Odontologia: tendências para 2018

Nos últimos anos, a odontologia tem registado grandes avanços tecnológicos e a tendência é para que esse processo continue forte em 2018. O número de dentistas no uso de tecnologias digitais cada vez mais avançadas tende a aumentar. De acordo com Bill Warner, do DDS Labs, outras tendências incluem mudanças nas técnicas de marketing digital e na oferta de cuidados de saúde personalizados para o paciente.

Tratamentos mais avançados com recurso a nova tecnologia

Quer seja para restaurações prontas no próprio dia ou para planos de saúde ortodônticos, cada vez mais consultórios vão passar a recorrer à tecnologia CAD/CAM e a impressões digitais. Não só proporciona uma experiência mais confortável para o paciente, como facilita a comunicação e o envio dos arquivos diretamente para os laboratórios de próteses dentárias, reduzindo assim significativamente o tempo de espera.

A tecnologia permite ainda reduzir o número de repetições dos processos e permite analisar as impressões obtidas pelo método digital com mais calma, enquanto o paciente aguarda no consultório.

Tecnologia cone-beam

O contínuo interesse pela implantodontia vai fazer com que cada vez mais consultórios invistam em tecnologia cone-beam, sobretudo numa altura em que os pacientes se mostram cada vez mais informados sobre os riscos e benefícios dos implantes.

Impressoras 3D

Esta é outra tendência que na opinião de Bill Warner vai marcar o ano de 2018, principalmente porque o custo destas novas impressoras 3-D vem se reduzindo, tornando-as acessíveis para as consultórios odontológicas já que são muito eficientes.

Para Bill Warner, as consultórios que optarem por investir nestas novas tecnologias devem ter o cuidado de informar os seus pacientes sobre os novos recursos tecnológicos oferecidos. Além de funcionar como uma ótima estratégia de marketing também ajuda a fidelizar mais pacientes.

Trabalho em conjunto

Há cada vez mais uma tendência para dentistas trabalharem em conjunto e não em consultórios isolados. É uma estratégia que possibilita a divisão de custos na gerência de um consultório, o acesso a um universo maior de clientes e mais capital à disposição para investimento em marketing, coaching e consultoria.

Marketing Digital

Com a crescente importância dos recursos tecnológicos, os pacientes esperam que a consultórios odontológicas disponham de softwares odontológicos que possibilitem o agendamento rápido de consultas além de recursos outros avançados que denotem organização e que possam contribuir com a eficiência e sucesso nos tratamentos.

Uma profissão com maioria de mulheres

A conquista da maioria feminina na Odontologia foi gradativa: há 40 anos, a profissão poderia ser considerada eminentemente masculina, já que 90% dos profissionais eram homens. Ainda no final da década de 90, grande parte dos cirurgiões-dentistas era formada por homens. Atualmente, elas são maioria em 25 dos 27 Estados brasileiros.

A procura pela profissão por parte das mulheres deve-se também à possibilidade de uma jornada de trabalho relativamente flexível, o que permite exercer diversas atividades, sem abrir mão de nenhuma de suas várias atuações.

Sugestões de leitura

Saúde bucal na gravidez: como o cuidado com os dentes protege mãe e bebê

Você sabia que, nos Estados Unidos, menos de 40% das gestantes fazem acompanhamento preventivo com um dentista? Pois é: mesmo com tantos avanços...

Proteja suas gengivas: o guia para evitar a doença periodontal

Você sabia que, nos Estados Unidos, mais de 40% dos adultos acima de 30 anos enfrentam problemas nas gengivas? Pois é: a doença...

Mau hálito: por que você deve incluir a língua na sua rotina de higiene bucal

Quando pensamos em higiene bucal, logo nos vêm à mente escova, pasta de dente e fio dental. Mas há um protagonista fundamental nessa...

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...