Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Gostos estranhos após a perda do olfato e paladar pós Covid-19

    A perda do olfato e paladar – pode afetar os sentidos, mesmo depois que os pacientes se recuperam da Covid-10. Isso de acordo com matéria recente publicada pelo The Washington Post.

    Os sobreviventes da COVID-19 estão relatando algo além da perda do olfato e paladar . Eles afirmam que certos cheiros parecem estranhos e alguns alimentos apresentam um sabor horrível .
    Isso tecnicamente é conhecido como parosmia . É um distúrbio temporário que distorce os odores e muitas vezes os torna desagradáveis.

    Mais debilitante que a perda do olfato e paladar

    “É mais debilitante em alguns aspectos do que a perda do olfato e paladar”. Foi o que disse Richard Doty, diretor do Centro de Testes e Cheiro da Universidade da Pensilvânia , ao jornal.

    Parosmia – depois da perda do olfato e paladar

    Normalmente, a parosmia indica que o sentido do olfato está voltando, o que é um bom sinal. No entanto, pode durar um longo período e tornar alguns alimentos intoleráveis .
    Os piores alimentos costumam incluir frituras, ovos, café e chocolate. Isso de acordo com AbScent , um grupo que promove a conscientização sobre a perda do olfato.

    “O café é realmente a coisa mais triste para mim porque eu realmente gosto de tomar uma xícara de café pela manhã”. É o que disse Jennifer Spicer, médica em doenças infecciosas da Emory University , ao The Washington Post.

    Vinho e café com gosto de gasolina

    Spicer contraiu COVID-19 em julho e se recuperou, comendo e bebendo como de costume. Em outubro, porém, uma taça de vinho passou a ter gosto de gasolina e ela sabia que algo estava errado. As carnes começaram a cheirar a podre. O alho era nojento e até a pasta de dentes com hortelã era desagradável. O rico aroma do café foi substituído pelo odor pungente de gasolina.

    Como Spicer, outros pacientes com COVID-19 relataram cheiros e gostos bizarros . Alguns dizem que estão sentindo odores que não existem, o que é uma distorção chamada fantosmia. Eles estão constantemente sentindo cheiro de fumaça de cigarro ou lixo podre.

    Distorção no sentido do olfato

    Em junho, o Global Consortium for Chemosensory Research publicou um relatório que descobriu que 7% dos 4.000 pacientes com COVID-19 tinham uma distorção no sentido do olfato. Como um efeito posterior a perda do olfato e paladar comum a muitos casos de Covid-19.

    A parosmia e a fantosmia costumam ocorrer após infecções virais.
    Então os cientistas não ficaram totalmente surpresos com os relatórios relacionados ao coronavírus. Porém, eles sabem o quanto frustrante é para os pacientes que estão se recuperando.
    É, na verdade, uma coisa boa porque sugere que você está fazendo novas conexões nervosas e em processo de recuperação do olfato.
    É nesse período que ocorre a regeneração do tecido olfatório no caminho para a volta ao normal.

    Siga a Dentalis no Instagram @ DentalisSoftware , no Face @ Dentalis.Software e no Twitter @ Dentalisnet

    Fonte: The Washington Post

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

      A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....

      Adoção de sachês de nicotina pela geração Z: uma alternativa realmente segura?

      Muitos fumantes da Geração Z estão trocando seus vapes por pequenos sachês cheios de nicotina e outros ingredientes que se dissolvem na boca....

      Quer largar o cigarro? A OMS tem um plano para você!

      Atenção, fumantes!  A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de lançar um conjunto abrangente de orientações para largar o vício do cigarro. Esse...

      Perda de dentes pode aumentar risco de obesidade

      Em uma pesquisa recente envolvendo 1.765 idosos, observou-se que aqueles com ao menos 21 dentes apresentavam mais chances de manter um peso saudável...

      Inteligência artificial na detecção do câncer bucal

      A odontologia é um setor em desenvolvimento perpétuo, e a tecnologia é o maior condutor de seu avanço. Vamos agora discutir uma das...

      Extrações Dentárias: Quando o Jeito é Dizer Tchau pro seu Dente

      Extrações dentárias! Quem diria que um procedimento tão antigo ainda teria seu lugar na odontologia moderna, não é mesmo? Pois é, mesmo com...