Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Má saúde bucal ligada à depressão e ansiedade?

A má saúde bucal ligada à depressão e ansiedade? É o importante alerta trazido por estudo recente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os transtornos de ansiedade e a depressão são doenças mentais prevalentes que afetam cerca de 264 milhões e 322 milhões de pessoas, respectivamente, em todo o mundo.

Essa alta prevalência e suas consequências negativas são muito preocupantes, segundo pesquisadores da Universidade de Xi’an Jiaotong, o que os levou a tentar avaliar a relação entre microbiomas salivares e do dorso da língua com estados de ansiedade e depressão. Os resultados desse trabalho foi publicado na revista Frontiers in Psychiatry.

Para esse fim, eles analisaram a predisposição genética individual de uma grande coorte de participantes do UK Biobank com depressão e ansiedade em relação a um grupo de controle, usando os dados mais recentes de um estudo de associação do genoma do microbioma oral.

De fato, a pesquisa identificou interações significativas entre microbiomas salivares e do dorso da língua e ansiedade e depressão, com bactérias orais como Centipeda periodontii, Granulicatella e Eggerthia associadas a ambas as doenças mentais.

Como exatamente o microbioma afeta esses transtornos mentais?

Conforme o estudo, pode haver vários mecanismos que ligam a má saúde bucal à ansiedade e à depressão. Sabe-se que a doença periodontal afeta as gengivas e o periodonto, e as bactérias podem entrar não apenas na corrente sanguínea a partir de gengivas danificadas, mas se a barreira hematoencefálica estiver enfraquecida, elas também podem entrar no cérebro.

Ou seja, por meio de substâncias mensageiras que promovem a inflamação, a doença periodontal também pode influenciar indiretamente o sistema nervoso central.

Mais pesquisas são necessárias

No entanto, os mecanismos exatos pelos quais essas condições se desenvolvem e possíveis formas de prevenção, como cuidados odontológicos (profilaxia periodontal), higiene bucal e estratégias nutricionais, carecem de maior investigação.

Este trabalho destaca a necessidade de mais pesquisas sobre o papel potencial do microbioma oral nos transtornos de saúde mental para melhorar a compreensão da patogênese da doença, o que pode levar a novos alvos de diagnóstico e estratégias de intervenção precoce“, concluíram os autores do estudo.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: A genetic association study reveals the relationship between the oral microbiome and anxiety and depression symptoms,Un estudio vincula el microbioma oral con la depresión y la ansiedad, UK Biobank

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.