Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bactérias orais tem relação com o AVC? Descubra aqui

    Bactérias orais e AVC parecem coisas completamente desconexas. Mas uma pesquisa recente mostra exatamente o contrário.

    Os autores do estudo demonstram uma relação muito próxima entre bactérias orais e AVC. É provável que uma boa higiene oral seja importante não apenas para a saúde dos dentes, mas também para a prevenção de derrames .
    É a conclusão a que chegaram pesquisadores após terem encontrado traços de DNA de bactérias orais em amostras de coágulos sanguíneos causadores de derrames.

    Essa descoberta afinal de contas prova que bactérias orais e podem causar AVC? Existe de fato tal conexão? É o que este artigo convida você a descobrir…

    É um trabalho de pesquisadores da Universidade de Tampere, na Finlândia. Eles analisaram amostras de coágulos de 75 pessoas vítimas de AVC. Todos os pacientes receberam tratamento de emergência por AVC isquêmico na Unidade de Acute Stroke do Hospital Universitário de Tampere.

    Os pacientes foram submetidos a trombectomia. Esse procedimento busca remover coágulos sanguíneos por meio de cateteres introduzidos pelas artérias.
    Os cateteres podem implantar os stent retrievers e aspiradores para reduzir ou remover o coágulo.

    A análise dos coágulos sanguíneos obtidos pela técnica anteriormente descrita revelou algo surpreendente. Os pesquisadores descobriram que 79% dos coágulos tinham traços de DNA de bactérias orais comuns.

    A maioria das bactérias era do tipo “ Streptococcus mitis “. Essa bactéria pertence a um grupo que os cientistas chamam de estreptococos viridans.

    Os níveis das bactérias orais foram muito mais elevados nas amostras de coágulos do que nas outras amostras que os cirurgiões retiraram dos mesmos pacientes.

    Universidade de Tampere   vem pesquisando há 10 anos sobre o papel das bactérias nas doenças cardiovasculares. O presente estudo faz parte desta investigação.

    Já se descobriu, por exemplo, que os coágulos sanguíneos que causaram ataques cardíacos, aneurismas cerebrais e tromboses nas veias e nas artérias da perna contêm bactérias orais . Principalmente por estreptococos viridans. Também mostrou que essas bactérias podem causar endocardite infecciosa, um tipo de infecção cardíaca. Aqui no blog Dentalis já noticiamos essa associação.

    Os pesquisadores acreditam que o novo estudo é o primeiro a implicar estreptococos viridans no AVC isquêmico agudo .

    O que é um AVC

    Um AVC ou acidente vascular cerebral é quando o cérebro repentinamente experimenta uma interrupção em seu suprimento de sangue .
    Isso priva as células de oxigênio essencial e nutrientes. E pode resultar em danos nos tecidos e perda de função cerebral .

    O tipo mais comum de derrame é um acidente vascular cerebral isquêmico . Isso ocorre quando um coágulo sanguíneo reduz o suprimento de sangue em uma artéria que alimenta o cérebro.

    De acordo com dados da World Stroke Organization , cerca de 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo provavelmente sofrerá um derrame ao longo da vida.

    Principais causas do AVC isquêmico

    Uma das principais causas de acidente vascular cerebral é uma condição chamada aterosclerose. Nessa condição as placas se formam nas paredes das artérias e fazem com que elas se estreitem e endureçam com o tempo. As placas são depósitos de resíduos celulares, gordura, colesterol e outros materiais.

    Dependendo de onde as placas se formam, a aterosclerose pode aumentar o risco de doença cardíaca, angina, doença da artéria carótida e doença arterial periférica.

    Partes das placas podem se desprender da parede das artérias ou mesmo atrair coágulos. Caso isso aconteça em uma artéria que alimente o cérebro, pode desencadear um derrame isquêmico.

    Tipos de AVC isquêmico

    • Aterotrombótico: provocado por doença que causa formação de placas nos vasos sanguíneos maiores (aterosclerose). Causa a oclusão do vaso sanguíneo ou formação de êmbolos;
    • Cardioembólico: ocorre quando o êmbolo causador do derrame parte do coração;
    • Isquêmico de outra etiologia: é mais comum em pessoas jovens e pode estar relacionado a distúrbios de coagulação no sangue.

