Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Odontologia do trabalho: sua importância para profissionais e empresas

Muito se fala sobre saúde no trabalho, mas nem sempre se relaciona a saúde bucal como um dos fatores que também devem fazer parte do bem-estar profissional. Há diversas funções que apresentam diferentes riscos para os colaboradores que as realizam, inclusive o de desenvolver problemas odontológicos. É neste cenário que a Odontologia do Trabalho atua, para garantir que esses riscos sejam reduzidos.

 

Mas como a Odontologia do Trabalho funciona? Continue a leitura deste artigo e saiba mais.

 

A Odontologia do Trabalho no cotidiano profissional.

 

Em qualquer ambiente onde uma atividade profissional é desenvolvida, ouve-se falar bastante em Medicina do Trabalho e o seu papel na prevenção de doenças ocupacionais. A Odontologia do Trabalho, apesar de ser uma especialidade que existe há menos tempo, cumpre função semelhante, só que a sua incumbência é avaliar os riscos à saúde bucal do colaborador.

 

Mas é importante afirmar que a Odontologia do Trabalho não tem o intuito de prevenir situações que coloquem em risco a saúde do profissional tendo em vista apenas os problemas odontológicos mais básicos. O profissional dessa especialidade odontológica se responsabiliza por cuidar de todo o sistema estomatognático do trabalhador.

 

Isso significa que o dentista que escolheu a Odontologia do Trabalho como sua área de atuação tem como sua principal atribuição o diagnóstico e a prevenção de problemas que possam acometer esse sistema que compreende o conjunto das estruturas bucais do trabalhador, compostas não só pelos dentes, mas também por ossos, músculos, veias e nervos.

 

Só para você ter uma noção da complexidade e da importância da Odontologia do Trabalho, quaisquer problemas que afetem a saúde oral do paciente podem trazer consequências mais sérias do que se imagina e demandar cuidados que precisam ir além de uma restauração dental. As complicações podem trazer comprometimentos na mastigação e até na respiração, só para citar alguns exemplos.

 

A Odontologia do Trabalho: as empresas e os colaboradores precisam dela.

 

A importância da Odontologia do Trabalhador hoje é muito maior que o número de empresas que recorrem a essa especialidade reconhecida há cerca de 10 anos e entendem a sua necessidade dentro do sistema de saúde ocupacional. Uma realidade que precisa ser modificada para que tanto as organizações quanto os trabalhadores tenham mais segurança e tranquilidade para desempenhar suas atividades.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, problemas de ordem odontológica estão entre as principais causas de falta no trabalho. Além de contribuir para haver uma redução desse absenteísmo nas empresas, a Odontologia do Trabalho também tem impacto direto na qualidade de vida do colaborador, sendo indispensável para sua produtividade e, consequentemente, para que a empresa tenha melhores resultados.

 

O devido cuidado com a Odontologia do Trabalho também diminui as chances de que o colaborador precise se afastar das suas atividades e que isso se transforme, também, em um risco jurídico para a empresa. Fora que o profissional com a certeza do cuidado com a sua saúde ocupacional se sente mais motivado e ajuda a melhorar todo o ambiente.

 

Para o trabalhador, a Odontologia do Trabalho simboliza a prevenção de doenças ocupacionais, conforme mencionado anteriormente no artigo. Por meio de exames bucais realizados regularmente, é possível acompanhar a situação real de saúde do trabalhador, sobretudo quando existe um risco de exposição a substâncias tóxicas. 

 

Além disso, o profissional de Odontologia do Trabalho dentro da empresa adota também assume uma função educativa, orientando os profissionais envolvidos no processo produtivo acerca dos cuidados necessários com a saúde bucal que devem ser adotados rotineiramente.

 

É sempre importante lembrar que não se deve considerar saúde bucal e saúde geral como duas coisas isoladas, afinal, uma depende diretamente da outra. Para citar somente um exemplo, as cáries dentárias podem adentrar à corrente sanguínea e provocar uma série de problemas que não tem necessariamente a ver com os dentes, como a endocardite bacteriana. Por isso, a Odontologia do Trabalho  também é fundamental para cuidar da saúde do colaborador sob uma perspectiva que vai além dos problemas bucais.

As principais atribuições de um profissional de Odontologia do Trabalho.

