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Dentista: como criar sua marca pessoal

Dentista: como criar sua marca pessoal. Algumas dicas que podem ajudar a impulsionar a sua carreira neste ano que está começando.

É 2023, e temos um ano inteiro pela frente. Nosso desejo é que você dentista tenha muita saúde e sucesso profissional.  Nós do Dentalis ficamos na torcida para que você obtenha os melhores resultados em todas as suas atividades, e para tanto gostaríamos de abordar hoje um tema que consideramos importante: a importância da sua marca pessoal.

A criação de uma marca pessoal, bem definida, possibilita ao dentista destacar-se da concorrência, trazendo mais valor e visibilidade à sua prática. Dessa maneira ajuda também a manter e a conquistar novos pacientes.

A marca pessoal é um conceito de marketing que, na verdade, não está muito distante da realidade. Em nossa vida, todos nós temos uma personalidade, fruto de nossas experiências, educação, caráter. E a mesma coisa acontece com você como dentista profissional: seus estudos, sua experiência de trabalho, suas habilidades, diferenciam você dos demais.

É justamente isso que você deve saber trabalhar e transmitir a partir da sua marca pessoal, mas aplicada aos canais digitais para atingir o maior número de pessoas, não apenas aquelas que têm contato direto com você ou seu consultório odontológico.

Com uma marca pessoal bem definida, você poderá se diferenciar da concorrência, se valorizar, aumentar sua visibilidade e, claro, ajudar a conquistar mais pacientes atraídos pelos serviços que você oferece.

Mas como tudo isso pode ser alcançado?

Seguem algumas dicas que acreditamos possam ajudá-lo.

Defina a mensagem e o tom da comunicação

Inicialmente, você deve responder a estas perguntas:

  • Quais são seus objetivos? Encontrar trabalho, conseguir pacientes, tornar sua clínica odontológica famosa… cada um exigirá uma mensagem e abordagem diferentes.
  • Você conhece seus pontos fortes? Você precisa saber com o que contribui e reforçá-lo em sua comunicação para atingir seus objetivos.
  • O que você quer dizer? Sobre o que você quer falar, quais tópicos mais preocupam seus pacientes ou em quais tópicos você quer demonstrar sua experiência e conhecimento.
  • Como você quer dizer isso? Você deve determinar o tom em que deseja se comunicar com seus pacientes ou colegas. Informal, rigoroso, informativo, próximo, emocional, etc. Sempre visando gerar confiança.
  • E onde? Essa também será uma parte importante, pois você não precisa estar em todos os lugares, mas escolha os canais ou plataformas que melhor se adéquam aos seus objetivos.

Planeje sua comunicação e ações

Uma marca pessoal não cresce sozinha, ela tem que ser parte de um movimento contínuo que deve ser planejado para ser compatível com sua atividade como profissional de odontologia.

Ou seja, se você pretende publicar no blog, nas redes sociais, colaborar com sociedades da sua especialidade ou mídia do setor, participar de eventos, fazer uma apresentação… É preciso ter organização. E acima de tudo, não querer fazer tudo simultaneamente. Às vezes, menos é mais, e o mais importante é ser realista sobre o tempo que tem disponível e ser consistente.

Se você não tem muito tempo para as redes, pode usá-las para divulgar notícias de terceiros importantes sobre saúde bucal ou sua especialidade em particular. Quanto ao seu próprio conteúdo, é preferível que publique um conteúdo excepcional no blog por mês e participe de dois eventos relevantes por ano, – sobre os quais você pode escrever no seu blog ou comentar nas redes -, considerando a sua disponibilidade de tempo, do que tentando fazer tudo  de forma apressada.

Nesse sentido, e como ajuda, uma consideração importante: tanto nas redes sociais quanto no blog, não esqueça que você também deve interagir com os usuários. Você pode fazer isso no tempo livre ou determinar um horário específico a cada dia, ou semana. É importante que o faça para gerar conversa, partilhar conhecimento e sobretudo, se achar conveniente, apresentar soluções. Não se esqueça de fazê-lo tanto em suas publicações quanto nas de terceiros como na associação odontológica, mídia, sociedades de sua especialidade, adequado ao seu próprio ritmo.

Projete uma imagem de marca adequada

Cada marca pessoal está associada a uma imagem corporativa que reflete as suas características, que representa a sua atividade ou a da sua clínica. Pode ser o nome, pode ser algum objeto ou conceito fortemente relacionado à odontologia, etc.

