Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?

A saúde financeira do seu consultório odontológico é resultado de diversos fatores que envolvem a sua administração. Uma delas, é a gestão contábil, que além de proporcionar uma visão macro de todo o gerenciamento do negócio do ponto de vista do seu rendimento, também ajuda o consultório a manter-se em consonância com todos os seus aspectos legais e fiscais.

 

A odontologia e a contabilidade precisam caminhar conjuntamente para que o consultório siga o seu bom funcionamento. Se você ainda acredita que números, planilhas e questões tributárias são um bicho de sete cabeças, acompanhe o artigo e desmistifique essa ideia.

 

Entende tanto de contabilidade quanto um contador entende de odontologia? Saiba por onde começar.

O primeiro passo para cuidar da contabilidade do seu consultório odontológico é relembrar aquela frase que se popularizou na internet há um tempo: cada um no seu quadrado. Portanto, uma gestão contábil correta começa com a contratação de um escritório especializado que vai direcionar seus serviços nessa área para assessorar o seu consultório.

 

Apesar de ser imprescindível que o dentista que seja dono do próprio consultório se mantenha atualizado sobre questões inerentes à mudanças tributárias e aspectos mais específicos do setor financeiro, é praticamente impossível que o profissional se multiplique em mil para dar conta dos atendimentos odontológicos e da contabilidade ao mesmo tempo, portanto, ter um contador prestando esse auxílio é uma necessidade de negócio. 

 

Além de ajudar nessa parte burocrática – que, sem dúvidas, é um calo no sapato de muitos odontólogos na administração do consultório – a contabilidade também será vital para que o negócio siga um ritmo de crescimento. Com uma gestão contábil efetiva, é possível ter um olhar clínico sobre cada centavo que entra e que sai, e ainda identificar possíveis gargalos que possam estar empatando a fluidez financeira do consultório odontológico. 

 

Outro ponto importante de contar com uma assessoria especializada em contabilidade, é que isso te dará mais tempo e tranquilidade para você se dedicar ao que realmente sabe: cuidar dos sorrisos dos seus pacientes.

 

Qual o papel da contabilidade no consultório odontológico?

 

A contabilidade vai fazer parte da gestão do seu consultório em todas as suas etapas, desde antes da concepção do negócio até o seu pleno funcionamento no dia a dia. Antes de entrarmos em questões exclusivamente financeiras, vamos começar ressaltando a importância de uma assessoria contábil em termos de tributação.

 

Contar com uma assessoria contábil vai te orientar a definir qual o melhor regime de tributação e acompanhar todo o cumprimento das obrigações legais para que o seu consultório odontológico não tenha problemas com a Receita Federal. 

 

O contador responsável pela gestão contábil do seu consultório odontológico também terá a incumbência de ser o provedor de todas as informações que sejam relativas ao patrimônio e especificar em que pé andam as questões financeiras que envolvem o negócio. 

 

Ter uma assessoria contábil no seu consultório de odontologia também te ajudará em uma das questões mais importantes para a organização financeira do negócio: fazer a correta distinção entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Caso não ocorra essa separação, a probabilidade de que a gestão das finanças não apresente a devida efetividade torna-se maior, uma vez que poderá haver uma dificuldade mais acentuada em manter o controle das receitas e das despesas.

 

É muito comum que profissionais de odontologia iniciem suas trajetórias prestando serviços de forma autônoma em outros locais antes de decidirem empreender e abrir seus próprios consultórios. Quando esse passo é dado, há a obrigatoriedade da formalização da Pessoa Jurídica. O auxílio de um especialista em contabilidade faz a diferença nessa transição, afinal, é dele que virá todas as orientações legais e tributárias para que tudo ocorra corretamente e não se desdobre em problemas futuros.

 

Segue o fluxo: como a contabilidade ajuda no fluxo de caixa do seu consultório odontológico?

 

Por mais que um negócio priorize outras diretrizes que se sobreponham ao ganho financeiro, é impossível que ele se mantenha de pé se entre os seus principais objetivos não estiver a geração de receita. Afinal, nem relógio trabalha de graça, não é?

