Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Minerais e vitaminas fundamentais para a saúde bucal

    Todo sabemos que ingerir uma quantidade adequada de vitaminas e minerais é vital para uma ótima saúde, mas você sabia que esses nutrientes são tão essenciais para a saúde bucal?

    De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, 47,2% dos adultos americanos têm alguma forma de doença periodontal. Mas, através do consumo correto de vitaminas e minerais e o atendimento odontológico eficaz, a cárie dentária do país pode ser significativamente melhorada.

    Uma dose constante de flúor

    O flúor é um mineral que ocorre naturalmente na água, e do qual os dentes dependem muito, já que as pesquisas determinaram que ele pode reduzir a taxa de cáries em até 60%. Em torno de 95% de todas as principais marcas de creme dental contêm flúor e também há prescrições disponíveis apenas para aqueles que precisam de proteção extra contra cáries.

    Exageros na ingestão de flúor podem se originar de diversas formas: pelo consumo exagerado de alimentos processados e bebidas, ingestão de produtos que tenham sido tratados com pesticidas fluorados, tais como frutas secas e cacau em pó e também através do cozimento de alimentos em panelas revestidas com Teflon.

    Cálcio e vitamina D

    O cálcio é um mineral bem documentado para manutenção dos músculos, articulações e ossos fortes, mas é igualmente poderoso na proteção dos dentes. O cálcio mantém os dentes e as gengivas saudáveis, substituindo as partículas perdidas desse elemento. Portanto, é essencial que a dieta esteja repleta de produtos lácteos, salmão, amêndoas e vegetais de folhas verdes escuras. Também é importante não esquecer da ingestão de vitamina D, pois a mesma auxilia na absorção de cálcio. A vitamina D é absorvida pela exposição ao sol, pela ingestão de suplementos nutricionais e pela ingestão de uma dieta saudável de peixes, alimentos que foram enriquecidos com vitamina D, como cereais e gema de ovo.

    Não se pode esquecer do fósforo

    O fósforo é o segundo maior mineral mais abundante no corpo, com 85% encontrado apenas nos dentes e ossos. Juntamente com o cálcio e a vitamina D é fundamental para manter os dentes saudáveis e com boa aparência.
    Contanto que a pessoa esteja mantendo uma dieta bem equilibrada, o consumo de fósforo já de mostra suficiente para manutenção de uma boa saúde dental.

    No entanto, quando se deseja aumentar a ingestão de alimentos ricos em fósforo não podem ser esquecidos: o peru, o atum e as sementes de girassol que apresentam boas quantidades. Estes alimentos ricos em proteínas também ajudam no aumento da absorção deste mineral tão importante.

    Vitamina C

    Essencial para evitar condições como o escorbuto. A vitamina C é responsável pela síntese do colágeno e auxilia no processo de cicatrização dos tecidos.

    Dentes saudáveis dependem da adoção de boas rotinas de higiene. No entanto, vitaminas e sais minerais também têm um papel fundamental.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...