Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Biomaterial que mantém o dente vivo após o tratamento de canal

Embora os canais radiculares sejam frequentemente necessários para o tratamento de infecções, eles resultam em um dente morto sem polpa dentária viva. Conheça o biomaterial que mantém o dente vivo.

Durante um tratamento de canal radicular, o dentista perfura o topo de um dente infetado para acessar o tecido mole no seu interior. Em seguida, o dentista remove a polpa dentária infectada e faz o preenchimento e finaliza o tratamento do dente com uma coroa.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey desenvolveram um hidrogel de peptídeo que estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos e polpa dentária dentro de um dente após o procedimento.

O material estimula a angiogênese, ou o crescimento de novos vasos sanguíneos, e a dentinogênese, ou a proliferação de células estaminais da polpa dentária, dentro do dente.

Os pesquisadores Kumar e Nguyen trabalham  no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey.

Tratamento de canal até hoje

Durante os procedimentos de tratamento de canais radiculares, os dentistas removem a polpa dentária infectada, fazem o preenchimento antes de cobrir o dente com uma coroa.

Os pesquisadores desenvolveram um biomaterial que pode ser injetado no lugar do preenchimento convencional para estimular a angiogênese, ou crescimento de novos vasos sanguíneos, e a dentinogênese, ou proliferação de células-tronco da polpa dentária.

O hidrogel, no estado líquido durante sua aplicação, contém peptídeos que se automontam em um gel no local da injeção.

Pesquisa em andamento

Atualmente os pesquisadores trabalham com cães, injetando o hidrogel de peptídeo nos dentes dos cães submetidos a canais radiculares para ver se pode estimular a regeneração da polpa dentária num animal vivo.

Se estes estudos correrem bem, os pesquisadores planejam mover o hidrogel para estudos clínicos humanos.

O hidrogel no futuro

O hidrogel na sua forma atual provavelmente não reduzirá a invasividade ou dor de um tratamento d canal radicular, mas os pesquisadores planejam futuras versões do peptídeo que com poder antimicrobiano.” Em vez de retirar a totalidade do conteúdo do dente, o dentista poderia utilizar uma broca menor, remover um pouco da polpa e injetar o nosso hidrogel”, afirma o pesquisador Kumar.

A porção antimicrobiana do peptídeo eliminaria o processo infeccioso, preservando mais  polpa dentária existente, enquanto estimularia o crescimento de novos tecidos.

Assim, o tratamento de canal radicular poderia  deixar de ser um procedimento dentário tão temido.

 

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Hydrogel Keeps Teeth Alive After Root Canals, Biomaterial may keep the tooth alive after root canal treatment

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

Você sabe o que é política de atendimento?

O sucesso de um consultório odontológico passa por muitas etapas relevantes. Uma das mais importantes é a construção de uma política de atendimento...

Você sabe o que é teleodontologia?

Já pensou na oportunidade de estar mais próximo do seu paciente? A teleodontologia é uma inovação que cai nas graças dos profissionais, proporcionando...

É possível fazer marketing automatizado para um consultório odontológico?

Atraia e Retenha Pacientes com Marketing Automatizado no Seu Consultório Odontológico Para se manter relevante frente à concorrência, é essencial encontrar formas inteligentes...

Descubra 7 razões para acreditar na automação para o seu consultório

A eficiência de um consultório odontológico passa por muitos pontos importantes. Um dos investimentos possíveis é a contratação de ferramentas de automação. Elas...

Magnificação na Odontologia Moderna: Abrindo Caminhos para Precisão e Conforto

Hoje vamos abordar  um assunto muito importante na odontologia moderna: a magnificação. É incrível como essa tecnologia tem se mostrado um aliado indispensável,...