Como tornar mais aconchegante a área de recepção do seu consultório

Victor Hugo •

Se a experiência da área de recepção for estressante ou desagradável, isso pode aumentar a ansiedade no dia da consulta.

Portanto, é importante que você torne sua área de recepção um local descontraído para passar o tempo e aconchegante para os seus pacientes.
A sala deve ser mantida a uma temperatura confortável com fontes adequadas de distração que não sejam irritantes. Uma 
música agradável é sempre uma ótima pedida.
Ao criar um santuário de tranquilidade em sua área de recepção, você pode ajudar os pacientes com níveis moderados de ansiedade a entrarem no consultório sentindo-se relaxados para o tratamento.

Área de recepção – Iluminação e ventilação de ar

É importante que a área de recepção tenha um bom fluxo de ventilação e seja mantida a uma temperatura confortável.

Uma pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde descobriu que a temperatura ideal da sala de estar deve estar entre 18 ℃ e 21 ℃. Vale a pena investir em um sistema de climatização para sua área de recepção (HVAC). Isso permitirá que você mantenha uma temperatura ideal constante em sua área de recepção. Você precisará medir sua sala para calcular o tamanho do HVAC necessário.

Se possível, sua área de recepção também deve ter uma fonte de iluminação natural. Um estudo feito por Stephen e Rachel Kaplan, da Universidade de Michigan, observou algo interessante. Luzes brancas brilhantes fazem um ambiente parecer intimidante e podem até intensificar suas emoções.
Assim, em sua área de espera, 
use lâmpadas de chão com uma luz suave, em vez de lâmpadas fluorescentes fortes no alto.

Entretenimento na área de recepção

Você já deve ter observado que muitos pacientes adultos passam mais tempo ao telefone, em vez de ficar folheando revistas na área de recepção.

Seria uma boa ideia ofertar tomadas para carregamento para que seus pacientes tivessem onde conectar o celular se a bateria ficar fraca.
Fornecer WiFi gratuito também é muito apreciado.
Se você tiver uma televisão na área de recepção, ajudaria ser seletivo com o que você coloca. Anúncios repetitivos sobre serviços odontológicos tendem a ser irritantes.
Seria melhor mostrar algo familiar sobre a natureza, já que 
pesquisas descobriram que a natureza tem um efeito calmante. Alternativamente, toque alguns sons relaxantes da floresta tropical ou do oceano silenciosamente ao fundo.

Espaço para as crianças

Pode ser estressante para os pais de crianças na área de recepção, especialmente aquelas com crianças pequenas e bebês pequenos. É uma boa ideia, se possível, contar com um espaço separado para as crianças. Isso para que elas se divirtam enquanto esperam para ir ao dentista. Se você estiver fornecendo brinquedos ou livros, certifique-se de que eles estejam em boas condições e sejam resistentes ao uso. Eles também precisam ser mantidos limpos. Portanto, certifique-se de verificar o espaço das crianças diariamente e mantê-lo com aparência impecável. Você também pode oferecer algumas atividades odontológicas para eles, como modelo de escovação e jogos divertidos de colorir.

Tenha orgulho da sua área de recepção – é importante que os seus pacientes vão ao dentista o mais relaxados possível. A importância de se certificar de que os pacientes estão confortáveis, calmos e entretidos enquanto esperam, portanto, não pode ser subestimada. A satisfação de seus pacientes só lhe trará boas notícias.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?