Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Células-tronco dentais podem gerar células de outros tecidos

    Um estudo recente trouxe evidências de que células-tronco dentais são capazes de gerar células de outros órgãos . Na pesquisa em foco, as células-tronco dentais de ratos geraram dutos mamários. Posteriormente, foram transplantadas para glândulas mamárias.
    É uma técnica que futuramente poderá ser utilizada para regeneração de tecidos pós-cirurgia em pacientes com câncer de mama.

    A capacidade das células-tronco adultas de gerar células específicas de outros tecidos é de grande interesse no âmbito da odontologia e medicina.

    Essas células podem vir a substituir células danificadas. Assim, representam uma boa alternativa aos tratamentos médicos clássicos para regeneração de tecidos. Isso poderá até permitir a formação de tecidos novos e até órgãos inteiros no futuro .

    Células-tronco dentais com capacidade regenerar glândula mamária

    As células-tronco dentais são capazes de gerar todos os tipos de células epiteliais dos dentes .
    No entanto, até o momento não estava claro se essas células também poderiam produzir populações celulares não dentais.

    Num artigo recente publicado na revista Cell , uma equipe de pesquisadores o Instituto de Biologia Oral da Universidade de Zurique ( UZH ), mostrou ser essa uma possibilidade real.

    Foi a primeira vez em que células-tronco dentais isoladas dos incisivos em crescimento contínuo de ratos jovens se mostraram realmente capazes de formar glândulas mamárias em ratos fêmeas.

    A pesquisa

    Num primeiro conjunto de experiências, após a remoção de todas as células de origem mamária, as células-tronco dentárias e as células epiteliais mamárias foram injetadas diretamente nas áreas onde as glândulas mamárias normalmente se desenvolvem.

    Os pesquisadores usaram ferramentas genéticas, moleculares e de imagem avançadas. Tais ferramentas permitiram o acompanhamento preciso das células-tronco dentais transplantadas na camada de gordura da glândula mamária dos animais.

    Os resultados mostram que as células-tronco dentais contribuem para a regeneração das glândulas mamárias e são capazes de gerar todas as populações de células mamárias .
    E o que é mais impressionante, foram capazes de recuperar as células produtoras de leite .

    Este trabalho demonstra a excepcional plasticidade das células-tronco dentárias para gerar não apenas tecidos dentários, mas também outros tecidos do corpo.

    Estas descobertas representam uma importante contribuição para a compreensão dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na capacidade regenerativa das células-tronco dentais.

    Além disso, indicam o potencial clínico dessas populações específicas de células-tronco.

    As terapias baseadas em células-tronco podem ser usadas para regeneração do tecido mamário.

    Aqui no blog Dentalis apresentamos recentemente um artigo muito interessante sobre a obtenção de células-tronco a partir da polpa da raiz do dente.

    Pesquisa – segunda etapa – resultados

    Num segundo conjunto de experiências, as células dentais foram injetadas sozinhas, sem células epiteliais mamárias.

    Nesse caso, as células-tronco dentais também foram capazes de formar pequenos sistemas de ductos que consistem em rudimentos ramificados.

    No entanto, em alguns casos, isso resultou na formação de cistos.

    Células-tronco dentais – Plasticidade

    Essa plasticidade pode ser única para células-tronco dentais, uma vez que todas as outras células epiteliais não mamárias examinadas até agora nunca haviam demonstrado capacidade de gerar ductos mamários sem o apoio das células epiteliais mamárias.

    Câncer de mama – possibilidade de tratamento

    Uma das condições patológicas mais graves é o câncer de mama, que geralmente é tratado com cirurgia.

    A descoberta de que as células-tronco dentais são capazes de substituir as células da glândula mamária abre novos caminhos. Inclusive para o desenvolvimento de terapias baseadas em células-tronco que poderiam ser usadas para a regeneração das mamas no futuro.

    Fonte: University of Zurich

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Cuidado com estes mitos sobre saúde bucal

      Cuidar da saúde bucal é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Uma boca saudável não apenas melhora a aparência, mas também...

      Ciência garante: exercício físico previne câncer

      Exercício físico regular fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de câncer. Atividade física é uma arma na prevenção do câncer

      Escove seus dentes! Má higiene oral associada ao câncer e outras doenças graves

      A boca é o lar de uma comunidade diversificada de micro-organismos, com mais de 700 espécies identificadas. Novas tecnologias, como a análise de...

      Dentes e gengivas saudáveis: um guia prático

      Saúde bucal é mais importante do que você imagina. Décadas de pesquisa mostraram que a saúde bucal pode impactar significativamente o seu bem-estar...

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e má digestão

      É natural e pode ser tão eficaz quanto o omeprazol para azia e indigestão. A dispepsia, também conhecida como azia e indigestão, é...

      Pode haver maior risco de Alzheimer em mulheres que fazem reposição de hormônios na menopausa?

      O uso cíclico e de curto prazo da terapia de estrogênio e progesterona para os sintomas da menopausa está ligado a um aumento...