Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

Nova ferramenta inovadora desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago (UIC) pode revolucionar o rastreamento do câncer bucal.

O teste, que utiliza uma escova simples e familiar, oferece uma maneira mais fácil, precisa e acessível de detectar a forma mais comum da doença, o carcinoma espinocelular oral.

O kit de diagnóstico foi criado e patenteado por Guy Adami e Dr. Joel Schwartz da Faculdade de Odontologia da UIC.

Kit de diagnóstico – como funciona

  • Uma pequena escova é usada para coletar amostras de células de lesões potencialmente cancerígenas dentro da boca;
  • A amostra é então analisada em busca de sinais genéticos de carcinoma espinocelular oral.

Vantagens do novo teste em relação às biópsias cirúrgicas tradicionais (padrão atual)

  • Mais simples e menos invasivo: a coleta de amostra de células é feita com uma escova em menos de 1 minuto, sem necessidade de anestesia;
  • Mais preciso: a análise de micro-RNAs oferece uma precisão de mais de 90% na distinção entre tumores e tecido normal;
  • Mais acessível: o teste pode ser realizado em clínicas odontológicas, sem necessidade de recursos especializados;
  • Mais rápido: os resultados podem ser obtidos em poucos dias.

Outras vantagens importantes do novo teste

  • Coleta células epiteliais: as células coletadas são da camada mais externa da boca, o que facilita o processo e torna-o menos desconfortável para o paciente.
  • Direcionamento específico do tecido: o teste coleta células de um único local, permitindo um tratamento mais direcionado.
  • Potencial para diagnóstico de outras doenças bucais: a tecnologia pode ser usada para diagnosticar outras doenças bucais através de suas próprias assinaturas de micro-RNAs.

Os inventores do teste esperam que ele facilite o rastreamento do câncer bucal, especialmente em populações de alto risco. A tecnologia também pode ter aplicações no diagnóstico de outras doenças bucais no futuro.

Existem 600 doenças diferentes que ocorrem na boca, e algumas delas já foram caracterizadas com micro-RNAs”, disse Schwartz. “Poderíamos usar a mesma abordagem e realmente ter um impacto profundo neste tipo de doença.”

Para comercializar o teste, Adami e Schwartz formaram uma empresa chamada Arphion Diagnostics. Eles estão buscando parceiros de negócios para levar o teste às clínicas odontológicas e tornar o diagnóstico precoce do câncer bucal mais acessível a todos.
Este novo teste é uma grande promessa para a luta contra o câncer bucal. Com sua simplicidade, precisão e acessibilidade, ele tem o potencial de salvar muitas vidas.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Brush Biopsy Enables Early Detection of Oral Cancer without Surgery, UIC researchers invent new test for oral cancer screening, Brush biopsy enables early detection of oral cancer without surgery

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...