Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Hipersensibilidade dental

    Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

    Hipersensibilidade dental é uma condição comum que causa grave desconforto a alimentos quentes, frios, doces e ácidos. No entanto, há coisas simples que você pode fazer para evitar poder, e se você sofre disso, existem tratamentos para aliviar o sofrimento.

    Felizmente, existem algumas medidas preventivas para impedir a hipersensibilidade e tratamento para minimizar seu impacto. Este artigo descreve o que é hipersensibilidade dental e como interromper o desconforto que ela causa.

    O que é Hipersensibilidade Dental?

    Os dentes são feitos da camada mais externa chamada esmalte que protege a dentina subjacente. Quando o esmalte degrada ou torna-se mais fino, dentina fica exposta. A dentina tem estruturas microscópicas chamados túbulos que vão direto aos nervos do dente, o que torna o dente sensível a estímulos externos.

    Prevenção da Hipersensibilidade Dental

    • Escovação Adequada: Utilize uma escova de cerdas macias e uma técnica de escovação suave para evitar desgastar o esmalte.
    • Creme Dental para Dentes Sensíveis: Opte por cremes dentais formulados especificamente para dentes sensíveis, que ajudam a bloquear os túbulos da dentina.
    • Evite Alimentos Ácidos: Reduza o consumo de alimentos e bebidas ácidas que podem desgastar o esmalte dos dentes.
    • Visitas Regulares ao Dentista: Consultas regulares ao dentista podem ajudar a identificar e tratar problemas dentários precocemente, prevenindo a hipersensibilidade.

    Alívio da Hipersensibilidade Dental

    • Enxaguantes Bucais Específicos: Utilize enxaguantes bucais formulados para dentes sensíveis, que ajudam a aliviar a sensibilidade.
    • Aplicação de Flúor: O flúor fortalece o esmalte dos dentes, reduzindo a sensibilidade. Seu dentista pode recomendar tratamentos com flúor.
    • Evite Alimentos Extremos: Evite alimentos e bebidas muito quentes, frios, doces ou ácidos que desencadeiem a sensibilidade.
    • Técnicas de Escovação: Evite escovar os dentes com muita força e utilize escovas macias para evitar desgastar ainda mais o esmalte.

    Ao adotar essas medidas preventivas e de alívio, é possível reduzir significativamente a hipersensibilidade dental e desfrutar de uma saúde bucal melhor. Lembre-se sempre de consultar seu dentista para um diagnóstico preciso e recomendações personalizadas.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Hipersensibilidade dentinária, Hipersensibilidade dentinária: etiologia e prevenção, Hipersensibilidade dentinária: uma revisão de literatura, Hipersensibilidade Dentinária: Causas e mecanismos

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...