Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Como o software de gestão da Dentalis ajuda o marketing da sua clínica?

A atração e retenção de pacientes é fundamental para o crescimento saudável de uma clínica ou consultório odontológico. Para isso, é crucial que seu negócio tenha um setor de marketing eficaz, que aproveite as oportunidades identificadas ao longo da jornada de contato. 

A utilização de um CRM (gestão de relacionamento com o cliente) é uma solução muito efetiva que vai além da “simples” gestão das necessidades do seu paciente. Quando bem utilizado, você pode transformar os dados entregues pela ferramenta em estratégias eficientes para a atração de novos clientes, tornando esses insights mais personalizados e impactantes. 

Neste artigo, saiba como a funcionalidade do CRM no software de gestão da Dentalis pode te ajudar nas ações de marketing do seu consultório ou clínica odontológica. Continue sua leitura e descubra conosco!

Melhor segmentação

A utilização correta dos dados entregues pelo CRM oferece ao gestor a possibilidade de trabalhar uma segmentação detalhada dos seus pacientes. É possível utilizar diversos critérios, como idade, histórico de tratamento, indicações e mais informações relevantes. 

Quando você segmenta seu público, pode criar perfis mais específicos de consumidores, mesmo no amplo mercado da odontologia. 

Se você deseja desenvolver uma campanha específica para pacientes idosos sobre cuidados com próteses ou uma comunicação direcionada para famílias acerca da importância da odontopediatria, uma segmentação utilizando o filtro de idade pode ser um bom caminho.

Com filtros de segmentação, é possível refinar a sua comunicação e direcionar a mensagem para o público que você deseja conversar. 

A lealdade dos consumidores no Brasil também é um ponto importante para se ter em mente. Você sabia que mais de 35% dos consumidores ativos mudam de varejistas ou sites de consumo só para encontrar preços melhores? (Fonte: McKinsey & Company). Saiba como utilizar os dados do CRM para garantir as melhores condições e cultivar pacientes leais.

Celebre bons resultados, corrija pequenos erros

Uma das vantagens de utilizar a funcionalidade do CRM do nosso software de gestão é a capacidade de monitoramento e análise de desempenho de cada ação de marketing criada. Através desses dados, é possível avaliar quais são as estratégias que trazem melhores resultados e quais precisam ser ajustadas.

Essa análise contínua permite que sua clínica otimize os investimentos em marketing e direcione seus recursos para estratégias mais eficazes, que entregam mais resultados. 

Você sabia que o software de gestão da Dentalis entrega diversos relatórios importantes para análise de desempenho do seu negócio? Alguns deles são:

  • Relatórios de pacientes em alta;
  • Relatórios de pacientes em atendimento;
  • Relatórios de orçamentos aprovados e não aprovados;
  • Relatórios de faturamento, procedimento e despesas;
  • Relatórios de presença de pacientes;
  • Relatórios de contratos fechados. 

Com esses dados aliados a um bom planejamento estratégico, você consegue celebrar o que vem dando certo e corrigir rapidamente o que não entrega o resultado esperado.

Personalização do atendimento

Segundo dados da empresa americana Salesforce, 68% dos clientes afirmam que preferem que os vendedores ou atendentes estejam familiarizados com o seu histórico de interações com a marca. 

Quando você conhece as preferências de consumo e comportamento do consumidor (lembra do que falamos sobre as segmentações?), é capaz de oferecer serviços que atendem à necessidade imediata do paciente ou acompanhar tratamentos já iniciados. 

Utilizando o software de gestão da Dentalis, você pode acompanhar a jornada do seu paciente de maneira detalhada, desde o primeiro contato até a comunicação pós-tratamento. Essas informações permitem que você ofereça uma experiência única. Um paciente que recebe um atendimento personalizado sente-se mais satisfeito e, consequentemente, tem maior chance de retornar e recomendar sua clínica. 

Satisfação do cliente e uso do CRM estão diretamente ligados. Conforme a Salesforce, empresas que implementam um CRM registram um aumento de 45% na satisfação do cliente. 

Essa personalização não deve ser destinada apenas ao atendimento na sua clínica. Utilizando os dados armazenados, aliado com o uso de outras plataformas, é possível trabalhar a personalização de e-mails, mensagens e ofertas. Faça com que cada interação com o paciente seja mais relevante e pessoal, aumentando o engajamento do cliente e fortalecendo o relacionamento com a sua clínica. 

Transforme seus leads em clientes

Uma das funcionalidades mais poderosas da utilização de um CRM é a sua capacidade de acompanhar leads. Os leads são aquelas pessoas que até demonstraram interesse em seus serviços, mas não marcaram uma consulta. Podemos chamar esse acompanhamento de gestão de leads. 

Quando sua clínica faz essa gestão, você pode auxiliar as equipes de marketing e vendas no desenvolvimento de planos de ação, analisando a trajetória desses leads. Como o lead irá caminhar ao longo do funil de vendas, cada etapa envolve uma estratégia diferente. As etapas do funil de vendas podem variar segundo o funcionamento de cada negócio, mas essas 4 etapas abaixo são o padrão:

  • Captação;
  • Qualificação;
  • Nutrição;
  • Conversão.

Na captação dos leads, você pode utilizar os dados entregues pelo CRM para construir conteúdos como blogs, conteúdos ricos e criar outros pontos de contato que possam interessar ao paciente, como formulários no site para inscrição na newsletter. Já na segunda etapa, na qualificação, é possível identificar os perfis desses pacientes (aqueles que podem ser interessantes para a sua clínica) e distribuir os conteúdos personalizados para cada perfil. 

Já a nutrição de leads é fundamental na preparação do contato para o time comercial. Essa nutrição pode acontecer por meio de conteúdos ricos (e-books, infográficos, manuais), artigos no seu blog, e-mails informativos e até mesmo postagens de conteúdo nas redes sociais. O importante é estar presente na caminhada do lead ao longo do funil, oferecendo conteúdos de qualidade que vão ajudar o lead a entender a sua dor e como seus serviços ou produtos podem ser a solução ideal para essa dor. 

Se a nutrição dos leads for bem feita, chegamos ao ponto da conversão. Ou seja: o momento do time comercial finalizar o gol e converter o lead em paciente, já com a primeira consulta marcada em sua clínica.
A taxa de conversão é a relação entre leads e clientes em um determinado período, ou seja, é a métrica que define se a estratégia de funil gerou o resultado esperado. Essa métrica também pode ajudar o seu time de vendas e marketing na análise de desempenho de outras estratégias. Por exemplo: se seus leads têm mais costume de consumir infográficos do que e-books, você pode fazer um ajuste de abordagem e oferecer mais conteúdos desse tipo.  

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como a funcionalidade de CRM do nosso software pode ajudar o marketing da sua empresa. 

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