Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Óxido nitroso na Odontologia – Informações importantes

    O óxido nitroso pode ser uma ótima alternativa para reduzir aquele medo de dentista que muitas pessoas possuem. Esse medo muitas das vezes é resultado de lembranças desagradáveis da infância. Pode também ser resultado de experiências traumáticas compartilhadas por outros pacientes.

    O óxido nitroso é um gás incolor e inodoro que pode reduzir a ansiedade durante procedimentos odontológicos.

    As pessoas costumam se referir ao óxido nitroso como gás do riso. O óxido nitroso retarda o tempo de reação de uma pessoa e causa uma sensação de euforia. Quando uma pessoa usa óxido nitroso, não demora muito para sentir os efeitos do gás . Quando as pessoas param de usá-lo, os efeitos desaparecem rapidamente .

    É um tipo de sedação gera uma pequena diminuição da atividade do córtex cerebral . Não causa depressão do centro respiratório.

    O óxido nitroso é geralmente seguro para uso em procedimentos médicos e odontológicos . Usos médicos incluem procedimentos em crianças, crianças e adultos. No entanto, como acontece com qualquer droga, existe um risco de efeitos na saúde a curto e longo prazo. Também pode haver o potencial para sobredosagem.

    O óxido nitroso também pode ser utilizado em cirurgias odontológicas.
    A principal vantagem da anestesia com óxido nitroso é a ausência de efeitos prolongados após a sessão do tratamento. Isso porque o óxido nitroso não é metabolizado pelo nosso organismo , já que possui pouca solubilidade no sangue.

    Efeitos colaterais de curto prazo

    Vamos tomar um exemplo. Uma paciente mulher em um atendimento odontológico que tenha recebido óxido nitroso. Os efeitos colaterais de curto prazo que podem surgir são tontura, náusea ou vômito .

    Os efeitos colaterais de curto prazo não são muito comuns , mas podem ocorrer. A razão mais usual que leva ao aparecimento desses efeitos são a inalação do gás muito rapidamente ou quando o mesmo é inalado em excesso.

    Neste caso poderão surgir os efeitos:

    • tontura, náusea ou vômito;
    • fadiga;
    • dor de cabeça;
    • suor excessivo;
    • tremores.

    Também é possível que uma pessoa experimente uma sensação de estar chapada quando recebe óxido nitroso. Podem ocorrer distorções na percepção de sons.

    Durante ou imediatamente após a administração do gás, um profissional de saúde também pode administrar oxigênio a uma pessoa.

    Quando uma pessoa recebe oxigênio após um procedimento médico, normalmente é para limpar o óxido nitroso restante do organismo do paciente . Isso ajuda o indivíduo a recuperar o estado de alerta e pode ajudar a evitar dores de cabeça .

    As pessoas podem sentir-se lentas ou não alertas após a inalação de óxido nitroso. Este efeito em geral desaparece rapidamente.

    Após a realização e término de um procedimento odontológico com óxido nitroso as pessoas podem se deslocar. Isso desde que elas se deem um tempo suficiente para se recuperar totalmente do efeito do gás.

    Para ajudar a evitar problemas estomacais, o paciente deve ingerir uma refeição leve. Deve evitar a ingestão de uma refeição pesada por várias horas após o procedimento.

    O leite e seus derivados retardam o esvaziamento gástrico, assim como carnes e gorduras, devendo os pais serem orientados a evitar a ingestão desses alimentos por parte das crianças para diminuir as chances de ocorrência de náusea e vômito.

    O ideal, segundo a American Academy of Pediatric Dentistry , é que em crianças com mais de 36 meses, o jejum de leite ou sólidos deve ser de 6 a 8 horas antes do procedimento. Água pode ser ingerida até 3 horas antes.

    No caso de reação alérgica ao óxido nitroso

    Reações alérgicas ao gás podem acontecer e é importante estar alerta quanto a essa possibilidade. Uma reação alérgica pode acontecer se alguém estiver experimentando o óxido nitroso pela primeira vez. Como no caso de uma uma criança, por exemplo.

    Os sintomas mais comuns observados em caso de reação alérgica são:

    • arrepios;
    • urticária;
    • chiado ou problemas respiratórios;
    • febre.

