Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Um elixir que pode combater a periodontite: conheça o elixir de Matcha.

    Hoje vamos conversar sobre uma descoberta que pode contribuir para o tratamento da periodontite.
    Vocês já ouviram falar do elixir oral de Matcha?

    Pois é, esse chá-verde em pó finamente moído pode ser a solução para manter as bactérias causadoras da periodontite bem longe da nossa boca.

    Matcha: Um mundo verde em cada xícara

    O matcha, com sua cor verde vibrante e sabor único, pode parecer um ingrediente exótico, mas, na verdade, ele vem da mesma planta que o chá-preto e verde: a Camellia sinensis. O segredo está no processo de cultivo. As folhas jovens de matcha são cuidadosamente cobertas por 20 a 30 dias antes da colheita, o que aumenta a produção de clorofila e intensifica seus benefícios.

    Após a colheita, as folhas são cozidas no vapor, secas e moídas e transformadas em um pó fino, conhecido como matcha. Esse pó versátil pode ser usado em diversas receitas, desde as tradicionais como chás, smoothies, lattes e agora como elixir oral.

    Periodontite

    A periodontite é uma doença inflamatória gengival que surge devido a uma infecção bacteriana. Além de causar problemas na saúde bucal, a periodontite também está associada a condições como diabetes, parto prematuro, doenças cardiovasculares, artrite reumatoide e até mesmo câncer. Por isso, é fundamental encontrar maneiras eficazes de combater essas bactérias e manter a saúde bucal em dia.

    Uma das principais causadoras da periodontite é a bactéria Porphyromonas gingivalis, que se instala nos dentes e forma biofilmes, proliferando nas bolsas periodontais. Mas agora, graças aos estudos realizados no Japão, sabemos que o Matcha pode ser um grande aliado nessa batalha.

    Como o Matcha combate bactérias

    De acordo com um estudo publicado no periódico Microbiology Spectrum, pesquisadores japoneses descobriram que o Matcha inibiu o crescimento da P. gingivalis em experimentos de laboratório. E não para por aí! Em um estudo clínico envolvendo 45 pessoas com periodontite, aquelas que utilizaram o elixir oral feito com Matcha apresentaram níveis significativamente mais baixos de P. gingivalis em suas amostras de saliva do que no início do estudo. Incrível, não é?

    Os pesquisadores observaram que a planta Camellia sinensis, da qual o Matcha é derivada, tem sido estudada há muito tempo por seus potenciais efeitos antimicrobianos contra bactérias, fungos e vírus.

    Estudos anteriores já haviam demonstrado que o extrato de chá-verde pode inibir o crescimento de patógenos, incluindo a Escherichia coli. Além disso, o extrato de chá-verde também reduz a aderência da P. gingivalis às células epiteliais orais, o que é um avanço no combate a essa bactéria.

    O estudo

    Para realizar o estudo, os pesquisadores da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Nihon em Matsudo e outras instituições realizaram uma série de experimentos em laboratório para testar a eficácia do elixir oral de Matcha contra diferentes espécies de bactérias orais, incluindo a P. gingivalis. E os resultados foram impressionantes! Em apenas duas horas, quase todas as células de P. gingivalis foram mortas pelo extrato de Matcha. Após quatro horas de exposição, todas as células estavam mortas. Isso indica uma atividade bactericida bastante promissora.

    Além dos testes em laboratório, os pesquisadores também conduziram um estudo clínico com 45 pacientes diagnosticados com periodontite crônica. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em três grupos: um grupo recebeu elixir oral com chá de cevada, o segundo grupo recebeu enxaguante bucal feito de extrato de Matcha e o terceiro grupo recebeu elixir oral com um componente utilizado para tratar inflamações.

    As amostras de saliva foram coletadas antes e depois da intervenção e analisadas por PCR. Os participantes foram orientados a fazer bochechos duas vezes ao dia. E os resultados foram impressionantes! Os pacientes que utilizaram o elixir oral de Matcha apresentaram uma redução significativa no nível de P. gingivalis, enquanto os outros grupos não tiveram a mesma redução.

    É importante ressaltar que esse estudo não é o primeiro a investigar os efeitos do chá-verde na P. gingivalis, mas apoia certamente os benefícios do Matcha como parte de um plano de tratamento para pessoas com doença periodontal.

    Boas perspectivas

    O elixir de Matcha é uma solução natural e se mostra eficaz para tratar a periodontite em uma rotina de cuidados bucais. Importante salientar que o elixir de Matcha não pode estar desvinculado e não substitui os tratamentos convencionais para periodontite com amplo amparo científico sugeridos e realizados pelo seu dentista.Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...

      Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

      Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

      Você sabe o que é política de atendimento?

      O sucesso de um consultório odontológico passa por muitas etapas relevantes. Uma das mais importantes é a construção de uma política de atendimento...

      Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

      Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...