Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Má saúde bucal ligada à depressão e ansiedade?

A má saúde bucal ligada à depressão e ansiedade? É o importante alerta trazido por estudo recente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os transtornos de ansiedade e a depressão são doenças mentais prevalentes que afetam cerca de 264 milhões e 322 milhões de pessoas, respectivamente, em todo o mundo.

Essa alta prevalência e suas consequências negativas são muito preocupantes, segundo pesquisadores da Universidade de Xi’an Jiaotong, o que os levou a tentar avaliar a relação entre microbiomas salivares e do dorso da língua com estados de ansiedade e depressão. Os resultados desse trabalho foi publicado na revista Frontiers in Psychiatry.

Para esse fim, eles analisaram a predisposição genética individual de uma grande coorte de participantes do UK Biobank com depressão e ansiedade em relação a um grupo de controle, usando os dados mais recentes de um estudo de associação do genoma do microbioma oral.

De fato, a pesquisa identificou interações significativas entre microbiomas salivares e do dorso da língua e ansiedade e depressão, com bactérias orais como Centipeda periodontii, Granulicatella e Eggerthia associadas a ambas as doenças mentais.

Como exatamente o microbioma afeta esses transtornos mentais?

Conforme o estudo, pode haver vários mecanismos que ligam a má saúde bucal à ansiedade e à depressão. Sabe-se que a doença periodontal afeta as gengivas e o periodonto, e as bactérias podem entrar não apenas na corrente sanguínea a partir de gengivas danificadas, mas se a barreira hematoencefálica estiver enfraquecida, elas também podem entrar no cérebro.

Ou seja, por meio de substâncias mensageiras que promovem a inflamação, a doença periodontal também pode influenciar indiretamente o sistema nervoso central.

Mais pesquisas são necessárias

No entanto, os mecanismos exatos pelos quais essas condições se desenvolvem e possíveis formas de prevenção, como cuidados odontológicos (profilaxia periodontal), higiene bucal e estratégias nutricionais, carecem de maior investigação.

Este trabalho destaca a necessidade de mais pesquisas sobre o papel potencial do microbioma oral nos transtornos de saúde mental para melhorar a compreensão da patogênese da doença, o que pode levar a novos alvos de diagnóstico e estratégias de intervenção precoce“, concluíram os autores do estudo.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: A genetic association study reveals the relationship between the oral microbiome and anxiety and depression symptoms,Un estudio vincula el microbioma oral con la depresión y la ansiedad, UK Biobank

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Diabetes e doença gengival – a conexão

Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...