Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Melatonina reduz dor e inflamação após cirurgia do terceiro molar

Um estudo publicado no Journal of Oral and Maxillofacial Surgery mostrou que a aplicação local do hormônio melatonina nos alvéolos dentários pode reduzir a dor e a inflamação em pacientes submetidos à cirurgia do terceiro molar inferiores impactados.

A melatonina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, também pode promover a formação óssea, limitando os problemas associados à remoção cirúrgica dos terceiros molares.

O estudo

O estudo incluiu 38 pacientes com molares inferiores impactados, dos quais:

  • Tomografias computadorizadas foram feitas para medir a densidade óssea e exames de sangue foram feitos para medir os níveis de *osteoprotegerina.

  • E a abertura da boca, dor e inchaço foram medidos antes e depois da cirurgia.

A osteoprotegerina, também conhecida como fator inibitório da **osteoclastogênese ou membro da superfamília do receptor do fator de necrose tumoral 11B, é um receptor de citocina da superfamília do receptor do fator de necrose tumoral codificado pelo gene TNFRSF11B.

A **osteoclastogênese é o processo de diferenciação de células de linhagem hematopoiética em osteoclastos maduros (células responsáveis pela reabsorção óssea).

Os pacientes que receberam melatonina experimentaram melhorias estatisticamente significativas na abertura máxima da boca, redução da dor e inchaço em comparação com os pacientes que receberam placebo.

Portanto, os autores sugerem que a aplicação local de melatonina nos alvéolos dentários após a remoção cirúrgica de terceiros molares inferiores impactados pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço nos pacientes.

Além disso, como a melatonina pode ter um efeito positivo na formação óssea, ela pode potencialmente limitar problemas como defeitos intraósseos e perda óssea associada à remoção cirúrgica de terceiros molares.

Eles também alertam que, embora a pesquisa tenha explorado os efeitos da administração sistêmica de melatonina, o suporte para a aplicação local do hormônio devido a seus propósitos anti-inflamatórios, analgésicos e osteogênicos é limitado.

Futuro promissor

Os autores do estudo afirmam que os resultados do estudo são promissores e sugerem que mais pesquisas são necessárias para explorar os efeitos da aplicação local do hormônio em outros procedimentos odontológicos. Da mesma forma, os profissionais de odontologia podem considerar a aplicação local de melatonina em pacientes submetidos à extração cirúrgica de terceiros molares inferiores impactados para ajudar na redução da dor e inflamação.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: The Effect of Local Melatonin Application Following the Removal of an Impacted Mandibular Third Molar, La melatonina puede reducir el dolor y la hinchazón tras la cirugía del tercer molar

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...