Também é muito importante que você defina as cores a usar, a tipografia, etc.

Cada detalhe para criar uma identidade visual, já que é a imagem que vai te representar.

Essa identidade visual deverá ser utilizada em toda a comunicação da sua marca, o website, os cartões de visita, e tudo o mais que diga respeito a sua clínica, caso essa seja de sua propriedade.

A importância do site

Sim, você deve ter um site, por vários motivos: ele está sempre disponível para quem procura os serviços odontológicos que você oferece, você controla sua comunicação decidindo sobre quais assuntos você fala e por quê… será o seu “escritório virtual”. Ou seja, a carta de apresentação do seu consultório odontológico.

Por isso é importante que você personalize ao máximo: invista em tirar as melhores fotos das instalações, imagens suas para se apresentar, e também dos membros de sua equipe.

Procure sempre transmitir confiança e profissionalismo na prestação dos serviços odontológicos.

É realmente necessário ter um blog?

É aconselhável, desde que seu blog transmita confiança e informações úteis, claras e objetivas a quem o lê, com base na sua experiência. Porque se você ganhar a confiança de quem o consultou e acabar fazendo tratamento na clínica, o esforço terá sido compensado.

Obviamente, as pessoas mais propensas a visitar sua clínica odontológica são aquelas que estão próximas ou pelo menos na mesma cidade, por isso incentivamos você a aprender o que é SEO local e por que é importante para sua clínica odontológica.

Como focar a imagem da sua marca?

Uma das dúvidas pode ser se você foca a imagem da marca apenas em você ou em toda a sua equipe, caso tenha uma clínica odontológica.

No caso de sua própria clínica odontológica, o ideal seria envolver o restante da equipe de alguma forma. O básico é apresentá-los no site com uma fotografia ou até mesmo um pequeno vídeo, que você também pode publicar nas redes sociais. Mostre seu conhecimento através de seus currículos, suas histórias de sucesso, etc.

É recomendável que a imagem da marca transmita unidade, conhecimento coletivo, trabalho em equipe.

Se você se propõe a se tornar um profissional independente e promover sua marca pessoal, é importante que você mostre sua experiência, fornecendo sempre informações sobre avanços em sua especialidade, etc.

Procure sempre se manter atualizado e torne pública essa informação.

Neste último caso, sendo um profissional recém-saído da universidade, por exemplo, uma boa maneira de começar a criar sua marca pessoal seria participar de eventos do setor, abrir um canal no YouTube ou TikTok onde você compartilha o que aprendeu e pode ser interessante para quem o acompanha nas mídias sociais, construa o seu próprio site com os seus estudos, trabalhos acadêmicos realizados, e menções e premiações obtidas.

Está dando resultados?

Existem diferentes maneiras de responder a esta pergunta:

  • Você já teve algum paciente que a comunicação aconteceu por redes, blog ou internet? (você sempre pode fazer essa pergunta aos novos pacientes quando atende um paciente pela primeira vez, por exemplo);
  • Você foi convidado para mais eventos no setor odontológico?
  • Você recebe pedidos para fazer declarações na mídia, por exemplo? A mídia local ou de bairro também é uma boa maneira de promover e criar uma marca. Você também pode ser proativo e ser o único a contatá-los, se achar que tem algo relevante a dizer.

E se falarmos da parte mais digital, existem muitas formas de mensurar resultados: o número de visitas ao blog, o número de seguidores e interações nas redes sociais, o que também vai te dar uma ideia de qual conteúdo funciona melhor ou pior.

Para esta última parte, é fundamental que você conheça e saiba gerenciar o Google Analytics, uma ferramenta essencial.

E por fim, uma reflexão: como em tudo relacionado ao marketing digital, sabemos que no início pode ser avassalador, até pesado e totalmente estranho. Você é dentista, afinal, você não se dedica ao marketing. Mas hoje é fundamental, sempre que houver competição, saber dizer que você está ali presente e que tem algo a oferecer.

Com certeza, se você pensar bem, exemplos de profissionais ou clínicas de odontologia que costumam estar presentes na mídia, eventos, redes sociais… você e sua marca também podem conquistar seu próprio espaço e clientela.

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Fontes: 3 pasos para crear tu marca personal como odontólogo, Creating Your Dental Marketing Plan

 

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