Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Grande novidade no tratamento da xerostomia (boca seca)

    O tratamento da xerostomia (boca seca) pode estar em uma simples sequência de exercícios de dois minutos. É o que assegura um estudo recentemente lançado que realizou estudo com pacientes adultos mais velhos.

    Com o avanço da idade o surgimento de xerostomia é relativamente comum . A boca seca pode desencadear problemas nos tecidos moles, cáries, doença periodontal e candidíase oral . A maior parte das substâncias químicas utilizadas no tratamento da xerostomia e seus sintomas podem causar efeitos colaterais. E isso pode acabar sendo um problema.

    Exercício de alongamento – para tratamento da xerostomia

    Pesquisadores da Yonsei University College of Dentistry , na Coreia do Sul, nos trazem uma grande novidade. Afirmam eles que simples exercícios de alongamento pode ser uma nova forma de tratamento da xerostomia e resolver muitos dos problemas causados por ela.

    Nova técnica

    Faz parte dessa técnica de tratamento da xerostomia os alongamentos lábios, língua e bochechas . Também são executados exercícios para os músculos mastigatórios e de deglutição .

    O estudo

    Foram avaliados por esse estudo um total de 84 indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos . Todos praticaram os alongamentos e exercícios duas vezes por dia durante uma semana como tratamento da xerostomia. Todos tiveram o acompanhamento de um especialista. Os pesquisadores posteriormente avaliaram o desempenho mastigatório dos indivíduos através do teste de avaliação ‘mixing ability index’.

    Além disso, também analisaram os níveis de hidratação da língua e mucosa bucal. Finalmente realizaram o teste repetitivo de deglutição de saliva.

    Com base nestes testes, os pacientes foram divididos em dois grupos. Em um deles foram agrupados aqueles que apresentavam boas condições de saúde bucal, e em outro, aqueles que não apresentavam uma boa condição.

    Resultados

    Pacientes do grupo que apresentavam boas condições de saúde bucal obtiveram resultados ainda melhores . Após a realização da série de exercícios o mixing ability index aumentou em 6%.
    Já os pacientes que apresentavam uma condição de saúde bucal ruim a melhora foi surpreendente.
    Após a realização da série de exercícios o mixing ability index aumentou em 16% . O grau de hidratação da língua aumentou em 3% .
    Imediatamente após a intervenção 25% dos pacientes com saúde bucal ruim evoluíram para as condições de boa saúde bucal do outro grupo. Após uma semana de prática esse mesmo índice subiu para 40% .
    Todos os avaliados afirmaram sentir menos desconforto e melhoria do quadro após esse experimento na busca do tratamento da xerostomia.tratamento da xerostomia

    Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

    Cuidados com a higiene bucal combinado a consultas regulares com o dentista podem garantir dentes e gengivas saudáveis na terceira idade.
    Uma atenção especial, no entanto, deve-se ter em relação a problemas com próteses dentárias, muito comuns a esse público.

    Doenças crônicas, como diabetes e cardiovasculares, podem ser agravadas por uma saúde bucal deficiente.

    Além das consequências físicas, a perda parcial ou total dos dentes traz também consequências emocionais.
    ausência de dentes causa enorme impacto na autoestima e a capacidade de mastigação torna-se mais reduzida . Isso acaba afetando as escolhas alimentares . Por consequência podem surgir deficiências nutricionais . E, consequentemente, o aparecimento de outras doenças .

    Importante salientar que o avanço da idade requer do dentista uma atenção muito especial com esses pacientes . Isso devido ao risco aumentado para condições como doença periodontal, cáries radiculares, xerostomia, alterações funcionais da cavidade oral e câncer oral.