    Caso um paciente apresente um quadro de reação alérgica ao óxido nitroso deve-se procurar atendimento médico imediato.

    Efeitos colaterais de longo prazo

    Há poucas evidências que sugerem que o óxido nitroso cause efeitos colaterais graves a longo prazo.

    maioria dos efeitos colaterais desaparece rapidamente após o uso do gás . O paciente deve informar seu dentista no caso de sentir algum efeito colateral incomum ou se ele durar algumas horas ou dias após o procedimento.

    O paciente em geral não manifesta efeitos colaterais a longo prazo. No entanto, a exposição prolongada ou o uso indevido intencional de óxido nitroso podem causar problemas de saúde.

    A exposição excessiva pode levar à anemia ou a uma deficiência de vitamina B12. O último pode trazer problemas aos nervos, o que pode ocasionar dormência nos membros ou dedos do paciente.

    Em resumo, nem todo mundo é um bom candidato para receber óxido nitroso.
    Em alguns casos, condições médicas preexistentes podem tornar o óxido nitroso menos seguro .

    Razões pelas quais os dentistas devem evitar o uso de óxido nitroso em pacientes que:

    • apresentem deficiência de vitamina B-12;
    • tenham histórico de problemas de saúde mental;
    • estejam no primeiro trimestre da gravidez;
    • apresentem histórico de abuso de substâncias;
    • tenham diagnóstico prévio de deficiência da enzima metilenotetrahidrofolato redutase;
    • tenham uma história de doenças respiratórias pregressas.

    Overdose

    Embora normalmente seja muito seguro, existe a possibilidade de uma pessoa ter uma overdose de óxido nitroso. As razões mais comuns para uma sobredosagem incluem a ingestão excessiva do gás e a exposição por longo tempo.

    Uma pessoa que trabalha em uma clínica que utiliza ou armazena óxido nitroso apresenta maior risco de exposição a longo prazo ou acidental.

    No caso do paciente , não é provável a ocorrência de uma overdose . Isso porque a quantidade necessária para fazer uma overdose é muito maior do que aquela administrada durante um procedimento .

    Sintomas característicos do uma overdose de óxido nitroso:

    No caso de uma overdose, são estes os sintomas mais comuns:

    • aperto no peito;
    • irritação nos olhos, garganta e nariz;
    • dificuldade em respirar – alucinações ou psicose;
    • sensação de sufocamento;
    • tonalidade azul para os dedos dos pés, lábios ou dedos;
    • aumento da pressão arterial e risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
    • convulsões;
    • aumento da frequência cardíaca.

    No caso do recebimento de óxido nitroso em excesso de uma só vez com pouco ou nenhum oxigênio, também poderão ser gerados danos cerebrais.
    No caso de suspeita de overdose de óxido nitroso, o atendimento médico de urgência deve ser buscado. Caso não tratada à tempo, uma overdose dessa natureza pode resultar em coma ou morte.

    O óxido nitroso é um gás, e como droga recreativa pertence à categoria dos inalantes.
    De acordo com o National Institute on Drug Abuse , os adolescentes e pré-adolescentes são mais propensos ao uso de inalantes do que os mais velhos.

    Como o efeito de sentir-se chapado dura apenas alguns segundos, o usuário muitas vezes inala repetidamente o gás durante vários minutos ou horas, o que pode levar a uma overdose acidental.

    Em poucas palavras

    O óxido nitroso é tipicamente um medicamento seguro que ajuda a sedar uma pessoa antes e durante os procedimentos odontológicos. Os efeitos da droga normalmente vêm e desaparecem rapidamente ao iniciar e interromper a administração do gás.

    Se uma pessoa experimenta um efeito colateral, ela geralmente dura pouco e desaparece depois de seu uso. Se os efeitos durarem por um período mais longo ou uma pessoa experimentar sintomas de uma reação alérgica, eles devem procurar atendimento médico imediato.

    Embora raro, uma overdose do gás é possível.
    Aqueles que trabalham em instalações que usam ou armazenam óxido nitroso e aqueles que abusam dele estão sob maior risco.
    Durante os procedimentos de rotina são poucas as chances da ocorrência de uma overdose de óxido nitroso.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...