Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como se livrar do inchaço após uma grande refeição

    As festas de final de ano chegando e muitos sofrem com a  barriga inchada após grandes refeições. Afinal, como se livrar do inchaço após uma grande refeição?

    Aqui seguem algumas dicas rápidas para evitar todo esse desconforto.

    Os jantares de Natal e Ano Novo na presença de familiares e amigos podem ser momentos maravilhosos, mas a sensação de barriga inchada logo após pode ser muito desagradável.

    Pouco tempo após a refeição e você sente um desconfortável inchaço. O controle do tamanho das porções não fazia parte da sua estratégia e agora parece que a sua barriga triplicou de tamanho. Não se preocupe, seu estômago não inflou tanto assim.

    Em vez disso, é provável que seja apenas gás.

    É causado pelo excesso de ar ou gás no trato gastrointestinal”, afirma a nutricionista Rachel Doyle, proprietária da RAD,  Nutrition Rachel Doyle,  com sede em Chicago, que atua na área de cuidados da saúde intestinal.

    Quando comemos, os carboidratos são decompostos e sua fibra é fermentada, produzindo gás que se expande, o que pode levar ao inchaço.

    Desconfortável, mas sem motivo de grande preocupação

    Por mais desagradável que seja, geralmente o desconforto não é nada grave, e sem motivo para uma preocupação excessiva.

    Normalmente, o inchaço não é sinal de nada sério, especialmente se ocorrer apenas após grandes refeições”, afirma Pam Fullenweider, RD, fundadora da Fully Mediterranean em Houston.

    Se for crônico, no entanto, visite seu médico para descartar algo mais sério. “Se você está sentindo inchaço com frequência, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico ou nutricionista para determinar a causa do problema e descartar quaisquer condições médicas subjacentes”, alerta Fullenweider.

    Mesmo o inchaço comum pode provocar dor. A boa notícia é que você não precisa apenas acomodar-se desconfortavelmente e esperar passar.

    Siga estas sete dicas rápidas para se livrar do inchaço e voltar a curtir a alegria das datas festivas.

    Beber água

    Beber água é provavelmente a última coisa que você pensa e quer fazer quando sente que sua barriga está prestes a explodir. Mas “a hidratação é muito importante para minimizar o inchaço”, diz Rachel Doyle.

    A hidratação mantém tudo se movendo suavemente em seu trato digestivo, essencial para os movimentos intestinais regulares – e constipação e inchaço geralmente andam de mãos dadas.”

    O que você come pode afetar o risco de ficar inchado. E, muitas vezes, o inchaço é resultado da ingestão de alimentos com alto teor de sal. O sódio causa o inchaço, provavelmente porque provoca retenção de água, conforme a Harvard Health Publishing.

    O objetivo de beber água após a refeição é compensar esse sódio extra e estimular seu corpo à liberação de líquidos, e por consequência, eliminando o inchaço.

    Embora possa parecer contra-intuitivo, beber água pode ajudar a reduzir o inchaço, livrando o corpo do excesso de sódio”, diz Fullenweider.

    Você descobre que beber água antes de uma refeição pode ajudar a reduzir o inchaço, e essa etapa também pode conferir o duplo benefício de reduzir a tendência de comer demais.

    Um pequeno estudo com mulheres, publicado em 2018 na Clinical Nutrition Research , sugeriu que aquelas que bebiam água antes de comer comiam menos, mas se sentiam tão satisfeitas quanto aquelas que não bebiam água antes das refeições.

    Dar uma caminhada

    Em vez de ir direto para o sofá depois de uma grande refeição, faça algum movimento”, diz Fullenweider.

    Fazer uma caminhada curta pode ajudar a estimular a motilidade gástrica e reduzir o inchaço.”

    A pesquisa mostrou que uma caminhada após uma refeição ajuda a acelerar o esvaziamento gástrico.

    Cinco ou 10 minutos devem ser suficientes para ajudá-lo a encontrar alívio, diz Doyle.

