Como garantir o sucesso de uma clínica odontológica

organização adequada do consultório odontológico é fator decisivo para o sucesso de uma clínica odontológica . Isso não se restringe apenas ao gabinete odontológico, mas também a outros ambientes, como a sala de espera.

Outro aspecto fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica é a sua localização . O fator localização é essencial para o crescimento do negócio . Um consultório bem localizado pode ser crucial e determinante do sucesso ou fracasso do empreendimento.

Outro aspecto fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica é a organização do espaço interno . Projetar uma área que seja ao mesmo tempo atrativa para o paciente e funcional para os tratamentos realizados é também fundamental.

Seguem algumas sugestões de aspectos essenciais para se garantir o sucesso de uma clínica odontológica.

Sua localização – o primeiro passo para o sucesso de uma clínica odontológica

Deve-se ter em vista locais com grande fluxo de pessoas . Outros fatores essenciais são a facilidade de acesso e a visibilidade da clínica odontológica. Isso para que as pessoas não tenham qualquer dificuldade pra chegar ao consultório . É importante também optar por áreas com pouca concorrência . Ou seja, bairros e ruas com poucos consultórios odontológicos estabelecidos.

Devem ser evitadas áreas muito distantes do grande público ou de difícil acesso . Uma clínica odontológica situada numa área isolada acabará não atraindo muitos clientes.

Divisões internas adequadas

O sucesso de uma clínica odontológica irá depender muito da forma como suas áreas internas estejam devidamente segmentadas .
É fundamental que os ambientes estejam claramente diferenciados . Ou seja, as áreas destinadas à recepção e espera dos pacientes separadas daquela de realização dos procedimentos odontológicos.

Área de recepção

É o cartão de visitas da clínica . Ou seja, é aquela em que se dá as boas vindas ao paciente que busca atendimento odontológico.
É fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica que se crie uma boa primeira impressão .

Dois aspectos essenciais a essa área são a organização e a limpeza .

Sala de espera

É uma área que se deve ter o cuidado para os mínimos detalhes. É fundamental que os pacientes se sintam em segurança e confortáveis . Recomenda-se que seja um espaço preferencialmente aberto para facilitar o seu acesso a partir da área de recepção.

Como nos demais ambientes, a decoração deve ser simples e harmoniosa , sem grande sobrecarga. Por exemplo, podem ser colocados quadros relaxantes e uma ou outra planta.

Quanto ao mobiliário, os assentos individuais são os mais recomendados , pois oferecem mais privacidade aos pacientes.

Uma música ambiente suave e relaxante também é altamente recomendável. O que pode tornar o ambiente mais harmonioso.

Gabinete odontológico

É a área de trabalho do dentista. Assim, ela deve ser adequada aos seus gostos e necessidades .
A organização desta área poderá variar conforme o espaço disponível .

No caso de um ambiente amplo, podem ser planejadas unidades fechadas. Assim o paciente irá desfrutar de maior privacidade e segurança.
No entanto, isso poderá implicar em maiores investimentos tendo em vista a necessidade da aquisição de um equipamento para cada sala.

Para o caso de gabinetes abertos ou semiabertos, o investimento necessário será menor.
Isso porque existirão áreas de tratamento e mobiliário em comum com o natural compartilhamento de equipamentos.
No entanto, um ambiente assim tende a ser mais estressante para o paciente.

Salas de apoio

São áreas com acesso restrito aos funcionários e pessoal técnico da clínica odontológica.

Essas áreas podem ser divididas da seguinte forma:

Almoxarifado de materiais

Terá dimensões que poderá variar conforme o tamanho da clínica e da quantidade de pacientes atendidos. Ou seja, pode-se precisar de uma sala maior ou menor para a guarda de materiais odontológicos.
A disponibilização de materiais odontológicos de forma imediata garantirá o início imediato de qualquer tratamento . Além disso, também melhora o fluxo de trabalho e produtividade.

Vestiários

Sempre que possível, é adequado aos consultórios odontológicos dispor de uma sala como vestiário para o pessoal clínico.
Além de garantir maior privacidade aos funcionários , poderá influenciar no desempenho e evitar o risco de contaminações .

Sala de equipamentos

Muito aconselhável seria a existência de uma sala para equipamentos. Esse local poderia servir de abrigo aos compressores que assim ficariam isolados do restante da clínica.

barulho gerado pelos aparelhos odontológicos é um dos fatores que mais estressa os pacientes . Deve-se fazer o possível para a sua eliminação.

Fonte: Dentaleader

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?