve se dar na menor dose possível e pelo menor período de tempo.

    Se você vai tomar por longos períodos ou se tem dor crônica, é melhor conversar com seu obstetra/ginecologista responsável pelo seu pré-natal para avaliação cuidadosa da relação risco-benefício.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Paracetamol use during pregnancy — a call for precautionary actionFDA Drug Safety Communication: FDA has reviewed possible risks of pain medicine use during pregnancyAcetaminophen-Induced Hepatotoxicity: a Comprehensive UpdateAssessment and Treatment of Pregnant Women With Suspected or Confirmed Influenzathe times

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...