Minerais e vitaminas fundamentais para a saúde bucal

Todo sabemos que ingerir uma quantidade adequada de vitaminas e minerais é vital para uma ótima saúde, mas você sabia que esses nutrientes são tão essenciais para a saúde bucal?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, 47,2% dos adultos americanos têm alguma forma de doença periodontal. Mas, através do consumo correto de vitaminas e minerais e o atendimento odontológico eficaz, a cárie dentária do país pode ser significativamente melhorada.

Uma dose constante de flúor

O flúor é um mineral que ocorre naturalmente na água, e do qual os dentes dependem muito, já que as pesquisas determinaram que ele pode reduzir a taxa de cáries em até 60%. Em torno de 95% de todas as principais marcas de creme dental contêm flúor e também há prescrições disponíveis apenas para aqueles que precisam de proteção extra contra cáries.

Exageros na ingestão de flúor podem se originar de diversas formas: pelo consumo exagerado de alimentos processados e bebidas, ingestão de produtos que tenham sido tratados com pesticidas fluorados, tais como frutas secas e cacau em pó e também através do cozimento de alimentos em panelas revestidas com Teflon.

Cálcio e vitamina D

O cálcio é um mineral bem documentado para manutenção dos músculos, articulações e ossos fortes, mas é igualmente poderoso na proteção dos dentes. O cálcio mantém os dentes e as gengivas saudáveis, substituindo as partículas perdidas desse elemento. Portanto, é essencial que a dieta esteja repleta de produtos lácteos, salmão, amêndoas e vegetais de folhas verdes escuras. Também é importante não esquecer da ingestão de vitamina D, pois a mesma auxilia na absorção de cálcio. A vitamina D é absorvida pela exposição ao sol, pela ingestão de suplementos nutricionais e pela ingestão de uma dieta saudável de peixes, alimentos que foram enriquecidos com vitamina D, como cereais e gema de ovo.

Não se pode esquecer do fósforo

O fósforo é o segundo maior mineral mais abundante no corpo, com 85% encontrado apenas nos dentes e ossos. Juntamente com o cálcio e a vitamina D é fundamental para manter os dentes saudáveis e com boa aparência.
Contanto que a pessoa esteja mantendo uma dieta bem equilibrada, o consumo de fósforo já de mostra suficiente para manutenção de uma boa saúde dental.

No entanto, quando se deseja aumentar a ingestão de alimentos ricos em fósforo não podem ser esquecidos: o peru, o atum e as sementes de girassol que apresentam boas quantidades. Estes alimentos ricos em proteínas também ajudam no aumento da absorção deste mineral tão importante.

Vitamina C

Essencial para evitar condições como o escorbuto. A vitamina C é responsável pela síntese do colágeno e auxilia no processo de cicatrização dos tecidos.

Dentes saudáveis dependem da adoção de boas rotinas de higiene. No entanto, vitaminas e sais minerais também têm um papel fundamental.

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?