Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Dicas de cuidado com a saúde bucal no inverno

    Como cuidar da saúde bucal no inverno

    O frio mais intenso não deve impedir você de sair de casa e passear sempre que possível.

    No entanto, temperaturas mais frias e ventos frios podem ser más notícias para seus dentes, boca e lábios.

    De lábios rachados a dentes sensíveis e doloridos, o inverno pode trazer todos os tipos de queixas bucais.

    Para ajudá-lo a manter sua higiene bucal em dia, reunimos algumas dicas úteis que irão garantir que você possa realizar suas atividades favoritas, mesmo no inverno, sem colocar sua saúde bucal em risco.

    Afaste a sensibilidade dental

    Se você sofre com dentes sensíveis, deve ter notado que essa condição é ainda pior durante os meses mais frios do inverno, quando temperaturas mais frias e ventos frios podem exacerbar a dor e a sensibilidade.

    Para combater a dor dos dentes sensíveis, opte por uma pasta de dentes dessensibilizante concebida para proteger os dentes da sensibilidade a temperaturas extremas.

    Isso pode ajudar a minimizar o efeito intensificado das temperaturas mais baixas nos dentes, para permitir que você possa continuar comendo e bebendo sem desconforto.

    Proteção contra lábios rachados

    Se for curtir uma caminhada ou corrida na rua no inverno, lábios secos e rachados podem ser um efeito colateral infeliz de sair à rua  durante o inverno. A exposição ao vento, sol e temperaturas frias pode danificar a pele delicada dos lábios, tornando-os ásperos e rachados.

    Aplicar um hidratante labial que contenha um FPS mínimo de 15 é uma maneira simples, mas eficaz de proteger seus lábios — basta colocar um pouco a cada dia e completar conforme necessário.

    Beber bastante água também pode ajudar a manter a pele hidratada, enquanto o ar seco em casa pode ser neutralizado com a instalação de um umidificador para manter a umidade do ar em um nível ideal.

    Como lidar com o herpes labial

    A incidência do herpes labial é praticamente a mesma no inverno e no verão.

    O herpes pode surgir com frequência bem semelhante em ambas as estações.

    No inverno, o excesso de frio pode, no entanto, rachar os lábios e facilitar o surgimento da infecção.

    Assim, o melhor é investir na prevenção cuidando para manter a pele ao redor da boca protegida. Use um protetor labial com FPS 15 ou superior, aplique um hidratante diário e lave as mãos regularmente para evitar a propagação de bactérias virais entre as mãos e o rosto ao perceber o aparecimento dos primeiros sintomas, quando há transmissibilidade.

    Também é importante ficar atento a grandes quedas de temperatura, como a aproximação de uma frente fria, que também podem facilitar o aparecimento dos sintomas do herpes.

    Mantenha suas gengivas saudáveis

    Como um sistema imunológico fraco pode deixar as gengivas mais vulneráveis ​​a inflamações e infecções, certifique-se de manter seus hábitos de higiene bucal durante o inverno para manter os dentes e as gengivas saudáveis.

    Lembre-se de substituir sua escova de dentes regularmente, especialmente se você estiver resfriado ou gripado. Suplementos de vitamina C também podem ser benéficos — além de ajudar seu sistema imunológico, eles auxiliam o corpo na produção de colágeno, importante para a saúde das gengivas.

    Tome bastante água

    Manter-se hidratado bebendo bastante água é um fator importante para uma boa saúde bucal. Beber água ajuda a remover o açúcar e o ácido dos dentes, mantém os lábios e a boca hidratados e pode impedir o desenvolvimento de bactérias na boca.

    No entanto, quando a temperatura cai, muitos de nós são mais propensos a optar por bebidas reconfortantes como chá, café e chocolate quente, em vez de nossa ingestão diária habitual de água.

    Mesmo nos meses mais frios, se esforce para consumir pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e saudável.

    A, e por último, mas não menos importante,  mesmo estando frio lá fora, não deixe que isso o impeça de ir ao consultório odontológico do seu dentista para um check-up!

    Mantenha sua saúde bucal em dia!

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: How the Cold Weather Affects Oral HealthHow To Manage Tooth SensitivityHerpes no frio: a doença é mais comum durante o inverno?

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Má saúde bucal e disbiose: ligação com câncer e doenças sistêmicas

      Estudos recentes mostram que a má saúde oral, ou disbiose oral, pode estar associada a uma série de doenças sistêmicas, incluindo câncer. A...

      Periodontite e baixo desempenho cognitivo

      Periodontite é uma doença inflamatória crônica das gengivas que pode levar à perda dos dentes. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana que...

      Como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?

      A saúde financeira do seu consultório odontológico é resultado de diversos fatores que envolvem a sua administração. Uma delas, é a gestão contábil,...

      Coroas temporárias – o que você precisa saber

      As coroas dentárias temporárias têm como função proteger os dentes ou implantes dentários enquanto uma coroa permanente está em produção. Os dentistas recomendam...

      Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

      Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

      Dentes do siso e enxaqueca: tem ligação?

      Enxaqueca e a relação com os dentes do siso O crescimento dos dentes do siso pode causar pressão dentro e ao redor da...