Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Condições gastrointestinais relacionadas ao desgaste dos dentes

    Desgaste dos dentes é a perda de estrutura dentária devido a outros fatores além da cárie dentária ou trauma. Pode afetar o esmalte, a dentina ou ambas as camadas do dente. O desgaste dentário pode ter várias causas, como abrasão, atrito, erosão ou abfração (lesão por perda de estrutura dentária).

    Algumas dessas causas estão relacionadas a condições gastrointestinais que afetam o meio bucal.

    Refluxo gastroesofágico e o desgaste dos dentes

    Uma das condições gastrointestinais mais comuns que podem causar desgaste dentário é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A DRGE é uma condição crônica na qual o ácido do estômago flui de volta para o esôfago e às vezes chega à boca. Este ácido pode corroer o esmalte e expor a dentina subjacente, tornando os dentes mais sensíveis e propensos à cárie. A DRGE também pode causar inflamação das gengivas e da mucosa oral, bem como mau hálito e xerostomia (boca seca).

    Bulimia nervosa

    Outra condição gastrointestinal que pode afetar o desgaste dos dentes é a bulimia nervosa.

    A bulimia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado por compulsão alimentar seguida de comportamentos purgativos, como vômitos, uso de laxantes ou exercícios excessivos. O vômito frequente pode expor os dentes ao ácido gástrico e danificar o esmalte e a dentina.

    A força mecânica repetida do vômito também pode causar abrasão e desgaste dos dentes. A bulimia nervosa também pode levar à desidratação, desequilíbrio eletrolítico e desnutrição, o que pode prejudicar a saúde bucal e a imunidade.

    Outras condições gastrointestinais

    Outras condições gastrointestinais que podem ter impacto no desgaste dos dentes incluem doença celíaca, doença de Crohn, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável. Essas condições podem causar má absorção de nutrientes, inflamação do trato digestivo e alterações na composição e no fluxo da saliva. Esses fatores podem afetar a qualidade e a quantidade de formação de esmalte e dentina, bem como o pH bucal e a capacidade tamponante.

    Resumindo

    O desgaste dentário pode ter sérias consequências para a saúde e função bucal. Pode causar dor, sensibilidade, descoloração, fratura, infecção e perda de dentes. Também pode afetar a eficiência da mastigação, a fala, a aparência e a autoestima. Portanto, é importante prevenir e tratar o desgaste dos dentes abordando suas causas subjacentes. Se você tiver alguma condição gastrointestinal que possa afetar sua saúde bucal, consulte seu médico e dentista para diagnóstico e tratamento adequados.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fonte: Gastrointestinal conditions related to tooth wear ,Types And Causes Of Tooth Wear (imagem)

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Câncer bucal: novo teste para detecção

      Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...