Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Nova estratégia para prevenção e tratamento da cárie dentária

cárie dental: tratamento e prevenção

Cárie dental: tratamento e prevenção

Uma das infecções mais comuns relacionadas ao biofilme é a cárie dentária, que afeta uma população de mais de 60% das crianças e quase todos os adultos em todo o mundo.

As bactérias patogênicas, Streptococcus mutans (S. mutans), induzem cáries com base na formação de polissacarídeos extracelulares (EPS) e sua sobrevivência em ambientes ácidos. O biofilme de placa formado tem as características de insolubilidade em água, retenção e baixa permeabilidade da membrana.

Um grupo de pesquisa liderado pela Professora Chen Zhuo do Instituto Fujian de Pesquisa sobre a Estrutura da Matéria da Academia Chinesa de Ciências desenvolveu um nanocompósito de peróxido metálico responsivo ao pH para terapia quimiodinâmica um agente antibacteriano, em nanopartículas de peróxido de zinco combinadas com cobre.

O estudo foi publicado no Chemical Engineering Journal

Os pesquisadores descobriram que as nanopartículas de zinco e cobre poderiam produzir rapidamente peróxido de hidrogênio suficiente em um ambiente de biofilme ácido. 

No processo os íons bivalentes de cobre são liberados e participam de uma reação para produzir radicais hidroxila. Portanto, o nanocompósito de cobre e o peróxido de hidrogênio formado aumentaram muito a eficácia da terapia quimiodinâmica.

Os pesquisadores também revelaram que o nanocompósito de zinco e cobre apresentam grande capacidade de eliminação das colônias de Streptococcus mutans (S. mutans).

Além disso, esse nanocompósito inibiu efetivamente a produção de substâncias ácidas, a formação de biofilme e a desmineralização de apatita em baixo pH

Segundo a professora Chen, a aplicação local do nucleocompósito de zinco e cobre inibiu efetivamente a ocorrência e gravidade da cárie dentária sem efeitos nocivos no corpo.

Este estudo demonstra o potencial dos nucleocompósitos à base de zinco e cobre como um agente antibacteriano eficaz para o tratamento de doenças bucais relacionadas ao biofilme bacteriano.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Bacterial biofilm microenvironment responsive copper-doped zinc peroxide nanocomposites for enhancing chemodynamic therapy 

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.

Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

Conheça o novo teste que promete o diagnóstico rápido do câncer bucal e que poderá ser realizado na clínica ou consultório odontológico

Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas