Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Hipersensibilidade dental é uma condição comum que causa grave desconforto a alimentos quentes, frios, doces e ácidos. No entanto, há coisas simples que você pode fazer para evitar poder, e se você sofre disso, existem tratamentos para aliviar o sofrimento.

Felizmente, existem algumas medidas preventivas para impedir a hipersensibilidade e tratamento para minimizar seu impacto. Este artigo descreve o que é hipersensibilidade dental e como interromper o desconforto que ela causa.

O que é Hipersensibilidade Dental?

Os dentes são feitos da camada mais externa chamada esmalte que protege a dentina subjacente. Quando o esmalte degrada ou torna-se mais fino, dentina fica exposta. A dentina tem estruturas microscópicas chamados túbulos que vão direto aos nervos do dente, o que torna o dente sensível a estímulos externos.

Prevenção da Hipersensibilidade Dental

  • Escovação Adequada: Utilize uma escova de cerdas macias e uma técnica de escovação suave para evitar desgastar o esmalte.
  • Creme Dental para Dentes Sensíveis: Opte por cremes dentais formulados especificamente para dentes sensíveis, que ajudam a bloquear os túbulos da dentina.
  • Evite Alimentos Ácidos: Reduza o consumo de alimentos e bebidas ácidas que podem desgastar o esmalte dos dentes.
  • Visitas Regulares ao Dentista: Consultas regulares ao dentista podem ajudar a identificar e tratar problemas dentários precocemente, prevenindo a hipersensibilidade.

Alívio da Hipersensibilidade Dental

  • Enxaguantes Bucais Específicos: Utilize enxaguantes bucais formulados para dentes sensíveis, que ajudam a aliviar a sensibilidade.
  • Aplicação de Flúor: O flúor fortalece o esmalte dos dentes, reduzindo a sensibilidade. Seu dentista pode recomendar tratamentos com flúor.
  • Evite Alimentos Extremos: Evite alimentos e bebidas muito quentes, frios, doces ou ácidos que desencadeiem a sensibilidade.
  • Técnicas de Escovação: Evite escovar os dentes com muita força e utilize escovas macias para evitar desgastar ainda mais o esmalte.

Ao adotar essas medidas preventivas e de alívio, é possível reduzir significativamente a hipersensibilidade dental e desfrutar de uma saúde bucal melhor. Lembre-se sempre de consultar seu dentista para um diagnóstico preciso e recomendações personalizadas.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Hipersensibilidade dentinária, Hipersensibilidade dentinária: etiologia e prevenção, Hipersensibilidade dentinária: uma revisão de literatura, Hipersensibilidade Dentinária: Causas e mecanismos

Sugestões de leitura

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...

Como manter a higiene bucal em dia sem escova dental?

Quem nunca se viu naquela correria do dia a dia ou de uma viagem, trilha na natureza ou mesmo em um dia em...

Como a inflamação bucal chega ao resto do corpo?

Sabe aquela história de que a saúde começa pela boca? Pois é, ela nunca foi tão verdadeira. Sempre se soube que existe uma...

Vitamina D e Cálcio: aliados contra a cárie infantil

Sabe aquela história de que tomar sol faz bem? Pois é, a ciência está aí para comprovar mais uma vez! Um estudo recente...