Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Aparelho de cerâmica

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais. 

No entanto, os aparelhos cerâmicos têm se popularizado por serem menos perceptíveis.

Os aparelhos cerâmicos não diferem muito dos aparelhos metálicos em termos de sua capacidade de endireitar os dentes.

Eles podem ajudar a tratar desalinhamentos significativos, como no caso de sobremordida, por exemplo. 

Mas os aparelhos de cerâmica são mais propensos a quebrar do que os aparelhos de metal e podem ser mais caros.

Este artigo fornece uma visão geral das vantagens e desvantagens, e resultados que os pacientes podem esperar dos aparelhos cerâmicos.

Aparelhos cerâmicos — o que são?

Aparelhos cerâmicos ajustam a posição dos dentes. Funcionam da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais, puxando os dentes gradualmente para diferentes posições. A principal diferença entre os aparelhos metálicos e cerâmicos é que os aparelhos cerâmicos são menos visíveis.

As cintas consistem em várias partes:

  • Braquetes, são estruturas quadradas que se fixam a cada dente;
  • Um arco, que conecta cada braquete;
  • Elásticos, que se encaixam ao redor dos suportes e mantêm o fio no lugar.

Enquanto os aparelhos de metal têm braquetes e fios de prata e podem ter uma variedade de elásticos coloridos, os aparelhos de cerâmica são da mesma cor dos dentes do paciente. As pessoas que usam aparelhos cerâmicos também podem ter arcos brancos ou transparentes e faixas elásticas para torná-los ainda menos perceptíveis.

Os aparelhos de cerâmica são melhores para os dentes?

Geralmente, os aparelhos cerâmicos não são melhores ou piores para os dentes do que os aparelhos metálicos tradicionais. Eles funcionam da mesma maneira e produzem o mesmo tipo de resultados.

Aparelhos cerâmicos são menos duráveis ​​do que aparelhos metálicos tradicionais. 

Se eles quebrarem, um ortodontista pode precisar substituir os braquetes com mais frequência. A manutenção frequente do aparelho pode causar algum estresse adicional ou danos ao esmalte do dente. 

No entanto, é improvável que isso aconteça se o paciente tiver o hábito de cuidar adequadamente de seus aparelhos.

Prós e contras do aparelho de cerâmica

Adolescentes e adultos podem escolher aparelhos cerâmicos porque são menos visíveis do que os tradicionais aparelhos metálicos. No entanto, eles têm vantagens e desvantagens.

Os benefícios do aparelho cerâmico são:

  • Menos visível do que os aparelhos de metal tradicionais;
  • Uma opção mais rápida do que os alinhadores transparentes;
  • Melhor para pessoas com alergias a metais;
  • Melhor para pessoas que precisam de exames de imagem médica, pois contêm menos metal.

As desvantagens dos aparelhos de cerâmica são as seguintes:

  • Mais caros do que aparelhos de metal;
  • Menos duráveis do que braquetes de metal e duas vezes mais suscetível a quebras;
  • Mais propensos a manchar devido a serem feitos de elásticos claros ou brancos;
  • Na eventual quebra do aparelho de cerâmica, isso pode resultar em tempos de tratamento mais longos e custos extras.

Aparelhos cerâmicos versus aparelhos metálicos

O custo dos aparelhos cerâmicos é superior aquele dos aparelhos metálicos, além de menos duráveis.

O grande diferencial dos aparelhos cerâmicos em relação aos metálicos é o fato de serem menos visíveis e discretos.

Aparelhos cerâmicos versus alinhadores invisíveis

Aparelhos invisíveis, ou alinhadores, não são o mesmo que aparelhos de cerâmica. 

Embora ambos mudem a posição dos dentes, os alinhadores são bandejas plásticas transparentes que o paciente pode usar ou retirar a qualquer momento.

Aparelhos de cerâmicaAlinhadores invisíveis
Aparênciaum pouco mais visívelmenos visível
Durabilidademais durávelmenos durável
Usospode tratar problemas de alinhamento mais sériostratar problemas de alinhamento mais leves
Custosmais caromais barato
Duração e resultadosmenos tempomais tempo

O aparelho de cerâmica certo

A obtenção de um aparelho de cerâmica acontece inicialmente através de uma consulta com um ortodontista. O profissional irá examinar os dentes e desenvolver um plano de tratamento.

