Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Cinco dicas de como você e sua clínica podem colaborar com a preservação do ecossistema

    Você e sua clínica podem ajudar na preservação do ecossistema, sabia?

    Os plásticos representam 80% dos resíduos marinhos encontrados nos mares e oceanos. Resíduos esses que são ingeridos por peixes, baleias, tartarugas, focas e outros animais. Mais tarde acabam chegando aos nossos alimentos . Devido à lenta decomposição dos plásticos, trata-se de um problema com grande impacto ambiental . Além disso, são causadores de danos à saúde dos seres humanos e de todos os animais .

    Frente à cultura de “usar e jogar fora” da sociedade atual, o Parlamento Europeu tomou medidas sobre o assunto, determinando a proibição dos plásticos de utilização única até ao ano 2021.

    Pretende banir cotonetes, canudinhos, talheres e pratos de plástico. Para aqueles itens plásticos poluentes para os quais não existem alternativas, terão de sofrer redução de pelo menos 25% até o ano de 2025. Somos todos filhos da Terra e convidados a colaborar com a preservação do ecossistema.

    Colaborando na preservação do ecossistema

    Todos nós temos um papel importante e devemos trabalhar para encontrar soluções e alternativas de como atuar na preservação do ecossistema. O segmento da odontologia gera um importante impacto ambiental devido à produção de resíduos e à mentalidade “ descartável ” existente. No entanto, existem alternativas mais simples e ecológicas .

    Algumas das práticas que podem ser adotadas para tornar uma clínica de odontologia ecológica e sustentável e a ajudar na preservação do ecossistema são:

    Eliminação de plásticos descartáveis na clínica

    Dentre os diversos materiais utilizados na clínica odontológica, há alternativas para aqueles que são fabricados em plástico e que, na maioria dos casos, são utilizados uma única vez.

    Por exemplo, podemos utilizar aspiradores de metal reutilizáveis, em vez dos habituais de plástico. O mesmo também em relação aos copos utilizados no enxágue bucal dos pacientes.

    Além disso, há certas medidas que precisam ser tomadas não só na clínica odontológica. Os dentistas recomendam a substituição da escova de dentes a cada três meses. Isto acaba gerando uma grande quantidade de escovas dentais de plástico descartadas na natureza.

    Substituir a escova de dentes por uma biodegradável feita com materiais ecológicos é um gesto simples e de custo muito baixo. No entanto, irá ter um impacto muito positivo na preservação do ecossistema. Entre as mais comuns, podemos encontrar algumas produzidas com madeira ou bambu.

    Medidas de poupança energética

    Não se trata somente dos resíduos que produzimos, mas também da energia que desperdiçamos. Uma das principais medidas que podemos tomar para a sua poupança é a utilização de tecnologia LED de baixo consumo. As lâmpadas de LED representam uma economia de energia muito importante. Além disso, por não utilizar chumbo ou outros materiais pesados, são totalmente ecológicas. Contribuem assim para preservação do ecossistema garantindo uma atmosfera menos poluída.

    Quanto aos sistemas de climatização, é recomendável a utilização de aparelhos individuais de aquecimento e ar condicionado. Isto possibilita a regulação da temperatura e otimização do consumo de energia.

    Redução da utilização de papel

    A utilização excessiva de papel pode ter um grande impacto negativo. Assim é recomendável que seja reduzida na medida do possível. Com a ajuda das novas tecnologias, é possível ter uma clínica odontológica digitalizada. Dessa forma a maioria dos documentos, tais como relatórios, radiografias, formulários ou cadastros de pacientes, estejam na Internet. Uma vez digitalizados, desaparece a necessidade da existência de um documento físico.

    Aliás, digitalização de documentos e processos é uma das especialidades do software Dentalis Net.
    Através do Dentalis Net você pode realizar pagamentos de forma simples e rápida como marcar um paciente na agenda.

    Nosso software para consultório odontológico traz as melhores práticas de gestão para a sua clínica. Através do Dentalis Net você controla custos, diminui faltas, mantém as cobranças organizadas, controla agendamentos. Isto torna mais simples o seu dia a dia ainda ajuda na preservação do ecossistema.

    Redução de emissões de CO2

    Para reduzir as emissões de CO2, tanto quanto possível, cada profissional da clínica tem um papel fundamental. Por isso, é importante a realização de formações em matéria ambiental e sobre a forma como se pode colaborar em cada posto de trabalho.

    É possível utilizar equipamentos com os máximos coeficientes de rendimento. A começar escolhendo os classificados na categoria A de eficiência energética. Igualmente importante é começar a usar meios de  transporte público para ir ao local de trabalho, por exemplo.

    Biossegurança

    O principal objetivo da biossegurança é proteger o paciente e o profissional. A contaminação dos instrumentos ou de certas superfícies pode colocar em risco um tratamento odontológico ou mesmo a segurança do dentista. Manter uma clínica bem higienizada é a melhor prevenção contra infecções.

    É importante utilizar aparelhos em conformidade com os regulamentos de eficiência energética e biossegurança. Também é fundamental cumprir a norma internacional de gestão ambiental ISO 14001.

    Em resumo

    Estes são alguns dos conselhos que compartilhamos para uma clínica de odontologia ecológica e sustentável. Lembre-se de que estes conselhos podem também ser aplicados em outros locais e que devemos fazê-lo. Em conjunto poderemos tornar o nosso mundo melhor ajudando na preservação do ecossistema. A sobrevivência nossa e da nossa grande e insubstituível casa, o planeta Terra, depende de cada um de nós.

    No seu dia a dia pessoal você também pode e muito colaborar na preservação do ecossistema. Medidas em sua maioria simples e que podem ao longo do tempo garantir um futuro ecologicamente viável para os seus filhos e netos.Além das já citadas, neste link você pode conhecer outras 11 maneiras de colaborar com a preservação de nossa natureza.

    Fonte: Dentaleader

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...