Dicas de cuidado com a saúde bucal no inverno

Como cuidar da saúde bucal no inverno

O frio mais intenso não deve impedir você de sair de casa e passear sempre que possível.

No entanto, temperaturas mais frias e ventos frios podem ser más notícias para seus dentes, boca e lábios.

De lábios rachados a dentes sensíveis e doloridos, o inverno pode trazer todos os tipos de queixas bucais.

Para ajudá-lo a manter sua higiene bucal em dia, reunimos algumas dicas úteis que irão garantir que você possa realizar suas atividades favoritas, mesmo no inverno, sem colocar sua saúde bucal em risco.

Afaste a sensibilidade dental

Se você sofre com dentes sensíveis, deve ter notado que essa condição é ainda pior durante os meses mais frios do inverno, quando temperaturas mais frias e ventos frios podem exacerbar a dor e a sensibilidade.

Para combater a dor dos dentes sensíveis, opte por uma pasta de dentes dessensibilizante concebida para proteger os dentes da sensibilidade a temperaturas extremas.

Isso pode ajudar a minimizar o efeito intensificado das temperaturas mais baixas nos dentes, para permitir que você possa continuar comendo e bebendo sem desconforto.

Proteção contra lábios rachados

Se for curtir uma caminhada ou corrida na rua no inverno, lábios secos e rachados podem ser um efeito colateral infeliz de sair à rua  durante o inverno. A exposição ao vento, sol e temperaturas frias pode danificar a pele delicada dos lábios, tornando-os ásperos e rachados.

Aplicar um hidratante labial que contenha um FPS mínimo de 15 é uma maneira simples, mas eficaz de proteger seus lábios — basta colocar um pouco a cada dia e completar conforme necessário.

Beber bastante água também pode ajudar a manter a pele hidratada, enquanto o ar seco em casa pode ser neutralizado com a instalação de um umidificador para manter a umidade do ar em um nível ideal.

Como lidar com o herpes labial

A incidência do herpes labial é praticamente a mesma no inverno e no verão.

O herpes pode surgir com frequência bem semelhante em ambas as estações.

No inverno, o excesso de frio pode, no entanto, rachar os lábios e facilitar o surgimento da infecção.

Assim, o melhor é investir na prevenção cuidando para manter a pele ao redor da boca protegida. Use um protetor labial com FPS 15 ou superior, aplique um hidratante diário e lave as mãos regularmente para evitar a propagação de bactérias virais entre as mãos e o rosto ao perceber o aparecimento dos primeiros sintomas, quando há transmissibilidade.

Também é importante ficar atento a grandes quedas de temperatura, como a aproximação de uma frente fria, que também podem facilitar o aparecimento dos sintomas do herpes.

Mantenha suas gengivas saudáveis

Como um sistema imunológico fraco pode deixar as gengivas mais vulneráveis ​​a inflamações e infecções, certifique-se de manter seus hábitos de higiene bucal durante o inverno para manter os dentes e as gengivas saudáveis.

Lembre-se de substituir sua escova de dentes regularmente, especialmente se você estiver resfriado ou gripado. Suplementos de vitamina C também podem ser benéficos — além de ajudar seu sistema imunológico, eles auxiliam o corpo na produção de colágeno, importante para a saúde das gengivas.

Tome bastante água

Manter-se hidratado bebendo bastante água é um fator importante para uma boa saúde bucal. Beber água ajuda a remover o açúcar e o ácido dos dentes, mantém os lábios e a boca hidratados e pode impedir o desenvolvimento de bactérias na boca.

No entanto, quando a temperatura cai, muitos de nós são mais propensos a optar por bebidas reconfortantes como chá, café e chocolate quente, em vez de nossa ingestão diária habitual de água.

Mesmo nos meses mais frios, se esforce para consumir pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e saudável.

A, e por último, mas não menos importante,  mesmo estando frio lá fora, não deixe que isso o impeça de ir ao consultório odontológico do seu dentista para um check-up!

Mantenha sua saúde bucal em dia!

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: How the Cold Weather Affects Oral HealthHow To Manage Tooth SensitivityHerpes no frio: a doença é mais comum durante o inverno?

Sugestões de leitura

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Dentes do siso e enxaqueca: tem ligação?

Enxaqueca e a relação com os dentes do siso O crescimento dos dentes do siso pode causar pressão dentro e ao redor da...

Como garantir uma boa higiene dental

Dicas de higiene dental Uma limpeza dental profissional pode remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes. No entanto, o paciente pode...

Resiuos Como Gerir

O que fazer com os resíduos da clínica odontológica

Clínica odontológica – como gerir resíduos Os dentistas sabem muito bem: o resultado de cada dia de trabalho no consultório ou clínica odontológica...

Atendimento odontológico reduz probabilidade de hospitalização

A importância da assistência odontológica Dentistas e  médicos sabem que a saúde bucal é um elemento essencial à saúde geral do indivíduo. No entanto,...

Distúrbios metabólicos e o mau hálito

Distúrbios do metabolismo e o mau hálito O metabolismo é o processo corporal essencial de criação de energia a partir dos alimentos. Os...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?