Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Câncer de fígado pode ter relação com má saúde bucal

    O Câncer de fígado pode ter ligação com uma má saúde bucal . É o que um grande estudo recente realizado no Reino Unido apresentou evidências. Pessoas que apresentam gengivas doloridas, com sangramento ou com dentes soltos tinham um risco 75% maior de desenvolver câncer de fígado .

    Estudos anteriores já haviam estabelecido que gengivas e dentes que estão com problemas de saúde são um fator de risco para várias condições de longo prazo, incluindo acidente vascular cerebral , doenças cardíacas , diabetes e alguns tipos de câncer.

    Os cânceres do sistema digestivo ou gastrointestinal são um importante problema de saúde pública mundial.

    Os autores citam um estudo global que estimou que aproximadamente 28% dos novos casos de câncer e 37% das mortes por câncer foram causados por câncer gastrointestinal em 2018.

    O número de pessoas com câncer digestivo está aumentando. Populações envelhecidas e aumentos em “certos fatores de risco ambientais e comportamentais” estão entre os possíveis motivos.

    Alguns estudos anteriores ligaram a má saúde bucal a cânceres do sistema digestivo. No entanto, até que ponto o tabagismo, a nutrição e o uso de álcool podem influenciar essa relação ainda não estão claros.

    Estudo analisou cânceres do sistema digestivo

    Os cânceres do sistema digestivo incluem, por exemplo aqueles de esôfago, estômago, intestino delgado, reto, ânus, ductos biliares e pâncreas.

    Neste estudo, os pesquisadores incluíram os cânceres de órgãos digestivos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou na 10ª revisão dos códigos de classificação da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) Versão 2016 C15 – C26.

    Grande amostragem

    Eles utilizaram dados do projeto Biobank do Reino Unido.

    A equipe não incluiu indivíduos que relataram detalhes insuficientes sobre sua saúde bucal. E também aqueles que tinham histórico de câncer quando entraram no projeto.

    Ao todo, a análise levou dados sobre 469.628 pessoas. Dentre essas, 4.069 desenvolveram câncer gastrointestinal durante um acompanhamento médio de 6 anos.

    Dos indivíduos que desenvolveram câncer digestivo, 13% relataram ter má saúde bucal no início do período de estudo.

    A partir das outras informações que os participantes deram, os pesquisadores descobriram que aqueles que relataram problemas de saúde bucal eram mais propensos a ter obesidade e serem mulheres, ter idade mais jovem e “viver em áreas socioeconômicas desfavorecidas”. Eles também eram menos propensos a serem não-fumantes e comer mais de duas porções diárias de frutas e legumes.

    Os pesquisadores definiram a saúde bucal como “gengivas doloridas, sangramento nas gengivas e / ou com dentes soltos”. Eles rastrearam a incidência de câncer gastrointestinal através de registros de câncer.

    Má saúde bucal e o risco de câncer de fígado

    A análise não encontrou nenhuma ligação entre a saúde bucal e o risco global de câncer gastrointestinal.

    No entanto, quando examinaram os cânceres de órgãos específicos, encontraram ligações entre a má saúde bucal e os cânceres hepatobiliares . Esses cânceres são aqueles que ocorrem no fígado, na vesícula biliar ou nos ductos biliares.

    A mais forte dessas ligações foi com o carcinoma hepatocelular, o mais comum dos cânceres adultos que começam no fígado.

    A análise mostrou que ter má saúde bucal estava ligada a um risco 75% maior de desenvolver câncer de fígado hepatocelular .

    Segundo a American Cancer Society (ACS), a incidência de câncer de fígado nos Estados Unidos “ mais do que triplicou desde 1980 “.

    Os ACS estimam que nos EUA, os médicos diagnosticarão cerca de 42.030 pessoas com cânceres que começam no fígado e perto de 31.780 pessoas morrerão dessas doenças durante 2019.

    Ligação má saúde bucal e câncer de fígado – ainda não está clara

    O pesquisador líder e seus colegas afirmam que os cientistas não sabem ao certo por que a saúde bucal deficiente pode ter uma ligação tão forte com o câncer de fígado e não com outros tipos de câncer no sistema digestivo.

    Eles sugerem que as bactérias do intestino podem oferecer uma explicação. “O fígado”, explica o pesquisador, “contribui para a eliminação de bactérias do corpo humano”.

    Talvez, quando doenças como cirrose, câncer e hepatite atinjam o fígado, elas prejudicam sua função, o que, por sua vez, resulta em bactérias que vivem mais e potencialmente causam mais danos.

