Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como se livrar da constipação: dicas práticas

    Constipação, só a palavra faz seu estômago apertar, não é mesmo? 

    Aquela sensação de preguiça, o desconfortável abdômen distendido e inchado, fezes duras ou um sentimento de que o reto não está totalmente vazio após a defecação (evacuação incompleta). Não é divertido e, embora às vezes seja causado por condições médicas subjacentes, muitas vezes um pequeno ajuste no estilo de vida pode fazer as coisas voltarem a funcionar.
    Um dos ajustes mais simples e eficazes? Exercício! Mover o corpo pode fazer maravilhas para o sistema digestivo, e incorporar algumas mudanças à sua rotina pode ser a sua passagem para uma navegação tranquila (isto é, nos intestinos).

    Cuide do seu cardiorrespiratório

    Seu condicionamento cardiorrespiratório é o seu melhor amigo para acabar com a constipação. Qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca e o bombeamento do sangue estimulará o sistema digestivo e manterá as coisas em movimento. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada na maioria dos dias da semana. Correr, nadar, andar de bicicleta, dançar — qualquer coisa que faça você se movimentar está valendo!

    Movimentos de torção

    Os exercícios de torção são como mágica para o seu intestino. Eles ajudam a massagear seus órgãos internos e fazer com que as coisas se movam na direção certa. Posturas de ioga como torções da coluna supina, torções de estocada crescente e até mesmo a postura da criança humilde com uma torção lateral suave podem fazer maravilhas. Pilates e tai chi também incorporam muitas reviravoltas básicas, então faça a sua escolha!

    Movimentos com os joelhos

    Este exercício abdominal simples pode parecer elementar, mas é eficiente no combate à constipação. Deitado de costas, leve os joelhos até o peito, um de cada vez, segurando por alguns segundos cada. Essa leve pressão no abdômen ajuda a estimular os intestinos e a movimentar as fezes. Pontos de bônus se você conseguir fazer isso enquanto balança de um lado para o outro — adiciona um pouco mais de força!

    Caminhe

    Às vezes, as coisas mais simples são as melhores. Mesmo uma caminhada rápida pode fazer seu sistema digestivo funcionar melhor. Procure caminhar pelo menos 20 a 30 minutos na maioria dos dias e, se já estiver adaptado, adicione algumas subidas ou intervalos para realmente aumentar sua frequência cardíaca. Ar fresco e sol são um bônus!

    Lembre-se de que persistência é fundamental. Não espere resultados imediatos, mas ao incorporar esses exercícios em sua rotina regular, você pode dizer adeus à prisão de ventre e olá a um intestino feliz e saudável!

    Dica bônus

    Não se esqueça de se manter hidratado! A água é essencial para manter as fezes macias e facilitar a evacuação. Beba oito copos de água por dia, e ainda mais se estiver suando durante os treinos.
    Alerta: embora o exercício seja uma ótima maneira de controlar a constipação, não é uma panaceia. Se você estiver com constipação crônica ou apresentar outros sintomas preocupantes, como dores fortes e sangue nas fezes, consulte seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.

    Então, amarre os tênis, estenda o tapete de ioga ou simplesmente saia para dar uma caminhada. Seu intestino agradecerá por isso! E quem sabe você até acabe incorporando o exercício ao seu dia a dia!

    Espero que esta postagem do blog ajude você a encontrar algum alívio para a constipação. Lembre-se, você não está sozinho nisso! Milhões de pessoas sofrem de prisão de ventre em algum momento de suas vidas, mas com algumas mudanças simples no estilo de vida, você pode colocar as coisas de volta nos trilhos.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: 4 Exercises to Ease Constipation, Constipação intestinal em adultos

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Estudo – Implantes de titânio ou zircônia: qual deles os pacientes relatam menos dor?

      Um estudo recente traz uma informação muito importante para os implantodontistas e seus pacientes.Esse estudo comparou a dor e o desconforto causados por...

      Descobertas Recentes: Saúde Bucal e Doenças intestinais estão Conectadas

      Algumas descobertas recentes e bem interessantes confirmam que problemas de saúde bucal têm uma forte ligação com doenças inflamatórias intestinais (DII). E adivinha...

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...

      Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

      Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...