Chá preto reduz o desenvolvimento de cáries dentárias?

Chá preto é uma das bebidas mais populares do mundo, mas você sabia que ele também traz alguns benefícios para a saúde bucal? Nesta postagem do blog, exploraremos como o chá preto pode ajudar a prevenir cáries dentárias, inibindo o crescimento de bactérias e placas.

A cárie dentária é causada por bactérias produtoras de ácido que se alimentam de açúcares e amidos nos alimentos. Essas bactérias formam uma película pegajosa chamada placa que adere à superfície dos dentes e gengivas. A placa pode corroer o esmalte dos dentes e causar cáries, que podem causar dor, levar a infecção e perda do dente.

Prevenção da cárie dentária

A prevenção da cárie dentária é um desafio constante na odontologia. No entanto, estudos revelam que o chá preto, uma bebida amplamente consumida, possui propriedades anti-cariogênicas. Nesse sentido, foi realizado um estudo específico, tornado público recentemente na publicação Cureus, cujo foco é justamente investigar o efeito do chá preto na progressão da cárie em animais de laboratório.

Os resultados revelaram que realmente consumo de chá preto reduziu o desenvolvimento de cárie dentária em ratos jovens alimentados com uma dieta cariogênica. Embora seja importante mencionar que o chá utilizado no estudo foi preparado com água sem flúor. Esse fato, relatam os autores, é relevante, ao sugerir que as folhas do chá contêm componentes com propriedades anticariogênicas sem o auxílio do flúor.

O chá-preto reduz o desenvolvimento de cáries dentárias?

Estudos anteriores já haviam mencionado essas propriedades do chá-preto. No entanto, pesquisas mais recentes têm colocado ainda mais ênfase no papel dos compostos polifenólicos presentes no chá, como catequinas, teoflavinas, taninos e flavonoides, em sua atividade anticariogênica.

Os polifenóis do chá perto são compostos naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os polifenóis também podem inibir o crescimento e a atividade de bactérias e placas, interferindo em sua capacidade de aderir aos dentes e produzir ácido.

Esta pesquisa foi realizada em ratos albinos, e a publicação explica que difere em alguns aspectos de pesquisas anteriores que usaram ratos Sprague-Dawley, bem como diferentes marcas de chá. No entanto, afirmam novamente, é evidente que o chá preto tem um efeito positivo na prevenção da cárie dentária.

Mecanismo de Ação do Chá: Inibição Bacteriana e Glicosiltransferase

Extrato de chá oolong

Com base em pesquisas anteriores, foi sugerido que o consumo regular de chá pode diminuir a frequência e a gravidade das cáries dentárias em humanos. Por exemplo, o extrato de chá oolong demonstrou inibir a aderência de S. mutans às superfícies dentárias. Além disso, estudos provaram que a administração de extrato de chá oolong e seu composto polifenólico na dieta e na água potável mostrou uma redução significativa no desenvolvimento de cárie e acúmulo de placa em ratos infectados por S. mutans.

Chá-verde e chá-preto

As catequinas do chá verde e as teoflavinas do chá-preto, de acordo com outras publicações, podem inibir a atividade da amilase salivar, sendo as teoflavinas do chá-preto ainda mais potentes.

Os autores também acham interessante que as catequinas do chá verde são retidas em níveis adequados na saliva por um longo tempo após enxaguar a boca com uma solução de extrato de chá-verde.

Além dos efeitos mencionados, o chá preto também exerce efeito bactericida sobre S. mutans e S. sobrinus, danificando suas membranas celulares.

Prevenção do mau hálito

O chá preto também pode ajudar a prevenir o mau hálito, reduzindo a produção de compostos voláteis de enxofre, responsáveis pelo odor desagradável. Os compostos voláteis de enxofre são produzidos por bactérias que decompõem as proteínas dos alimentos e da saliva. O chá-preto pode inibir a atividade dessas bactérias e neutralizar seu odor.

Limitações do estudo e necessidade de pesquisas adicionais

Apesar dos resultados positivos obtidos neste estudo e em investigações anteriores, os autores consideram importante mencionar que o tamanho da amostra foi pequeno e o período do estudo foi curto, dificultando conclusões definitivas.

Por isso, consideram fundamental a realização de investigações adicionais com amostras maiores e períodos mais longos para confirmar esses resultados e entender melhor o mecanismo preciso de ação do chá na prevenção da cárie dentária. Se sua eficácia for confirmada, o chá pode ser uma opção natural e acessível para promover a saúde bucal e prevenir cáries em larga escala.

Resumindo

Beber chá-preto regularmente pode ter um efeito positivo na saúde bucal, prevenindo a cárie dentária e o mau hálito. No entanto, o chá-preto não substitui as boas práticas de higiene bucal, como escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista regularmente. Você também deve estar ciente de que o chá-preto pode manchar os dentes com o tempo, então você pode querer enxaguar a boca com água após beber ou usar um creme dental clareador.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Anticariogenic Activity of Black Tea: An In Vivo Study, Actividad anticariogénica del té negro

Sugestões de leitura

Mau hálito: por que você deve incluir a língua na sua rotina de higiene bucal

Quando pensamos em higiene bucal, logo nos vêm à mente escova, pasta de dente e fio dental. Mas há um protagonista fundamental nessa...

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Odontogeriatrismo: um mercado que precisa ser explorado!

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade mais próxima do que imaginamos. Segundo o IBGE, até 2030, o Brasil terá mais idosos...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Software de gestão para clínicas odontológicas: custo ou investimento?

Administrar uma clínica odontológica pede muito esforço e atenção do gestor.  Pontos como um ótimo controle financeiro, organização do agendamento, gestão de pacientes,...