 

Caso você seja um dentista e a leitura do artigo tenha despertado o interesse de voltar sua atuação para a Odontologia do Trabalho, é importante saber algumas das principais atribuições de um profissional que escolhe desempenhar suas atividades nesta especialidade.

 

Mais do que examinar pacientes, o profissional de Odontologia do Trabalho deve ter uma visão ampla de tudo o que envolve as circunstâncias das suas atividades laborais. É preciso, por exemplo, que o dentista especializado atue na verificação de aspectos presentes no ambiente de trabalho que possam oferecer riscos à saúde oral do colaborador.

 

Ao odontólogo do trabalho também cabe elaborar campanhas internas com aspectos educativos relativos à saúde do trabalho de forma geral. É preciso, ainda, que o dentista integre uma equipe composta por outros profissionais de saúde ocupacional e ajude a avaliar questões que envolvam a segurança laboral do trabalhador naquele ambiente e até na definição dos equipamentos de proteção a serem utilizados.

 

Todos esses pontos que balizam as atividades desenvolvidas pelo profissional da Odontologia do Trabalho têm como base o principal objetivo da sua presença em cada etapa do processo de produção de uma empresa, que é garantir a detecção precoce de prováveis problemas e assegurar que sua saúde bucal e suas funções tenham um correto alinhamento.

 

Quais os exames de Odontologia do Trabalho que o colaborador precisa realizar?

 

Quando um colaborador é contratado ou dispensado por uma empresa, ele precisa realizar dois exames: o admissional e o demissional, respectivamente. No decorrer da sua jornada de trabalho, ele também passa por algumas avaliações periódicas, o mesmo ocorre quando é promovido para outro cargo ou no momento em que retorna de um período de férias.

 

Ou seja, não faltam exames para diferentes momentos da vida de um profissional em uma empresa. E, em cada um deles, a Odontologia do Trabalho deve se fazer presente, tanto para avaliar se há algum problema existente como para precisar se a atividade que o colaborador desenvolverá na empresa poderá provocar algum tipo de comprometimento à sua saúde.

 

O ideal é que se estabeleçam períodos ao longo da estadia do trabalhador na empresa para que uma avaliação odontológica seja feita, a fim de que diagnósticos que apontem algum impacto laboral na sua saúde bucal sejam realizados com o maior nível de precocidade possível.

 

Uma das funções da Odontologia do Trabalho na realização dos exames de saúde ocupacional é direcionar o colaborador a um tratamento odontológico caso seja identificado algum problema. O trabalhador estará totalmente apto a exercer suas funções à medida que essas condições forem tratadas e resolvidas, cabendo também ao profissional de Odontologia do Trabalho o complemento dessa avaliação. 

 

Como o dentista pode começar a atuar na Odontologia do Trabalho?

 

A Odontologia do Trabalho é mais uma das especialidades que um dentista pode atuar no decorrer da sua trajetória profissional, oferecendo às empresas a sua formação para avaliar a condição de saúde dos colaboradores, reforçando que é uma atividade que visa diagnosticar possíveis problemas e não oferecer uma assistência odontológica do ponto de vista do tratamento ou acompanhamento.

 

Existe uma formação específica para o dentista que queira adentrar ao mundo da Odontologia do Trabalho, que o credencia a atuar nesta área e a compor grupos de trabalho que cuidem da Saúde Ocupacional de empresas de diversos segmentos, até mesmo em órgãos públicos.

 

Quando o profissional decide iniciar uma especialização em Odontologia do Trabalho, ele passa a ter contato com disciplinas que tratam não só sobre saúde bucal em específico, mas abordam conteúdos como ergonomia, doenças ocupacionais diversas e até questões ligadas a fatores ambientais.

 

Em termos salariais, a remuneração do profissional de Odontologia do Trabalho pode variar até pouco mais de 7 mil reais. Além disso, é uma área que vem despertando o interesse de muitas empresas e, por consequência, proporcionado novas oportunidades aos dentistas que escolhem esse caminho profissional.

 

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

Aprenda a escolher o melhor software de gestão para seu consultório!

A tecnologia está ajudando a revolucionar a maneira que os consultórios odontológicos operam e buscam melhores resultados. Uma das ferramentas mais importantes para...

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!