Os efeitos do ciclo menstrual sobre a saúde bucal da mulher

O ciclo menstrual e a influência sobre a saúde bucal

Novas descobertas mostram que os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a saúde bucal.

“Os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a ecologia microbiana da boca”. É o que afirma Nagihan Bostanci, professora e pesquisadora da cadeira de Periodontia do Departamento de Odontologia do Karolinska Institutet, Suécia.

Os hormônios femininos e as alterações microbianas

O estudo a que ela se refere apresentou evidências de que, apesar de cuidar bem dos dentes e gengivas, a regulação dos hormônios femininos causa alterações microbianas orais temporárias.
Essas alterações podem levar à deterioração da saúde bucal
.

O alto consumo de açúcar na dieta e o tabagismo são fatores de risco adicionais que podem piorar ainda mais a saúde bucal das mulheres durante o ciclo menstrual.

​Aumentar a conscientização sobre a saúde bucal das mulheres ao longo da vida

Existem vários estágios na vida da mulher durante os quais as mudanças nos níveis hormonais as tornam mais suscetíveis a problemas de saúde, incluindo a puberdade, o ciclo menstrual mensal, o uso de anticoncepcionais, a gravidez e a menopausa.

É importante aumentar a conscientização mundial em relação às preocupações únicas com a saúde bucal na vida e no estilo de vida das mulheres.

Esta é uma contribuição particularmente importante para a área odontológica, pois destaca a necessidade de se considerar também aspectos da fisiologia da mulher na preservação da saúde bucal.

​Atenção redobrada

A conscientização de que a saúde bucal da mulher é mais vulnerável em certas fases do ciclo menstrual, ajudará a aumentar a higiene bucal e as medidas de rastreamento profissional durante esses períodos, além de fortalecer a prevenção de doenças bucais, como a gengivite.

Uma coorte de 103 mulheres em idade reprodutiva com ciclo menstrual regular foi recrutada em clínicas ginecológicas em Copenhagen e traçou o perfil de seu microbioma salivar no Karolinska Institutet.
Esta parte do estudo “MiMens — Dinâmica do Microbioma durante o ciclo menstrual” é conduzida em colaboração com o Centro de Pesquisa de Microbioma Translacional), o Departamento de Medicina Dentária (Profa. Nagihan Bostanci) e o Departamento de Medicina da Universidade de Copenhagen (Profa Henriette Svarre Nielsen).

“Disbiose do microbioma oral humano durante o ciclo menstrual e vulnerabilidade às exposições externas do fumo e do açúcar da dieta”, foi publicado na Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Fontes: Departamento de Odontologia do Karolinska InstitutetDysbiosis of the Human Oral Microbiome During the Menstrual Cycle and Vulnerability to the External Exposures of Smoking and Dietary Sugar

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?