Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como garantir o sucesso de uma clínica odontológica

    organização adequada do consultório odontológico é fator decisivo para o sucesso de uma clínica odontológica . Isso não se restringe apenas ao gabinete odontológico, mas também a outros ambientes, como a sala de espera.

    Outro aspecto fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica é a sua localização . O fator localização é essencial para o crescimento do negócio . Um consultório bem localizado pode ser crucial e determinante do sucesso ou fracasso do empreendimento.

    Outro aspecto fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica é a organização do espaço interno . Projetar uma área que seja ao mesmo tempo atrativa para o paciente e funcional para os tratamentos realizados é também fundamental.

    Seguem algumas sugestões de aspectos essenciais para se garantir o sucesso de uma clínica odontológica.

    Sua localização – o primeiro passo para o sucesso de uma clínica odontológica

    Deve-se ter em vista locais com grande fluxo de pessoas . Outros fatores essenciais são a facilidade de acesso e a visibilidade da clínica odontológica. Isso para que as pessoas não tenham qualquer dificuldade pra chegar ao consultório . É importante também optar por áreas com pouca concorrência . Ou seja, bairros e ruas com poucos consultórios odontológicos estabelecidos.

    Devem ser evitadas áreas muito distantes do grande público ou de difícil acesso . Uma clínica odontológica situada numa área isolada acabará não atraindo muitos clientes.

    Divisões internas adequadas

    O sucesso de uma clínica odontológica irá depender muito da forma como suas áreas internas estejam devidamente segmentadas .
    É fundamental que os ambientes estejam claramente diferenciados . Ou seja, as áreas destinadas à recepção e espera dos pacientes separadas daquela de realização dos procedimentos odontológicos.

    Área de recepção

    É o cartão de visitas da clínica . Ou seja, é aquela em que se dá as boas vindas ao paciente que busca atendimento odontológico.
    É fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica que se crie uma boa primeira impressão .

    Dois aspectos essenciais a essa área são a organização e a limpeza .

    Sala de espera

    É uma área que se deve ter o cuidado para os mínimos detalhes. É fundamental que os pacientes se sintam em segurança e confortáveis . Recomenda-se que seja um espaço preferencialmente aberto para facilitar o seu acesso a partir da área de recepção.

    Como nos demais ambientes, a decoração deve ser simples e harmoniosa , sem grande sobrecarga. Por exemplo, podem ser colocados quadros relaxantes e uma ou outra planta.

    Quanto ao mobiliário, os assentos individuais são os mais recomendados , pois oferecem mais privacidade aos pacientes.

    Uma música ambiente suave e relaxante também é altamente recomendável. O que pode tornar o ambiente mais harmonioso.

    Gabinete odontológico

    É a área de trabalho do dentista. Assim, ela deve ser adequada aos seus gostos e necessidades .
    A organização desta área poderá variar conforme o espaço disponível .

    No caso de um ambiente amplo, podem ser planejadas unidades fechadas. Assim o paciente irá desfrutar de maior privacidade e segurança.
    No entanto, isso poderá implicar em maiores investimentos tendo em vista a necessidade da aquisição de um equipamento para cada sala.

    Para o caso de gabinetes abertos ou semiabertos, o investimento necessário será menor.
    Isso porque existirão áreas de tratamento e mobiliário em comum com o natural compartilhamento de equipamentos.
    No entanto, um ambiente assim tende a ser mais estressante para o paciente.

    Salas de apoio

    São áreas com acesso restrito aos funcionários e pessoal técnico da clínica odontológica.

    Essas áreas podem ser divididas da seguinte forma:

    Almoxarifado de materiais

    Terá dimensões que poderá variar conforme o tamanho da clínica e da quantidade de pacientes atendidos. Ou seja, pode-se precisar de uma sala maior ou menor para a guarda de materiais odontológicos.
    A disponibilização de materiais odontológicos de forma imediata garantirá o início imediato de qualquer tratamento . Além disso, também melhora o fluxo de trabalho e produtividade.

    Vestiários

    Sempre que possível, é adequado aos consultórios odontológicos dispor de uma sala como vestiário para o pessoal clínico.
    Além de garantir maior privacidade aos funcionários , poderá influenciar no desempenho e evitar o risco de contaminações .

    Sala de equipamentos

    Muito aconselhável seria a existência de uma sala para equipamentos. Esse local poderia servir de abrigo aos compressores que assim ficariam isolados do restante da clínica.

    barulho gerado pelos aparelhos odontológicos é um dos fatores que mais estressa os pacientes . Deve-se fazer o possível para a sua eliminação.

    Fonte: Dentaleader

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...