Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Biomaterial para regeneração óssea

Imagine um futuro onde a reparação de ossos danificados no âmbito da odontologia utilize uma fonte prontamente disponível e ecologicamente sustentável: cascas de ovo!
Pesquisa recente vem explorando ativamente o potencial das membranas da casca do ovo, a película fina que reveste o interior da casca do ovo, como biomaterial para a regeneração óssea.

Cascas de ovo: mais do que apenas embalagem

  • Biocompatibilidade: a MCO integra-se prontamente ao tecido ósseo existente, minimizando a rejeição e a inflamação;
  • Osteocondutividade: atua como uma estrutura, orientando e apoiando o crescimento de novas células ósseas.
  • Função de barreira: a MCO pode prevenir o crescimento indesejado de tecidos moles, garantindo a formação óssea adequada.
  • Potencial de fator de crescimento: estudos sugerem que a MCO pode conter ou estimular a produção de fatores de crescimento ósseo, melhorando ainda mais a regeneração.

Além das cascas de ovo: o futuro da MCO na odontologia

As aplicações potenciais da MCO em odontologia são interessantes:

  • Regeneração óssea guiada: as membranas da casca do ovo podem ser usadas para reconstruir osso perdido ao redor de implantes dentários ou devido a doenças gengivais.
  • Cirurgia de elevação do seio nasal: MCO pode ajudar a regenerar o osso na mandíbula superior para apoiar a colocação de implantes dentários.
  • Preservação do alvéolo: após a extração do dente, a MCO poderia preencher o alvéolo, preservando o volume ósseo para futura colocação do implante.
  • Capeamento pulpar: a MCO pode proteger a polpa dentária exposta, promovendo sua cicatrização e salvando os dentes.

Desvendando os desafios

Embora promissora, a investigação do MCO está numa fase inicial. Os desafios incluem a padronização dos métodos de processamento, a garantia da estabilidade a longo prazo e a realização de ensaios clínicos maiores.

Sustentabilidade: um bônus delicioso

A utilização do MCO alinha-se com a crescente ênfase na sustentabilidade nos cuidados de saúde. Milhões de ovos são consumidos globalmente, gerando uma abundância de cascas de ovo. A utilização do MCO como biomaterial reduz o desperdício e oferece uma alternativa econômica aos materiais de regeneração óssea existentes.

A membrana da casca do ovo (MCO), que já foi um humilde revestimento da casca do ovo, está emergindo como um potencial divisor de águas na regeneração óssea. Suas propriedades únicas e ecologicamente sustentável são uma promessa imensa para o futuro da odontologia, oferecendo aos pacientes um caminho natural e eficaz para um sorriso saudável.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: La membrana de huevo como biomaterial para la regeneración ósea, Un estudio del CSIC plantea usar la membrana de huevo como material de regeneración ósea

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.