Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Os efeitos do ciclo menstrual sobre a saúde bucal da mulher

    O ciclo menstrual e a influência sobre a saúde bucal

    Novas descobertas mostram que os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a saúde bucal.

    “Os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a ecologia microbiana da boca”. É o que afirma Nagihan Bostanci, professora e pesquisadora da cadeira de Periodontia do Departamento de Odontologia do Karolinska Institutet, Suécia.

    Os hormônios femininos e as alterações microbianas

    O estudo a que ela se refere apresentou evidências de que, apesar de cuidar bem dos dentes e gengivas, a regulação dos hormônios femininos causa alterações microbianas orais temporárias.
    Essas alterações podem levar à deterioração da saúde bucal
    .

    O alto consumo de açúcar na dieta e o tabagismo são fatores de risco adicionais que podem piorar ainda mais a saúde bucal das mulheres durante o ciclo menstrual.

    ​Aumentar a conscientização sobre a saúde bucal das mulheres ao longo da vida

    Existem vários estágios na vida da mulher durante os quais as mudanças nos níveis hormonais as tornam mais suscetíveis a problemas de saúde, incluindo a puberdade, o ciclo menstrual mensal, o uso de anticoncepcionais, a gravidez e a menopausa.

    É importante aumentar a conscientização mundial em relação às preocupações únicas com a saúde bucal na vida e no estilo de vida das mulheres.

    Esta é uma contribuição particularmente importante para a área odontológica, pois destaca a necessidade de se considerar também aspectos da fisiologia da mulher na preservação da saúde bucal.

    ​Atenção redobrada

    A conscientização de que a saúde bucal da mulher é mais vulnerável em certas fases do ciclo menstrual, ajudará a aumentar a higiene bucal e as medidas de rastreamento profissional durante esses períodos, além de fortalecer a prevenção de doenças bucais, como a gengivite.

    Uma coorte de 103 mulheres em idade reprodutiva com ciclo menstrual regular foi recrutada em clínicas ginecológicas em Copenhagen e traçou o perfil de seu microbioma salivar no Karolinska Institutet.
    Esta parte do estudo “MiMens — Dinâmica do Microbioma durante o ciclo menstrual” é conduzida em colaboração com o Centro de Pesquisa de Microbioma Translacional), o Departamento de Medicina Dentária (Profa. Nagihan Bostanci) e o Departamento de Medicina da Universidade de Copenhagen (Profa Henriette Svarre Nielsen).

    “Disbiose do microbioma oral humano durante o ciclo menstrual e vulnerabilidade às exposições externas do fumo e do açúcar da dieta”, foi publicado na Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Departamento de Odontologia do Karolinska InstitutetDysbiosis of the Human Oral Microbiome During the Menstrual Cycle and Vulnerability to the External Exposures of Smoking and Dietary Sugar

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Novo Antibiótico: Uma Inovação Promissora para a Odontologia

      Hoje falaremos sobre uma descoberta que pode revolucionar o tratamento das infecções odontológicas. Recentemente, foi desenvolvido um novo antibiótico que representa um avanço...

      Um elixir que pode combater a periodontite: conheça o elixir de Matcha.

      Hoje vamos conversar sobre uma descoberta que pode contribuir para o tratamento da periodontite.Vocês já ouviram falar do elixir oral de Matcha? Pois...

      Gel de lidocaína: uma técnica anestésica útil para a terapia periodontal não cirúrgica

      Hoje compartilharemos com vocês uma descoberta interessante na área da odontologia. Recentemente um estudo publicado no Journal of Periodontology destacou a eficácia do gel...

      Bruxismo e TEPT: Ranger os dentes pode ser sinal de estresse pós-traumático

      Hoje vamos compartilhar com vocês algumas informações interessantes sobre um tema que pode afetar muitas pessoas: o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e...

      Magnificação na Odontologia Moderna: Abrindo Caminhos para Precisão e Conforto

      Hoje vamos abordar  um assunto muito importante na odontologia moderna: a magnificação. É incrível como essa tecnologia tem se mostrado um aliado indispensável,...

      Odontologia restauradora: solução Inovadora para Dentes Pilares Não Paralelos

      No dinâmico cenário da odontologia, um avanço significativo surge para enfrentar um desafio persistente enfrentado por pacientes e profissionais: dentes pilares não paralelos....