Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Detecção rápida e fácil do câncer bucal através de novo biossensor

Detecção rápida e fácil do câncer bucal. É o que um dispositivo portátil e de baixo custo irá possibilitar a detecção com rapidez e precisão de certas formas de câncer e poderá ser um divisor de águas – tornando-se uma realidade em um futuro não muito distante.

Pesquisadores da Universidade da Flórida e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung, em Taiwan, se uniram para desenvolver um biossensor portátil que, segundo eles, permite aos profissionais de saúde detectar o câncer oral com rapidez e precisão.

Sua pesquisa foi publicada no Journal of Vacuum Science & Technology B.

Embora a tecnologia ainda não esteja pronta para ser lançada, os especialistas afirmam que ela representa um avanço significativo na detecção do câncer bucal.

Os pesquisadores dizem que a tecnologia pode ser ainda mais aproveitada para detectar outros tipos de câncer no futuro.

Câncer bucal: detecção precoce é fundamental

Os carcinomas orais de células escamosas – o resultado de células nos lábios ou na boca que se transformam e crescem anormalmente – representam mais de 90% dos cânceres orais.

O Dr. Sid Puram, chefe da divisão de cirurgia oncológica de cabeça e pescoço da Universidade de Washington em St. Louis, afirma que os cânceres orais são tradicionalmente diagnosticados após um exame físico e imagens radiográficas, seguidas de uma biópsia.

Os carcinomas de células escamosas podem ser tratados de forma eficaz – se forem detectados o mais cedo possível. O fato de os cânceres orais ocorrerem na boca – uma área de fácil acesso – ajuda no tratamento.

“A grande maioria dos cânceres orais hoje é tratada definitivamente com cirurgia, seguida de radiação e possivelmente quimioterapia, dependendo da patologia do tumor”, acrescentou o Dr. Puram.

O mesmo médico afirma que os indivíduos geralmente notam que algo está errado antes de serem diagnosticados.

As queixas comuns incluem dor, dificuldade para engolir, sangramento e presença de massa no pescoço, com tumores mais avançados apresentando trismo (pequena abertura da boca), dificuldade para respirar ou disartria (dificuldade para falar)”, disse o Dr. Puram.

O desenvolvimento de um biossensor de câncer bucal

O biossensor desenvolvido pelos pesquisadores é um dispositivo simples e portátil.

Um fluido de teste é derramado em um canal no dispositivo, o que faz com que ele se espalhe pelas tiras do sensor enquanto simultaneamente entra nos eletrodos.

Como esses eletrodos contêm anticorpos para proteínas encontradas em lesões de câncer oral, os pesquisadores dizem que a presença de lesões de câncer oral será detectada pela faixa do sensor. Uma placa de circuito integrada ajuda a transformar os dados em números reais.

De acordo com Minghan Xian, Ph.D., co-autor do estudo e pesquisador da Universidade da Flórida, o dispositivo é o resultado de anos de trabalho árduo. “Este biossensor está em desenvolvimento nos últimos 12 anos”, afirma o pesquisador.

“O objetivo sempre foi desenvolver verdadeiros dispositivos de diagnóstico nos locais de atendimento.

Ser capaz de desenvolver biossensores portáteis, rápidos e de baixo custo para várias doenças sempre foi o objetivo de longo prazo de nossa equipe. Ao longo dos anos, temos nos concentrado em melhorar a sensibilidade e reduzir custos desses sensores e, ao mesmo tempo, aplicar essa tecnologia a várias doenças.”

Para que inúmeras pessoas desfrutem dos benefícios de qualquer nova tecnologia médica, ela precisará do apoio dos fabricantes.

Embora muitos dispositivos médicos sejam caros, o biossensor é relativamente barato. Xian diz que isso deve ajudar a torná-lo atraente para os fabricantes em potencial.

“Dado que a unidade do sensor já é um dispositivo de baixo custo, é crucial garantir a reprodutibilidade e a precisão da detecção de doenças, bem como a vida útil de longo prazo de nossos sensores”, disse ele. “Acreditamos que isso irá interessar aos fabricantes a longo prazo, dada a promessa dessa tecnologia.”

Biossensor: rápido, preciso e eficaz

Xian afirma que sua equipe ficou agradavelmente surpresa ao descobrir que a sensibilidade de seu sensor – um dispositivo portátil que pode ser utilizado em qualquer consultório – era ainda maior do que os testes normalmente feitos em um laboratório controlado.

Considere a velocidade do teste, que pode detectar a presença de câncer oral em questão de segundos, e não é surpresa que esse dispositivo seja considerado um divisor de águas.

Ainda não está pronto para um lançamento generalizado. Mas se o biossensor chegar aos consultórios em todo o mundo, poderá conseguir detectar mais tipos de câncer do que apenas o câncer oral.

“O próximo passo é realizar testes em amostras de pacientes com câncer oral em estado de doença e alavancar ainda mais essa tecnologia para outros tipos de câncer, como câncer de mama e de pele”, disse Xian.

Especialistas dizem que este é um dispositivo no qual os profissionais de saúde devem estar particularmente interessados, pois seu baixo custo, resultados rápidos e precisos e facilidade de uso podem torná-lo uma valiosa ferramenta de diagnóstico.

“Desenvolver uma ferramenta para melhor detecção de câncer bucal é absolutamente crítico para o avanço de nosso campo”, disse Puram. “Em muitos casos, os tumores em estágio inicial são mais propensos a responder à terapia e os pacientes tendem a reter mais de suas estruturas e tecidos orais normais, limitando os déficits funcionais do tratamento.” “O fato de continuarmos a identificar esses tumores por meio de triagem de rotina ou sintomas sugeridos pelo paciente é um ponto importante que precisa evoluir.”

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: High sensitivity CIP2A detection for oral cancer using a rapid transistor-based biosensor module, Oral cancer diagnosis: New biosensor may provide quick, easy detection, New biosensor allows you to diagnose and kill oral cancer quickly before it’s too late

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.