    Pacientes da terceira idade em geral fazem uso de muitos medicamentos para tratamento de problemas diversos de saúde . Muitos desses medicamentos podem ser geradores de problemas para a saúde bucal. Como por exemplo a xerostomia (boca seca). Diante dessa condição, o dentista é o profissional mais habilitado a prestar as orientações devidas para correção dessa disfunção. Neste artigo anterior do blog Dentalis já destacamos os riscos do aparecimento da xerostomia como consequência do uso de muitos medicamentos.tratamento da xerostomia

    Doenças mais comuns na terceira idade

    Mal de Parkinson

    Doença que se caracteriza por uma desordem progressiva dos movimentos. O Mal de Parkinson é um distúrbio cerebral que provoca deterioração progressiva, com rigidez muscular e tremores involuntários. É uma doença mais comum de ser observada a partir de 60 anos. Porém pode ocorrer também a partir dos 35 anos.
    O Mal de Parkinson apresenta rigidez muscular, lentidão dos movimentos, andar arrastando os pés, postura inclinada para frente e dificuldade em engolir alimentos .
    É uma doença progressiva e influencia a sociabilidade do indivíduo. Pode ser acompanhada de estado depressivo , dificultando o nível interesse do paciente pela vida. Pode ser geradora de problemas para o relacionamento familiar e social.

    Tratamento

    O processo não tem como ser revertido, mas sim retardado. Isso pode ser feito através pelo uso de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

    Alzheimer

    É uma doença degenerativa do cérebro. Se caracteriza pela perda progressiva das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, afetando as áreas da linguagem e produzindo alterações no comportamento. Manifesta-se com mais frequência a partir dos 65 anos de idade .

    Sua origem tem relação com certas alterações nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas.

    As funções cognitivas servem de suporte para todas as operações mentais. São elas que nos permitem captar, elaborar e expressar sentimentos e opiniões. Sua origem está nas conexões dos neurônios.

    Sintomas

    Esquecimento de fatos ou obrigações recentes . O indivíduo acometido por este mal mantém a memória remota , mas tem dificuldades em lembrar episódios recentes. Relembra de situações do passado e as comenta como se estivessem acontecendo no momento.

    Tratamento

    Não possui cura até o momento. O tratamento medicamentoso se destina a controlar os sintomas e proteger pessoa doente dos efeitos produzidos pela doença.
    O Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas em termos emocionais, físicos e financeiros.

    Hipertensão Arterial

    A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão arterial igual ou acima de 140/90 (14 por 9). Isso quando verificada em várias medições e em horários diferentes do dia.

    Não é uma doença exclusiva de idosos, podendo se manifestar em pessoas de todas as idades.
    No entanto, estudos demonstraram que cerca de 65% dos idosos são hipertensos .
    O controle adequado da doença reduz significativamente os ataques cardíacos e os derrames cerebrais na população idosa.

    A hipertensão arterial pode ser originada ter origem genética. Porém muitas vezes está associada a alguns estilos de vida como sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, fumo, e estresse emocional .

    Tratamento

    Alteração de hábitos de vida deletérios, seguir uma dieta pobre em gorduras e sal e rica em fibras. Praticar atividades físicas regulares, evitar o fumo, controlar o estresse emocional, dentre outras precauções.

    Osteoporose

    A osteoporose é uma doença silenciosa dos ossos e pouco sintomática. Afeta a estrutura dos ossos tornando-os frágeis e diminuindo sua capacidade de suportar o peso corporal. Atinge cada vez mais pessoas e atualmente estima-se que perto de 10% da população brasileira sofra do problema . Por ter menor resistência a traumas, são fraturas comuns no idoso, principalmente no fêmur, quadril, coluna e punho.

    Exames como densitometria óssea podem diagnosticar a presença de osteopenia e osteoporose
    Sintomas comuns: Dores nas costas ou pescoço. Coluna vertebral com alguma deformidade. Fraturas fáceis.

    Cuidados importantes

    Prevenção desde a juventude. Dieta balanceada com ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Exercícios físicos regulares visando estabilização nas articulações. Controle postural para evitar traumas em desequilíbrio. Diminuir a ingestão de álcool e tabagismo.

    Fonte: Dovepress , Portal Educação

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...