Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Clínica Escola: a importância da prática odontológica ainda na faculdade

Qualquer formação profissional e acadêmica é mais completa quando, aliada a teoria transmitida em sala de aula, há a vivência prática da futura profissão ainda no decorrer da graduação. Na faculdade de odontologia, a Clínica Escola é um importante estágio para que o pretenso dentista se familiarize no contato direto com o paciente e aplique os conhecimentos obtidos nas disciplinas estudadas.

 

São muitos os benefícios que a Clínica Escola pode trazer não só para estudantes e para o curso de odontologia em si, mas para toda a comunidade. Quer saber como? Continue a leitura deste artigo.

A função social da Clínica Escola nas faculdades de odontologia.

Além da oportunidade de que estudantes de odontologia vivenciem a prática da profissão, geralmente a Clínica Escola utiliza os serviços desenvolvidos pelos alunos no local para proporcionar uma benfeitoria pública.

 

Mas de que forma? Fazendo com que todas as atividades desenvolvidas dentro da Clínica Escola sejam oferecidas gratuitamente à população de baixa renda que faça parte da comunidade a qual a faculdade odontológica está inserida. 

 

Enquanto os estudantes de odontologia se aprimoram em diferentes procedimentos que são corriqueiros no consultório de um dentista, como implantes, limpeza e restaurações, pessoas com uma maior dificuldade de acesso a atendimentos particulares podem cuidar da saúde bucal por meio desse trabalho social.

 

Quando não é possível garantir a gratuidade dos serviços da Clínica Escola por alguma razão, a faculdade de odontologia costuma praticar valores bem abaixo do mercado, justamente para não deixar de lado esse compromisso com a comunidade e com o futuro dos profissionais que ali começam a desenvolver suas carreiras.

 

Qual a especialidade ideal para cada dentista? A Clínica Escola pode ajudar a decidir. 

 

Não é raro ouvir alguém dizer que entrou na faculdade de odontologia certo de que “havia nascido para atuar em determinada especialidade” e no transcurso da graduação isso mudou totalmente após a pessoa ter descoberto alguma afinidade ainda desconhecida com outra área odontológica totalmente diferente.

 

Muitas dessas decisões podem ser gestadas durante a atuação na Clínica Escola, sabia? Ali, o estudante de odontologia pode desenvolver uma identificação com a especialidade odontológica que mais se aproxime não só dos seus anseios profissionais, mas com o seu propósito de vida. 

 

Por mais aprofundadas que as disciplinas sejam ministradas em uma faculdade de odontologia, o cotidiano de um consultório é uma experiência impossível de ser transposta para a sala de aula de forma tão fidedigna. Por isso, a Clínica Escola confere ao futuro odontólogo esse contato mais próximo com o que ele vai encontrar quando estiver atuando profissionalmente.

 

A convivência em uma Clínica Escola também pode ajudar a mudar o rumo profissional de pessoas que estudem odontologia, mas durante esse pequeno estágio descubram que não é bem isso o que elas desejam para a sua carreira. E tá tudo bem! O importante é que elas nunca deixem de buscar estar plenamente realizadas com suas escolhas.

 

Da cadeira da sala de aula para a cadeira do dentista: a Clínica Escola é fundamental para aprender a lidar com os pacientes.

 

Nada é tão certo na vida de um odontólogo que decide sedimentar sua carreira no atendimento em consultório de que ele vai ter que aprender a lidar não somente com pacientes, mas com pessoas totalmente diferentes umas das outras. Isso requererá uma habilidade que a Clínica Escola pode ir ajudando a desenvolver durante a faculdade.

 

Na sala de aula, a convivência com professores, colegas e a comunidade universitária ajudam a arregimentar uma bagagem teórica que será fundamental para o desenvolvimento do estudante de odontologia. Mas, na Clínica Escola, essa convivência passa a ser também com o público em geral, e é isso que vai ajudá-lo a aprimorar características que todo profissional deve ter, mas que vão além das técnicas odontológicas: respeito, cordialidade, trato e, principalmente, o comprometimento para lidar com as questões de cada pessoa que adentra ao consultório em busca da resolução dos seus problemas e do cuidado com a saúde bucal.

