Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Nova tecnologia pode evitar tratamento de canal

Tratamento de canal, é possível evitar?
Pesquisadores da ADA Forsyth estão testando uma nova tecnologia que pode regenerar os tecidos dentários e evitar o tratamento de canal. O estudo, publicado no Journal of Dental Research, demonstrou que a resolvina E1 (RvE1), uma molécula produzida naturalmente pelo corpo, é eficaz na regeneração da polpa dentária.

A pulpite é uma inflamação do tecido mole localizado no dente, chamado de polpa dentária. Essa polpa contém os nervos e vasos sanguíneos que conferem vitalidade ao dente. O tratamento de canal é o padrão para tratar a pulpite, mas pode remover partes da dentina e secar o dente, aumentando o risco de fratura.

O estudo

O estudo da ADA Forsyth mostrou que o RvE1 é eficaz na regeneração da polpa dentária em condições de pulpite reversível, ou seja, quando a polpa ainda tem células vivas. Os pesquisadores também identificaram o mecanismo específico que sustenta a regeneração dos tecidos.

Em condições de pulpite irreversível, ou seja, quando a polpa está morta, o RvE1 não promoveu a regeneração, mas foi eficaz na redução da infecção e da inflamação, prevenindo lesões periapicais (abscessos).

Um futuro promissor

Os pesquisadores acreditam que essa tecnologia tem potencial para revolucionar o tratamento de doenças endodônticas. Além disso, o RvE1 pode ter aplicações em outros campos da medicina regenerativa, como a regeneração óssea.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: RvE1 Promotes Axin2+ Cell Regeneration and Reduces Bacterial Invasion, Scientists work to bring tissue regeneration to replace root canal treatment , imagem (Unsplash, domínio público

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.