Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Dentes e gengivas saudáveis: um guia prático

    Saúde bucal é mais importante do que você imagina. Décadas de pesquisa mostraram que a saúde bucal pode impactar significativamente o seu bem-estar geral e qualidade de vida. Sua boca é o lar de inúmeras bactérias e, se você não as controlar, poderá correr o risco de infecções, doenças cardíacas, pneumonia e até complicações durante a gravidez, como baixo peso ao nascer.

    Além do desconforto físico e da dor causados pelas doenças bucais, elas também podem afetar a capacidade de comer, falar e expressar emoções.
    Isso, por sua vez, pode ter repercussões na vida social, no trabalho e nos relacionamentos. Portanto, manter uma boa higiene bucal é essencial.

    Infelizmente, as doenças bucais são comuns e afetam milhões de brasileiros de todas as idades e origens todos os anos. A sua boca requer atenção constante ao longo da vida, desde a escovação diária até as consultas odontológicas regulares, para garantir uma ótima saúde bucal.

    Escovação dos dentes

    Escovar os dentes é a base da higiene bucal. Remove a placa dentária, uma substância pegajosa deixada por bactérias na superfície dos dentes. Sem os devidos cuidados, a placa se acumula e pode causar cáries, mesmo que os dentes pareçam limpos.

    A American Dental Association (ADA) recomenda utilizar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus contra a linha da gengiva e usar movimentos curtos ou circulares para escovar.
    Certifique-se de limpar todas as superfícies dos dentes, incluindo as superfícies frontal, posterior e de mastigação.

    Escove os dentes após as refeições durante dois ao menos minutos de cada vez com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor.

    Uso do fio dental

    O uso do fio dental é essencial para remover a placa bacteriana entre os dentes que a escovação não consegue alcançar.
    Você deve usar o fio ou fita dental após as refeições.

    Para usar o fio dental corretamente, utilize cerca de 40 centímetros do fio, enrole as pontas em volta dos dedos e deslize-o suavemente entre os dentes. Tenha cuidado para não forçar o uso do fio dental para evitar dano às gengivas.

    Se o uso do fio dental tradicional for difícil para você, considere usar recursos outros como porta-fio, enfiadores de fio dental, fio dental com água, escovas interdentais ou palitos de dente de material plástico.

    Saúde das gengivas

    A doença gengival é prevalente entre adultos. Uma boa escovação, uso do fio dental, exames odontológicos regulares e evitar fumar podem reduzir o risco de doenças gengivais.

    Endireitando os dentes

    Dentes tortos ou desalinhados podem afetar sua aparência e saúde bucal. Dentistas e ortodontistas oferecem vários métodos para endireitar os dentes:

    Aparelhos

    São braquetes presos aos dentes que usam fios ou elásticos para movê-los gradualmente. Os ajustes são feitos a cada 4 a 6 semanas.

    Alinhadores

    São moldeiras plásticas personalizadas para a boca que movem lentamente os dentes. Um novo alinhador é usado em cada etapa do tratamento, que você troca conforme as instruções.

    Atendimento odontológico geral

    Mesmo que você mantenha uma boa higiene bucal em casa, visitas regulares ao dentista são essenciais. Estas visitas, geralmente uma a duas vezes por ano, garantem que a sua saúde bucal está em bom estado combinada com profilaxia por limpezas profissionais realizadas pelo seu dentista.

    Em resumo, a sua saúde oral está intimamente ligada ao seu bem-estar geral e qualidade de vida. Escovação regular, uso do fio dental e exames odontológicos são fundamentais para manter dentes e gengivas saudáveis, prevenir doenças e garantir que seu sorriso dure a vida toda.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Novo Antibiótico: Uma Inovação Promissora para a Odontologia

      Hoje falaremos sobre uma descoberta que pode revolucionar o tratamento das infecções odontológicas. Recentemente, foi desenvolvido um novo antibiótico que representa um avanço...

      Um elixir que pode combater a periodontite: conheça o elixir de Matcha.

      Hoje vamos conversar sobre uma descoberta que pode contribuir para o tratamento da periodontite.Vocês já ouviram falar do elixir oral de Matcha? Pois...

      Gel de lidocaína: uma técnica anestésica útil para a terapia periodontal não cirúrgica

      Hoje compartilharemos com vocês uma descoberta interessante na área da odontologia. Recentemente um estudo publicado no Journal of Periodontology destacou a eficácia do gel...

      Bruxismo e TEPT: Ranger os dentes pode ser sinal de estresse pós-traumático

      Hoje vamos compartilhar com vocês algumas informações interessantes sobre um tema que pode afetar muitas pessoas: o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e...

      Magnificação na Odontologia Moderna: Abrindo Caminhos para Precisão e Conforto

      Hoje vamos abordar  um assunto muito importante na odontologia moderna: a magnificação. É incrível como essa tecnologia tem se mostrado um aliado indispensável,...

      Odontologia restauradora: solução Inovadora para Dentes Pilares Não Paralelos

      No dinâmico cenário da odontologia, um avanço significativo surge para enfrentar um desafio persistente enfrentado por pacientes e profissionais: dentes pilares não paralelos....