 

A Clínica Escola pode oferecer qualquer serviço odontológico?

 

Primeiro, é importante ressaltar que os serviços oferecidos por uma Clínica Escola em uma faculdade de odontologia não são feitos de forma deliberada pelos estudantes que lá se encontram. Até porque, aquele é um momento de aprendizado, e isso sempre requer supervisão.

 

Tanto professores da própria faculdade como profissionais com um tempo maior de estrada são imbuídos dessa função e têm o dever de zelar pela segurança de cada atendimento junto aos estudantes na Clínica Escola e acompanhá-los para uma correta aplicação daquilo que é aprendido em sala de aula.

 

No início do artigo, mencionamos a função social de uma Clínica Escola, que costuma realizar seus serviços odontológicos em benefício da comunidade que integra o entorno da faculdade e que tem alguma dificuldade de acesso aos cuidados com a saúde bucal.  Portanto, a Clínica Escola, com o suporte de uma supervisão profissional de maior experiência, pode oferecer de forma segura e qualificada para essas pessoas grande parte das especialidades e procedimentos que se encontram nos consultórios odontológicos:

 

  • Próteses.
  • Odontopediatria.
  • Restauração.
  • Canal.
  • Limpeza.
  • Periodontia.
  • Extrações.

 

Mas, para que todos esses serviços cheguem à comunidade com maior precisão e beneficiem o maior número de pessoas possível, é imperativo que a faculdade de odontologia proporcione para a Clínica Escola todo o aparato necessário e uma infraestrutura que seja, acima de tudo, um ambiente de troca, aprendizado e cuidado.

Como melhorar o funcionamento da Clínica Escola em uma faculdade de odontologia?

 

Além de aprender sobre a prática odontológica, os estudantes que atendem em uma Clínica Escola também devem compreender a importância da organização que um consultório precisa para o seu funcionamento diário e para a excelência dos serviços oferecidos.

 

Tudo começa antes mesmo da Clínica Escola dar início a mais um dia de expediente, sendo fundamental que alunos e docentes organizem um cronograma de atendimento, atribuindo funções a cada um, e também calculando imprevistos passíveis de ocorrer, a fim de encontrar soluções para que eles sejam cada vez mais reduzidos e não tragam tantos impactos para o andamento dos trabalhos.

 

Um dos objetivos da Clínica Escola é, justamente, a identificação de habilidades inerentes a cada estudante de odontologia. E isso também pode ser um fator contribuinte para a organização das atividades, pois pode-se criar um formato de atendimento que reúna pequenos grupos os quais seus componentes tenham mais afinidades com determinada área. Dessa forma, além de enriquecer o aprendizado mútuo e desenvolver a autonomia profissional, se estabelece uma escala de trabalho mais otimizada.

 

Se a tecnologia a cada dia apresenta soluções que tornam a vida mais prática, por que não utilizá-la na Clínica Escola de uma faculdade de odontologia? E não estamos falando apenas de equipamentos que ajudem nos atendimentos e procedimentos – que também devem se manter atualizados – mas de um software de gestão que facilite cada etapa do seu gerenciamento.

 

Quer saber como essa ferramenta pode te ajudar? Vamos trazer apenas alguns tópicos que, por si só, já se constituem em grandes diferenciais: 

 

  • Tenha em mãos relatórios completos divididos por curso, disciplina e discente. 
  • Preencha odontogramas diretamente do seu smartphone.
  • Verifique e valide os procedimentos realizados por meio de qualquer dispositivo, ajudando a otimizar o tempo.
  • Acesse facilmente todas as informações de cada paciente.

 

Com todos esses pontos abordados, a conclusão a que se chega é que o sucesso de um profissional de odontologia pode ter início com a experiência adquirida em uma Clínica Escola. E o êxito do seu funcionamento passa por uma boa supervisão, uma estrutura adequada e uma organização efetiva aliada a um suporte tecnológico.

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

Aprenda a escolher o melhor software de gestão para seu consultório!

A tecnologia está ajudando a revolucionar a maneira que os consultórios odontológicos operam e buscam melhores resultados. Uma das ferramentas mais importantes para...

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!