    Existe uma bactéria chamada Fusobacterium nucleatum que habita a boca, mas os cientistas ainda não sabem se ela desempenha um papel no câncer de fígado.

    Mais estudos investigando o microbioma e câncer de fígado são, portanto, necessários.

    Tudo o que você precisa saber sobre câncer de fígado

    O câncer de fígado é um tipo de câncer que começa no fígado. Alguns tipos de câncer se desenvolvem fora do fígado e se espalham para a área. No entanto, apenas os cânceres que começam no fígado são descritos como câncer de fígado.

    O fígado, localizado abaixo do pulmão direito e sob a caixa torácica, é um dos maiores órgãos do corpo humano. Ele tem uma gama de funções, incluindo a remoção de toxinas do corpo, e é crucial para a sobrevivência.

    O câncer de fígado consiste na presença de tumores hepáticos malignos dispersos na superfície ou internamente no fígado.

    Nos Estados Unidos, cerca de 22.000 homens e 9.000 mulheres são diagnosticados com câncer de fígado a cada ano. É fatal em cerca de 17.000 homens e 8.000 mulheres anualmente.

    Câncer de fígado – taxa de sobrevivência

    • O câncer de fígado tem uma baixa taxa de sobrevivência;
    • Os principais fatores de risco incluem ingestão excessiva de álcool, hepatite e diabetes;
    • Os sintomas geralmente não aparecem até que o câncer se apresente em estágio avançado;
    • Opções de tratamento para câncer de fígado incluem cirurgia e transplante de fígado.

    Câncer de fígado – principais sintomas

    O câncer de fígado é extremamente grave, e os sintomas muitas vezes não são óbvios até um estágio avançado da doença.

    Câncer de fígado pode desencadear os seguintes efeitos:

    • icterícia;
    • dor abdominal;
    • perda de peso inexplicada;
    • um fígado aumentado;
    • fadiga;
    • náusea;
    • vômito;
    • dor nas costas;
    • coceira;
    • febre.

    Câncer de fígado – estágios da doença

    Estágios

    O câncer de fígado é categorizado em quatro etapas:

    • Estágio I : O tumor está no fígado e não se espalhou para outro órgão ou localização;
    • Estágio II : Existem vários pequenos tumores que permanecem no fígado, ou um tumor que atingiu um vaso sanguíneo;
    • Estágio III : Existem vários tumores grandes ou um tumor que atingiu os principais vasos sanguíneos. O câncer também pode ter atingido a vesícula biliar;
    • Estágio IV : O câncer tem metástase. Isso significa que se espalhou para outras partes do corpo.

    Uma vez que o estágio tenha sido encontrado, um curso de tratamento pode ser iniciado.

    Câncer de fígado – tratamento

    Para as pessoas que têm câncer de fígado em estágio inicial passíveis de tratamento, apenas uma cirurgia que remova completamente os tumores levará a uma chance de recuperação.

    São opções cirúrgicas:

    Hepatectomia parcial

    Quando o tumor é pequeno e ocupa uma pequena parte do fígado, essa parte do fígado pode ser removida cirurgicamente.

    No entanto, nos EUA, muitas pessoas com câncer de fígado têm cirrose. Isso significa que a hepatectomia precisa deixar tecido saudável suficiente para o fígado desempenhar suas funções necessárias após o procedimento.

    Pode ser decidido durante a cirurgia que este não será o caso. Assim, o procedimento pode ser cancelado até a metade se o risco para o paciente for considerado muito grande.

    A hepatectomia parcial é considerada apenas para pessoas com função hepática saudável. Este procedimento muitas vezes não é uma opção, pois o câncer se espalhou para outras partes do fígado ou outros órgãos do corpo.

    A cirurgia hepática dessa escala pode levar a sangramentos excessivos e problemas de coagulação do sangue, além de infecções e pneumonia.

    Transplante de fígado

    Os candidatos a um transplante de fígado não podem ter um tumor maior que 5 cm ou vários tumores maiores que 3 cm. O risco de o câncer retornar é grande demais para justificar um procedimento tão arriscado quanto um transplante se o tumor for maior do que isso.

    Com um transplante bem-sucedido, o risco de retorno do câncer é bastante reduzido e a função normal pode ser restaurada.

