Bebidas açucaradas e o risco de doenças cardiovasculares em mulheres

Um estudo recente verificou que o consumo regular de bebidas açucaradas pode elevar o risco de doenças cardiovasculares em mulheres .

Essa pesquisa foi realizada na Universidade da Califórnia em San Diego.
Foram analisadas mais de 106.000 mulheres com idade média de 52 anos. Todas estavam livres de doenças cardíacas, derrames e diabetes quando se inscreveram no estudo.

Ingestão de bebidas açucaradas por mulheres – o estudo

As mulheres foram solicitadas a informar sobre o que e quantas bebidas açucaradas consumiam por dia.
Foram consideradas bebidas açucaradas refrigerantes calóricos, águas ou chás adoçados, mas não 100% dos sucos de frutas.
Os pesquisadores usaram registros hospitalares para determinar quem sofreu um ataque cardíaco, derrame ou cirurgia cardiovascular.

As participantes que ingeriram a maior quantidade de bebidas açucaradas eram mais jovens, mais propensas a serem fumantes e também obesas e menos propensas ao consumo de alimentos saudáveis.

Observou-se também que ingerir uma ou mais bebidas açucaradas todos os dias estava associado a um risco quase 20% maior para doenças cardiovasculares . E também um risco 21% maior para derrames (AVC) . Além disso um risco 26% maior de obstrução de artérias ou veias .
Isso em comparação com mulheres que não tinham por hábito consumir bebidas açucaradas.

Bebidas açucaradas consumidas diariamente e os riscos cardiovasculares

O consumo diário de bebidas açucaradas de frutas elevou em 42% a probabilidade da ocorrência de doenças cardiovasculares . Isso em comparação com mulheres que nunca ou raramente ingeriam bebidas açucaradas.

Já a ingestão de refrigerantes apresentou um risco 23% maior para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares . Isso igualmente em comparação com mulheres que nunca ou raramente ingeriam bebidas açucaradas.

É um estudo observacional. Porém, sabe-se que o açúcar aumenta a predisposição a doenças cardiovasculares.
O açúcar eleva os níveis de glicose e as concentrações de insulina no sangue.
Por consequência, pode aumentar o apetite e levar à obesidade. E a obesidade é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

O excesso de açúcar no sangue está associado ao estresse oxidativo e à inflamação, resistência à insulina, perfis não saudáveis de colesterol e diabetes tipo 2 .
Todas são condições fortemente ligadas ao desenvolvimento da aterosclerose, o estreitamento lento das artérias subjacentes à maioria das doenças cardiovasculares.

Recomendação: limites máximos de consumo de açúcar

American Heart Association recomenda os seguintes os seguintes limites diários máximos de consumo de açúcar:

– Mulheres: 100 calorias por dia (6 colheres de chá de açúcar ou 25 gramas) ;
– Homens: 150 calorias por dia (9 colheres de chá de açúcar ou 38 gramas) .

Para contextualizar, uma lata comum de refrigerante comum de 60 ml tem 130 calorias e 8 colheres de chá (34 gramas) de açúcar .

Bebidas com açũcar adicionado são também um perigo para os dentes.

É consenso entre os especialistas que a água é a bebida mais saudável para beber regularmente .
Afinal, água não tem açúcar, adoçantes artificiais e calorias.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Face @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Fontes: News , Newsroom

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?