 

E o sucesso financeiro de qualquer negócio tem uma relação direta com um bom controle do fluxo de caixa. Se o seu consultório odontológico apresenta dificuldades para lidar com essa questão, talvez seja o momento de avaliar a possibilidade de aprimorar a sua contabilidade, já que ela é responsável por colocar na ponta do lápis tudo aquilo que é pago ou recebido pela empresa.

 

Sem a existência desse equilíbrio na gestão das finanças, os valores gastos e o montante recebido poderão conflitar no caixa do consultório odontológico e levar a situações que resultem em juros exorbitantes e até problemas maiores com instituições financeiras. Portanto, a presença da contabilidade vai ajudar não só a melhorar o seu fluxo de caixa, como evitar que problemas desta natureza tornem-se entraves na condução do negócio. 

 

Ter essa noção de fluxo de caixa é o que vai permitir planejar cada passo do seu consultório odontológico e guiar os seus objetivos de médio e longo prazo. Sem uma visão abrangente de todas as finanças, é praticamente impossível projetar o crescimento da empresa, por isso, a contabilidade também tem uma participação definitiva nos seus planos futuros.

 

Outra questão que uma boa gestão contábil vai te auxiliar é no momento de definir o quanto você deve cobrar por cada serviço ou procedimento que o seu consultório odontológico realize. Só com dados financeiros precisos e detalhados à sua disposição você conseguirá ter uma noção exata dessa precificação. E, para isso, o trabalho minucioso da contabilidade não é só importante, como crucial.

 

Não há a menor dúvida que o valor dos serviços oferecidos é um dos principais fatores de decisão de um paciente quando está em busca de um consultório odontológico, por isso, considerar itens como competitividade, hora trabalhada, preços dos insumos e margem de lucro é determinante para que se chegue a um valor de serviço que atenda às expectativas de faturamento e do público.

Escolhendo o profissional ou o escritório de contabilidade para o seu consultório odontológico.

 

As informações trazidas por este artigo já deixaram bem claro o porquê da importância do seu consultório odontológico não fechar os olhos para as questões contábeis, não é mesmo? Além de prejudicar o crescimento e o andamento financeiro do negócio, negligenciar a necessidade de contar com um serviço de contabilidade pode acarretar multas, impostos além do necessário e problemas com a Receita Federal.

 

Mas como escolher o profissional ou o escritório de contabilidade que vão suprir essa demanda necessária ao seu consultório de odontologia? É importante considerar alguns pontos, como indicações e opiniões de outros clientes, a reputação em avaliações online que podem estar presentes nas redes sociais, no próprio Google ou em plataformas especializadas como o Reclame Aqui, bem como o conhecimento apresentado para lidar com o seu perfil de negócio.

 

Buscar o mínimo de conhecimento prévio também é importante para avaliar o contador ou o escritório de contabilidade com mais perícia e critério. É válido, ainda, colher informações acerca da regularização do profissional e, uma vez que as tratativas para a prestação do serviço avancem, é preciso redobrar a atenção para cada detalhe que constar no contrato.

 

A tecnologia e a contabilidade do seu consultório odontológico podem caminhar juntas?

 

Não restam dúvidas de que a tecnologia chegou para facilitar os processos de gerenciamento de uma empresa e reduzir a ocorrência de problemas decorrentes de falha humana ou do excesso de burocracia. No caso da contabilidade do seu consultório, os avanços tecnológicos e os recursos digitais também se tornaram importantes aliados.

 

Existem serviços de contabilidade que são oferecidos online e podem ser de grande valia para o seu consultório, especialmente se ele estiver iniciando suas atividades e o seu crescimento ainda ocorra de forma incipiente. A possibilidade de realizar esse trabalho remotamente, por valores mais acessíveis e sem deixar de ter o auxílio de um profissional contábil, pode representar uma solução interessante para esse período embrionário do negócio.

 

Os softwares de gestão também são facilitadores na hora de administrar o consultório de odontologia e manter todas as finanças organizadas e facilmente acessíveis, com todas as entradas e saídas bem detalhadas, além de um controle maior de recursos. Tais ferramentas não só otimizam todo o funcionamento do negócio, como também possibilitam que a contabilidade seja realizada de forma mais prática e assertiva.

 

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...