    No entanto, o sistema imunológico pode “rejeitar” o novo órgão, atacando-o como um corpo estranho, e há oportunidades limitadas de realizar transplantes. Apenas cerca de 6.500 fígados estão disponíveis a cada ano nos EUA, e muitos são usados ​​para tratar outras doenças além do câncer de fígado.

    As drogas que suprimem o sistema imunológico para acomodar um novo fígado também podem levar a infecções graves e, às vezes, até mesmo à disseminação de tumores já metastatizados.

    Câncer de fígado em estágios avançados – opções de tratamento

    O câncer de fígado avançado tem uma taxa de sobrevivência extremamente baixa.
    No entanto, há passos que uma equipe médica pode tomar para tratar os sintomas do câncer e retardar o crescimento do tumor.

    • Terapia ablativa : Substâncias são injetadas diretamente no tumor, como o álcool. Lasers e ondas de rádio também podem ser usados.
    • Radioterapia : A radiação é direcionada ao tumor ou tumores, matando um número significativo deles. Os pacientes podem sentir náuseas, vômitos e fadiga.
    • Quimioterapia : Medicamentos são injetados no fígado para matar as células cancerígenas. Na quimioembolização, o suprimento sanguíneo para o tumor é bloqueado cirurgicamente ou mecanicamente, e drogas anticâncer são administradas diretamente no tumor.
    • Voluntário para estudos clínicos : quando os ensaios chegam ao estágio humano, são chamados de ensaios clínicos. O paciente pode perguntar ao seu médico se há algum disponível em que possa participar.

    As opções de tratamento podem variar, dependendo do tipo de câncer de fígado.

    Câncer de fígado – Outras causas

    Pessoas com diabetes que bebem quantidades excessivas de álcool enfrentam um risco aumentado de câncer de fígado.

    A causa exata do câncer de fígado não é conhecida.

    No entanto, a maioria dos casos está ligada à cicatrização do fígado, também conhecida como cirrose.

    De acordo com a American Cancer Society , a hepatite C é a causa mais comum de câncer de fígado nos EUA.

    As pessoas com hepatite B ou C têm um risco significativamente maior de desenvolver câncer de fígado do que outros indivíduos saudáveis. Ambas as formas da doença podem resultar em cirrose.

    Algumas doenças hepáticas hereditárias, como a hemocromatose , causam cirrose e também aumentam o risco de câncer hepático.

    Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de fígado incluem:

    • Diabetes tipo 2 : Pessoas com diabetes, especialmente se também têm hepatite, ou consomem muito álcool, têm maior probabilidade de desenvolver câncer de fígado;
    • História familiar : Se um parente direto apresentar câncer de fígado, a pessoa corre um risco maior do que os outros de desenvolver o câncer por conta própria;
    • Consumo excessivo de álcool : Consumir álcool regularmente e em quantidades excessivas é uma das principais causas de cirrose nos EUA;
    • Exposição a longo prazo às aflatoxinas : A aflatoxina é uma substância produzida por um fungo. Pode ser encontrado em trigo mofado, amendoim, milho, nozes, soja e amendoim. O risco de câncer de fígado aumenta apenas após a exposição a longo prazo;
    • Baixa imunidade : Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como aqueles com HIV / AIDS, têm um risco de câncer de fígado que é cinco vezes maior do que outros indivíduos saudáveis;
    • Obesidade : Ser obeso aumenta o risco de desenvolver muitos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado.
    • Gênero : uma porcentagem maior de homens tem câncer de fígado em comparação com as mulheres. Alguns especialistas acreditam que isso não se deve ao gênero, mas às características do estilo de vida. Em média, os homens tendem a fumar e a beber mais do que as mulheres.
    • Tabagismo : Indivíduos com hepatite B ou C enfrentam um risco maior de câncer de fígado se fumarem.
    • Arsênico : As pessoas que dependem de poços de água que contêm níveis naturais do arsênio considerados tóxicos podem ter um risco significativamente maior de desenvolver várias condições ou doenças, incluindo câncer de fígado.

    Concluindo

    Indivíduos de alto risco para câncer de fígado devem fazer exames regulares para câncer de fígado. O câncer de fígado, se não diagnosticado precocemente, é muito mais difícil de curar. A única maneira de saber se alguém tem câncer de fígado no início é através da triagem, porque os sintomas são leves ou inexistentes.

    Isso inclui pessoas com hepatite B e C, pacientes com cirrose relacionada ao álcool e aqueles com cirrose como resultado da hemocromatose.

    Fontes: Medical News , Medical

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...