    Entendendo o AVC hemorrágico

    O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia.
    Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge.
    É responsável por 15% de todos os casos de AVC . No entanto, pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

    Causas do AVC hemorrágico

    • Hipertensão descontrolada e a ruptura de um aneurisma (causa principal);
    • Hemofilia ou outros distúrbios coagulação do sangue;
    • Ferimentos na cabeça ou no pescoço;
    • Tratamento com radiação para câncer no pescoço ou cérebro;
    • Arritmias cardíacas;
    • Doenças das válvulas cardíacas;
    • Defeitos cardíacos congênitos;
    • Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), que pode ser provocada por infecções a partir de doenças como sífilis, doença de Lyme, vasculite e tuberculose;
    • Insuficiência cardíaca;
    • Infarto agudo do miocárdio.

    Principais causas para o AVC (isquêmico e hemorrágico)

    • Hipertensão;
    • Diabetes;
    • Colesterol elevado;
    • Sobrepeso e obesidade;
    • Tabagismo;
    • Consumo excessivo de álcool;
    • Idade avançada;
    • Sedentarismo;
    • Uso de drogas ilícitas;
    • Histórico familiar;
    • Ser do sexo masculino.

    Qual a diferença entre o AVC hemorrágico e o AVC isquêmico?

    Não há uma maneira clínica segura, eficaz e definitiva para identificar se o AVC é hemorrágico ou isquêmico.
    O fundamental é iniciar o tratamento com urgência. Exames de imagem poderão revelar a causa do acidente vascular cerebral.

    Sabe-se que o AVC hemorrágico costuma apresentar sintomas graves mais rapidamente . Rebaixamento de consciência progressivo, perda da consciência (desmaio), deterioração súbita de reflexos neurológicos e convulsão podem indicar um AVC hemorrágico.

    Sinais e sintomas de um AVC

    Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. São eles:

    • Sorriso : peça para a pessoa sorrir. Se o sorriso sair torto ou se a boca entortar, pode ser AVC;
    • Abraço : peça para a pessoa levantar os braços. Se a pessoa tiver alguma dificuldade para levantar um deles ou se após levantar os dois um deles cair bruscamente, pode ser AVC;
    • Frase : peça para a pessoa repetir uma frase ou uma mensagem qualquer. Se a pessoa não conseguir compreender ou não conseguir repetir a frase ou mensagem, pode ser AVC;
    • Urgência : havendo qualquer um desses sinais, o SAMU 192 deve ser chamado imediatamente.

    Bactérias orais e AVC – fazem ou não parte do evento

    O autores do estudo refletiram sobre os resultados encontrados. Os pesquisadores observam que bactérias estreptococos da boca , quando entram na corrente sanguínea, podem causar infecção grave , como as válvulas cardíacas .

    Há também evidências de que as bactérias podem ativar diretamente as plaquetas sanguíneas. Por isso conclui-se que bactérias orais e AVC guardam sim uma relação .

    Este poderia ser uma via possível para aumentar o risco de derrame?

    “Plaquetas ativadas” acionam células que promovem a aterosclerose e “aceleram o desenvolvimento de lesões aterotrombóticas”, escrevem eles.

    “Proteínas de superfície bacteriana de S. mitis “, eles acrescentam, “podem se ligar diretamente a vários receptores de plaquetas”.

    Em relação às descobertas recentes, os pesquisadores fizeram uma importante observação. Segundo eles as bactérias orais estão sim envolvidas, ou seja, bactérias orais e AVC tem uma relação .

    Mas qual o tipo de relação que existe? Bactérias orais e AVC podem representar ter relação de causa e efeito?

    Ainda não está claro se elas causam derrames ou se “seu papel é apenas de espectadoras” do processo.

    Os mesmos cientistas sugerem: “ O atendimento odontológico regular deve ser enfatizado na prevenção primária do AVC isquêmico agudo .”

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...