Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Creme dental de hidroxiapatita versus creme dental com flúor

Se você está procurando uma alternativa natural ao creme dental com flúor, talvez já tenha ouvido falar do creme dental microcristalino de hidroxiapatita. A hidroxiapatita é um mineral que compõe a maior parte do esmalte e da dentina dos dentes. Pode ajudar a remineralizar os dentes e prevenir cáries, formando uma camada protetora na superfície do dente.

O creme dental com flúor, por outro lado, funciona fortalecendo o esmalte e tornando-o mais resistente à erosão ácida. O flúor também pode inibir o crescimento de bactérias que causam placa bacteriana e cárie dentária. No entanto, algumas pessoas podem ter preocupações sobre a segurança e o impacto ambiental do flúor.

Qual creme dental é melhor para sua saúde bucal?

A resposta para essa questão não é tão objetiva.
Ambos os cremes dentais têm suas vantagens e desvantagens, e a melhor escolha pode depender de suas necessidades e preferências individuais.

Como escolher entre um ou outro?

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao escolher entre creme dental microcristalino de hidroxiapatita e creme dental com flúor:

  • Eficácia: Foi demonstrado que tanto a hidroxiapatita quanto o flúor reduzem o risco de cáries e melhoram a aparência dos dentes. No entanto, o flúor tem mais evidências para apoiar sua eficácia, especialmente em áreas com baixa fluoretação da água. A hidroxiapatita ainda é relativamente nova no mercado e mais estudos são necessários para confirmar seus benefícios a longo prazo.
  • Segurança: Tanto a hidroxiapatita quanto o flúor são geralmente seguros para uso nas quantidades recomendadas. No entanto, a ingestão excessiva de flúor pode causar fluorose dentária, condição que afeta a cor e a textura do esmalte. O flúor também pode ser tóxico se ingerido em grandes doses, especialmente por crianças. A hidroxiapatita não apresenta esses riscos, mas pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.
  • Custo: o creme dental microcristalino de hidroxiapatita tende a ser mais caro do que o creme dental com flúor, pois não está amplamente disponível e é frequentemente comercializado como um produto premium.
    O creme dental com flúor é mais barato e acessível, pois é a opção padrão no mercado e amplamente disponível na maioria dos mercados e farmácias.
  • Sabor: A pasta de dente microcristalina de hidroxiapatita geralmente tem um sabor suave e agradável, pois não contém sabores artificiais ou adoçantes. A pasta de dentes com flúor pode ter uma ampla variedade de sabores, mas algumas pessoas podem achá-la muito forte ou desagradável.

Um ponto a destacar

A maior vantagem do uso do creme dental com hidroxiapatita é que ele remineraliza os dentes sem efeitos colaterais, ao contrário do flúor que é tóxico em grandes quantidades.

A hidroxiapatita está naturalmente presente no nosso corpo e constitui a maior parte do nosso esmalte.

Tanto o flúor quanto a hidroxiapatita são cientificamente comprovados para reverter a cárie dentária, e a pergunta que fica é – por que não escolher o menos tóxico?

Concluindo

Em última análise, o melhor creme dental para você é aquele que se adapta aos seus objetivos de saúde bucal, orçamento e preferência pessoal. Você também pode consultar seu dentista para aconselhamento profissional sobre qual tipo de pasta de dente é melhor para seus dentes. Lembre-se de escovar os dentes com uma escova de cerdas macias e usar fio dental sempre após as refeições para manter seu sorriso brilhante e saudável.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Comparative efficacy of a hydroxyapatite and a fluoride toothpaste for prevention and remineralization of dental caries in children, Hydroxyapatite Vs. Fluoride: How Do They Compare?

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...