O ortodontista pode decidir colocar espaçadores entre os dentes posteriores do paciente se estiverem muito próximos. Estes criam espaço para que os elásticos possam se encaixar ao redor dos dentes. Os espaçadores ficarão entre os dentes por cerca de 1 semana.

O ortodontista removerá os espaçadores na próxima consulta, se for o caso. Em seguida, eles começarão a aplicar o aparelho nos dentes.

Para fazer isso, um ortodontista usará um afastador para manter a boca aberta. Em seguida, é aplicada uma solução nos dentes e seguido de enxágue. O passo seguindo é a fixar os braquetes em cada dente usando uma pequena quantidade de cola especial. Uma luz azul faz a fixação dos braquetes nos dentes através de uma cola específica.

Uma vez que cada dente tem um braquete, o ortodontista passa o fio através de cada braquete. Como o fio permanece no lugar depende do tipo de aparelho que a pessoa está usando. Com braquetes autoligados, um clipe dentro do braquete segura o fio com segurança. Nos aparelhos tradicionais, os elásticos ao redor de cada braquete mantêm o fio no lugar.

Se uma pessoa estiver recebendo elásticos, o ortodontista irá prendê-los em cada braquete. Por fim, o ortodontista irá aparar os fios para que as pontas não penetrem nas gengivas ou no interior das bochechas.

O ortodontista aconselhará o paciente sobre como cuidar de seus dentes e aparelhos durante o tratamento. O profissional também pode recomendar ao paciente um analgésico para alívio da dor, em caso de necessidade.

No total, a colocação de aparelhos leva entre 90 e 120 minutos, com a colocação real em torno de 10 a 30 minutos. Se o paciente tiver aparelhos autoligados, o aparelho se apertará e se ajustará com o tempo. Para outros aparelhos, o ortodontista precisará fazer isso nos exames.

Duração do tratamento com aparelho cerâmico

A duração do tratamento com qualquer tipo de colete varia de acordo com o caso individualmente. As pessoas que desejam mudanças mais drásticas na posição dos dentes ou que têm problemas de alinhamento dentário mais complexos terão um curso de tratamento mais longo. Isso se aplica se a cinta for de metal ou cerâmica.

O tratamento com aparelho pode durar de 6 meses a vários anos.

Resumindo

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes, de forma semelhante aos aparelhos metálicos tradicionais. Eles podem tratar uma variedade de problemas de alinhamento dos dentes, incluindo casos mais graves envolvendo mordidas  e sobremordidas.

As pessoas costumam escolher aparelhos de cerâmica por razões estéticas, pois são menos visíveis do que os aparelhos de metal. Eles vêm em vários tons de branco e podem combinar com a cor exata dos dentes. No entanto, eles podem custar mais do que aparelhos de metal.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes:  How are metal and ceramic braces different?, Should the orthodontic brackets always be removed prior to magnetic resonance imaging (MRI)?, Comparison of Bond Strength of Metal and Ceramic Brackets Bonded with Conventional and High-Power LED Light Curing Units,

 

Sugestões de leitura

Probióticos: a nova fronteira da saúde bucal

Imagine a sensação de sair do consultório do dentista com um sorriso renovado, mas também com uma nova preocupação em mente: a prótese...

Os vilões invisíveis da boca: como bactérias podem influenciar o risco de câncer

O microuniverso que habita a sua boca é como um campo de batalha em um combate diário. Bilhões de bactérias travam uma guerra...

O impacto das bebidas açucaradas na saúde e longevidade

Refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso e estão associados a um aumento no risco de desenvolvimento de...

Gerodontologia: cuidado bucal Integral para idosos

Imagine um futuro não tão distante, onde a população idosa do Brasil triplicou, e um em cada quatro brasileiros tem mais de 65...

Diabetes e periodontite: a conexão silenciosa que pode comprometer sua saúde

Imagine-se em uma consulta de rotina com seu dentista. Tudo parece dentro do esperado — uma limpeza, algumas orientações sobre o uso do...

Planejamento tributário para clínicas odontológicas: seu guia completo.

No atual cenário, marcado por uma carga tributária elevada e regulamentações complexas, a construção e a execução de um planejamento tributário eficiente tornam-se...