Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Dicas para limpeza da sua placa anti bruxismo

    Victor Hugo Cardoso • mai 24, 2021

    Como limpar  sua placa anti bruxismo

    A maioria das pessoas nunca pensaria em passar dias sem escovar os dentes. No entanto, muitos usuários deixam de limpar a sua placa anti bruxismo por longos períodos.

    As mesmas bactérias que se acumulam nos dentes podem crescer em uma placa anti bruxismo. Como resultado, colocar uma placa anti bruxismo suja na boca é como aplicar uma solução com bactérias e placas bacterianas nos dentes e gengivas.

    Se as pessoas não sabem como limpar as placas anti bruxismo, existem algumas soluções simples descritas aqui que podem ajudar.

    No entanto, o indivíduo deve sempre falar primeiro com seu dentista ou ortodontista, se tiver dúvidas sobre a limpeza de sua placa anti bruxismo.

    Dicas para limpeza da placa anti bruxismo

    1. Água como parte da limpeza (para pacientes que sofrem de apertamento dentário)

    A água não limpa a placa anti bruxismo, mas beber bastante água durante o dia pode prevenir o crescimento excessivo de bactérias. Isso para pacientes que sofrem de apertamento dentário. Dessa forma o udo de uma placa anti bruxismo úmida ajudará a prevenir danos. A água também evita o ressecamento da boca, uma condição associada à cárie dentária.

    Refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem afetar a placa anti bruxismo, assim como afetam os dentes. As pessoas devem retirar sua placa anti bruxismo antes de desfrutar de uma bebida açucarada e antes de comer qualquer coisa.

    As placas anti bruxismo que secam são mais sujeitas a danos. Como resultado, deve-se evitar que isso aconteça, especialmente durante a noite. Em vez disso, mergulhe a sua placa em água destilada, sempre que a for remover.

    Se não houver nada disponível para armazenar a placa anti bruxismo, ou se a placa estiver suja e não puder ser limpa imediatamente, pode-se colocá-la em contato com uma toalha de papel úmida, até que possa ser limpa.

    2. Creme dental

    Ao escovar os dentes, as pessoas também devem escovar  a placa anti bruxismo. É melhor usar uma escova de dentes com cerdas macias e um creme dental não branqueador. Depois, faça o enxágue abundantemente da placa anti bruxismo.

    As pessoas devem escovar os dentes novamente após a remoção da placa anti bruxismo, para limpar todas as áreas cobertas por ele.

    3. Limpador de dentadura

    É seguro limpar uma placa anti bruxismo com limpador de dentadura, ocasionalmente, e especialmente se nenhuma outra opção estiver disponível. Com o tempo, no entanto, o limpador de dentadura pode tornar a placa anti bruxismo amarela.

    Para limpar com limpador de dentaduras, as pessoas devem enxaguar a placa anti bruxismo e deixá-la de molho no limpador de dentaduras por cerca de 20 minutos. Após retirá-la, deve-se esfregar suavemente com uma escova de dentes macia.

    Se a placa anti bruxismo apresentar o gosto do limpador de dentadura depois da limpeza, o enxágue deve continuar até que não exista mais nenhum sinal de sua presença.

    4. Bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio é um produto seguro e com muitas utilidades.

    Também pode ajudar a branquear as placas anti bruxismo que amarelaram. O bicarbonato de sódio controla as bactérias sem produtos químicos agressivos e pode evitar que a placa desenvolva desequilíbrios de pH que prejudicam a boca.

    Para usar bicarbonato de sódio, deve-se criar uma pasta que seja metade água e metade bicarbonato de sódio. A mistura deve ser espessa o suficiente para aderir à placa anti bruxismo.

    Pode-se, então, esfregar a placa anti bruxismo suavemente com a mistura e uma escova de dente macia, da mesma forma que fariam com a pasta de dente. Os resíduos devem ser removidos enxaguando bem a placa ao final.

    5. Vinagre

    O vinagre branco é um desinfetante suave que pode remover odores e resíduos.

    Para limpar uma placa anti bruxismo com vinagre, deve-se fazer uma solução em um recipiente com metade de vinagre branco e metade água morna. A placa deve então permanecer de molho na mistura por 20 minutos.

    Se a placa estiver coberta por uma película ou por depósitos minerais, uma escova de dentes macia pode ser usada para esfregar a placa e limpá-la. Após enxaguar com água fria, deve-se deixar de molho por mais 20 minutos.

    6. Sabão de Castela

    Em primeiro lugar precisamos explicar o que é sabão de castela.

    É um sabonete líquido 100% natural, sem corantes, produzido artesanalmente por saponificação natural, utilizando apenas Azeite de Oliva extra-virgem. Sem Perfume. É a versão líquida do famoso e antigo Sabão de Castela em barra.

    O sabão de Castela é menos tóxico do que muitos outros produtos de limpeza. Pode-se produzi-lo artesanalmente com uma solução de azeite de oliva e sabão de coco.

    O sabão de castela também pode ser encontrado em lojas de produtos cosméticos.

    Para limpar uma placa anti bruxismo com sabão de castela,  deve-se adicionar uma pequena quantidade à água morna. Daí então mergulha-se a placa na solução e se faz uma esfregação com uma escova de dentes.

    A placa deve ser deixada de molho por 2-3 minutos antes de ser esfregada novamente, conforme necessário. Em seguida, deve-se enxaguá-la com água fria e colocá-la de volta na boca ou em um recipiente com água destilada.

    7. Enxaguatório bucal

    O enxaguatório bucal é projetado para combater placas, bactérias e outros depósitos na boca. Ele também pode limpar uma placa anti bruxismo se outras opções não estiverem disponíveis.

    Usar anti-séptico bucal para limpar uma placa anti bruxismo sempre não é o ideal e seu uso não garante uma limpeza suficiente.

    O enxaguatório bucal, contendo álcool, também pode provocar ressecamento na placa e na própria boca do usuário.

    Se nenhuma outra opção estiver disponível, pode-se tentar mergulhar a placa em enxaguatório bucal sem álcool por 2-3 minutos, enxaguar com água fria e escovar suavemente com uma escova de dentes macia.

    Quando limpar a sua placa anti bruxismo

    Deve-se limpar a sua placa, escovando-a suavemente com uma escova de cerdas macias, toda vez que for escovar os dentes. Uma limpeza mais extensa deve ser feita uma vez por semana.

    Seguem alguns sinais que indicam a necessidade de limpeza de sua placa:

    • A placa cheira ou tem gosto ruim;
    • Percebe-se a presença de um filme na placa;
    • A placa parece escura;
    • O prazo da última limpeza extensa já superou 7 dias;
    • Existem manchas brancas na placa.

    Manchas brancas podem ser acúmulo de minerais (tártaro), placa que provoca cáries nos dentes ou uma combinação dos dois.

    Outro sinal de que uma placa precisa ser limpa é que ela apresenta sinais de quebra e rachaduras. Assim como as bactérias podem danificar os dentes, também podem danificar placas anti bruxismo.

    Se após iniciar o uso da placa o indivíduo começar a apresentar cáries, sensibilidade dentária ou outros problemas de saúde bucal, pode ser um sinal de um problema relacionado à placa. Se isso ocorrer, deve-se revisar os cuidados adequados com a placa com seu dentista ou ortodontista e pedir-lhes para verificar se a placa se ajusta corretamente à arcada dentária.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes:  How to clean retainersHow to clean my retainersGingival condition associated with two types of orthodontic fixed retainers: A meta-analysis

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema