Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Nevralgia do trigêmeo: um novo tratamento a caminho

    Um grupo de cientistas suíços desenvolveu um tratamento que pode ajudar a reduzir os efeitos da nevralgia do trigêmeo, uma patologia crônica que afeta um nervo craniano e que se caracteriza por causar dores severas na face e nos dentes dos pacientes. Trata-se de uma substância – inibidora dos canais de sódio – que ajuda a inibir as dores e que, segundo os pesquisadores, é bem tolerada pelos pacientes.

    O estudo agora publicado na revista científica Lancet Neurology informa que o tratamento em fase de desenvolvimento poderá proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem desta doença crônica que os leva a sentir dor ao toque em atividades tão rotineiras como ao se barbear, fazer a maquiagem, falar e até mesmo escovar os dentes.

    No caso da nevralgia do trigêmeo acredita-se que os danos ao nervo estejam na base do crânio, região de difícil acesso para aplicação de medicações pela via injetável e que, por esse motivo, faz com que o tratamento da doença se restrinja à administração de fármacos.

    Novos ensaios

    O tratamento agora desenvolvido pelos pesquisadores foi testado num ensaio clínico e, segundo os cientistas, é bem tolerado pelos pacientes, uma vez que não causa efeitos secundários como cansaço e problemas de concentração, como via de regra acontece com os fármacos habitualmente utilizados. “Iremos agora testar a nova substância em um público alvo maior durante a próxima fase do estudo, o que irá comprovar se de fato este tratamento representa uma nova esperança no alívio da dor”, refere Dominik Ettlin, um dos cientistas envolvidos no estudo.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental