As chances de pegar COVID no consultório odontológico são muito baixas, revela o estudo

Victor Hugo Cardoso • mai 20, 2021

Consultório odontológico – local seguro

Você precisa de uma boa limpeza nos seus dentes (profilaxia dental) ou tratar uma cárie?

Vá em frente.

O tratamento odontológico não colocará você em risco de contrair COVID-19, assegura um novo estudo.

“Limpar os dentes não aumenta o risco de infecção por COVID-19 mais do que  beber um copo d’água do consultório odontológico“, afirma a autora principal  Purnima Kumar, professora de periodontologia da Ohio State University; em Columbus.

Como a COVID-19 se espalha principalmente por gotículas transportadas pelo  ar, o medo persistiu durante toda a pandemia de que a saliva liberada  durante um procedimento odontológico pudesse espalhar o vírus.

O estudo

Para o estudo, a equipe de Kumar analisou a composição genética de  organismos encontrados em amostras de ar durante uma série de  procedimentos odontológicos.

Conclusão: solução de água de ferramentas de irrigação – não saliva – foi a  principal fonte de qualquer bactéria ou vírus nos respingos e jatos da  boca dos pacientes.

Mesmo quando baixos níveis do vírus SARS-CoV-2 foram encontrados na saliva de pacientes assintomáticos, os aerossóis gerados durante o trabalho  odontológico não mostraram sinais do coronavírus, descobriu a pesquisa.

Confiança

“Essas descobertas devem nos ajudar a abrir nossas práticas, nos fazer sentir  seguros em relação ao nosso ambiente e, para os pacientes, ter seus  problemas bucais e dentais tratados – existem muitas evidências  emergentes de que se você tem problemas de saúde bucal, você é mais  suscetível para a COVID”, afirmou Kumar em um comunicado à imprensa da  universidade.

“Esperançosamente, isso os tranquilizará, especialmente quando você se submete a realização de procedimentos odontológicos”.

Portanto, o risco de propagação de infecções ‘”é baixo”,  disse Kumar.

“No entanto,  não devemos perder de vista que esse vírus se espalha através de aerossóis, e falar, tossir ou espirrar no consultório odontológico  ainda pode representar um alto risco de transmissão de doenças.” É com isso que devemos mais nos preocupar e ter atenção.

As descobertas foram publicadas em 12 de maio no Journal of Dental Research.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Sugestões de leitura

Proteja suas gengivas: o guia para evitar a doença periodontal

Você sabia que, nos Estados Unidos, mais de 40% dos adultos acima de 30 anos enfrentam problemas nas gengivas? Pois é: a doença...

Mau hálito: por que você deve incluir a língua na sua rotina de higiene bucal

Quando pensamos em higiene bucal, logo nos vêm à mente escova, pasta de dente e fio dental. Mas há um protagonista fundamental nessa...

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...