Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Biomaterial que mantém o dente vivo após o tratamento de canal

Embora os canais radiculares sejam frequentemente necessários para o tratamento de infecções, eles resultam em um dente morto sem polpa dentária viva. Conheça o biomaterial que mantém o dente vivo.

Durante um tratamento de canal radicular, o dentista perfura o topo de um dente infetado para acessar o tecido mole no seu interior. Em seguida, o dentista remove a polpa dentária infectada e faz o preenchimento e finaliza o tratamento do dente com uma coroa.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey desenvolveram um hidrogel de peptídeo que estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos e polpa dentária dentro de um dente após o procedimento.

O material estimula a angiogênese, ou o crescimento de novos vasos sanguíneos, e a dentinogênese, ou a proliferação de células estaminais da polpa dentária, dentro do dente.

Os pesquisadores Kumar e Nguyen trabalham  no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey.

Tratamento de canal até hoje

Durante os procedimentos de tratamento de canais radiculares, os dentistas removem a polpa dentária infectada, fazem o preenchimento antes de cobrir o dente com uma coroa.

Os pesquisadores desenvolveram um biomaterial que pode ser injetado no lugar do preenchimento convencional para estimular a angiogênese, ou crescimento de novos vasos sanguíneos, e a dentinogênese, ou proliferação de células-tronco da polpa dentária.

O hidrogel, no estado líquido durante sua aplicação, contém peptídeos que se automontam em um gel no local da injeção.

Pesquisa em andamento

Atualmente os pesquisadores trabalham com cães, injetando o hidrogel de peptídeo nos dentes dos cães submetidos a canais radiculares para ver se pode estimular a regeneração da polpa dentária num animal vivo.

Se estes estudos correrem bem, os pesquisadores planejam mover o hidrogel para estudos clínicos humanos.

O hidrogel no futuro

O hidrogel na sua forma atual provavelmente não reduzirá a invasividade ou dor de um tratamento d canal radicular, mas os pesquisadores planejam futuras versões do peptídeo que com poder antimicrobiano.” Em vez de retirar a totalidade do conteúdo do dente, o dentista poderia utilizar uma broca menor, remover um pouco da polpa e injetar o nosso hidrogel”, afirma o pesquisador Kumar.

A porção antimicrobiana do peptídeo eliminaria o processo infeccioso, preservando mais  polpa dentária existente, enquanto estimularia o crescimento de novos tecidos.

Assim, o tratamento de canal radicular poderia  deixar de ser um procedimento dentário tão temido.

 

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Hydrogel Keeps Teeth Alive After Root Canals, Biomaterial may keep the tooth alive after root canal treatment

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.