Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Os efeitos do ciclo menstrual sobre a saúde bucal da mulher

    O ciclo menstrual e a influência sobre a saúde bucal

    Novas descobertas mostram que os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a saúde bucal.

    “Os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a ecologia microbiana da boca”. É o que afirma Nagihan Bostanci, professora e pesquisadora da cadeira de Periodontia do Departamento de Odontologia do Karolinska Institutet, Suécia.

    Os hormônios femininos e as alterações microbianas

    O estudo a que ela se refere apresentou evidências de que, apesar de cuidar bem dos dentes e gengivas, a regulação dos hormônios femininos causa alterações microbianas orais temporárias.
    Essas alterações podem levar à deterioração da saúde bucal
    .

    O alto consumo de açúcar na dieta e o tabagismo são fatores de risco adicionais que podem piorar ainda mais a saúde bucal das mulheres durante o ciclo menstrual.

    ​Aumentar a conscientização sobre a saúde bucal das mulheres ao longo da vida

    Existem vários estágios na vida da mulher durante os quais as mudanças nos níveis hormonais as tornam mais suscetíveis a problemas de saúde, incluindo a puberdade, o ciclo menstrual mensal, o uso de anticoncepcionais, a gravidez e a menopausa.

    É importante aumentar a conscientização mundial em relação às preocupações únicas com a saúde bucal na vida e no estilo de vida das mulheres.

    Esta é uma contribuição particularmente importante para a área odontológica, pois destaca a necessidade de se considerar também aspectos da fisiologia da mulher na preservação da saúde bucal.

    ​Atenção redobrada

    A conscientização de que a saúde bucal da mulher é mais vulnerável em certas fases do ciclo menstrual, ajudará a aumentar a higiene bucal e as medidas de rastreamento profissional durante esses períodos, além de fortalecer a prevenção de doenças bucais, como a gengivite.

    Uma coorte de 103 mulheres em idade reprodutiva com ciclo menstrual regular foi recrutada em clínicas ginecológicas em Copenhagen e traçou o perfil de seu microbioma salivar no Karolinska Institutet.
    Esta parte do estudo “MiMens — Dinâmica do Microbioma durante o ciclo menstrual” é conduzida em colaboração com o Centro de Pesquisa de Microbioma Translacional), o Departamento de Medicina Dentária (Profa. Nagihan Bostanci) e o Departamento de Medicina da Universidade de Copenhagen (Profa Henriette Svarre Nielsen).

    “Disbiose do microbioma oral humano durante o ciclo menstrual e vulnerabilidade às exposições externas do fumo e do açúcar da dieta”, foi publicado na Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Departamento de Odontologia do Karolinska InstitutetDysbiosis of the Human Oral Microbiome During the Menstrual Cycle and Vulnerability to the External Exposures of Smoking and Dietary Sugar

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...