    Você ficará ainda melhor se o exercício for uma parte regular de sua rotina. De acordo com Temple Health, exercitar-se regularmente pode ajudar a manter as paredes do intestino grosso tonificadas para que as fezes possam passar facilmente.

    Reduza o Álcool

    Você pode ficar tentado a se servir de bebida alcoólica depois do jantar, mas isso não vai ajudar em nada seu estômago inchado.

    O álcool pode retardar a digestão e aumentar a retenção de água”, diz Fullenweider.

    O álcool inicialmente fará com que você tenha que urinar mais e, eventualmente, pode desidratar o corpo. A desidratação diz ao corpo para segurar a água, e então você acaba com aquela sensação de barriga inchada.

    Portanto, evite bebidas alcoólicas no pós-refeição ou reduza-as ao mínimo.

    Por fim, para reduzir ao mínimo o inchaço da barriga, é melhor optar pela ingestão de água.

    Evite carbonatação

    Você pode pensar que beber uma bebida carbonatada, como água gaseificada, refrigerante, cerveja ou chope fará você se sentir melhor ao induzir o arroto, mas tudo o que faz é adicionar gás ao seu sistema digestivo.

    As bolhas são as culpadas.

    Quando elas ficam aprisionadas em sua barriga, você fica inchado.

    Sirva-se de um pouco de chá

    Para evitar o inchaço da barriga, tome chá de hortelã-pimenta, gengibre ou erva-doce, diz Rachel Doyle.

    Esses chás têm propriedades diferentes, que podem relaxar o trato digestivo e aliviar o inchaço e os gases”, diz Fullenweider.

    Conforme o Mount Sinai, a hortelã-pimenta pode ajudar com o inchaço porque relaxa os músculos que desempenham um papel na passagem de gases dolorosos.

    Mas atenção, não beba chá de hortelã-pimenta se você luta contra a doença do refluxo gastroesofágico ou uma hérnia hiatal, porque pode sair pela culatra e resultar em ácidos estomacais atingindo seu esôfago.

    Em vez disso, considere o chá de gengibre, pois pesquisas anteriores mostraram que pode ajudar a acelerar o esvaziamento gástrico.

    O funcho é outra boa opção que demonstrou ajudar em uma série de problemas estomacais, de acordo com uma análise anterior.

    Ioga também pode ajudar

    Após degustar a  sobremesa, e se houver possibilidade, encontre algum espaço para dar um bom alongamento ao seu corpo.

    Posturas suaves de ioga, como a postura da criança ou do gato/vaca, podem ajudar a aliviar o desconforto abdominal associado ao inchaço”, afirma Rachel Doyle.

    Mantenha cada postura por cinco respirações profundas (inspirando pelo nariz e expirando pela boca) e continue repetindo até sentir algum alívio, diz ela.

    Permita que sua barriga se expanda totalmente a cada inspiração”, recomenda Rachel Doyle.

    Isso ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático do seu corpo, ou modo de descanso e digestão, é calmante e permite que você faça uma melhor digestão dos alimentos.”

    Evite chicletes

    Engolir muito ar pode causar inchaço e gases”, diz Fullenweider.

    Conforme a Michigan Medicine, o ar extra entra em seu sistema se você comer ou beber muito rapidamente, tomar bebidas carbonatadas ou mascar chiclete.

    Se esse ar acabar preso no cólon ou no intestino delgado, você acaba se sentindo inchado e com gases, conforme o Brigham and Women’s Hospital.

    Lembre de evitar chicletes durante as festividades de fim de ano, para não adicionar ar extra ao seu sistema digestivo.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: 7 Ways to Get Rid of Bloating After a Large Meal, What’s Going On With Bloating After Eating And Gas After Every Meal?, Problems with bloating? Watch your sodium intake, Effect of Pre-meal Water Consumption on Energy Intake and Satiety in Non-obese Young Adults, 5 Common Causes of Bloating and How to Relieve the Discomfort at Home, Peppermint, Effects of ginger on gastric emptying and motility in healthy humans, Foeniculum vulgare Mill: A Review of Its Botany, Phytochemistry, Pharmacology, Contemporary Application, and Toxicology, Swallowed Air

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...