Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Pastas de dentes de carvão ativado: benefício ou risco?

    Pastas de dente de carvão ativado tem sido utilizadas por muitos como uma fórmula fácil e rápida de clarear os dentes.
    Um grupo de dentistas ingleses, no entanto, desaconselha a utilização de pastas de dente à base de carvão ativado. E por que?

    Cientistas concluíram que não há benefícios comprovados para as pastas de dente de carvão ativado.
    O que a pesquisa mostrou é que pastas de dente de carvão ativado podem aumentar o risco de cáries e de manchas nos dentes.
    Esta pesquisa do British Dental Journal se antepõe ao marketing comercial. Marketing que garante que pastas de dente de carvão ativado têm efeito clareador e são antibacterianas.

    São alegações infundadas, e você vai descobrir o porquê!

    Pastas de dente de carvão ativado ganharam popularidade em vários países nos últimos anos. Fazem sucesso no Reino Unido, EUA, Japão, Índia, Tailândia, Lituânia, Austrália, Hong Kong, China, Coreia e Suíça. Essa tendência mundial já foi noticiada aqui no blog Dentalis. Aqui mesmo no Brasil é fácil encontrarmos em farmácias pastas de dente de carvão ativado.

    Ao longo da história

    O uso de carvão para limpar os dentes não é um conceito novo . Os antigos gregos usaram carvão pela primeira vez para remover manchas dos dentes e disfarçar odores de gengivas não saudáveis.

    Agora, uma extensa revisão resume os resultados de 15 estudos anteriores. Assim obtemos uma visão geral do que sabemos atualmente sobre os produtos dentários à base de carvão vegetal.

    O estudo

    A pesquisa analisou 50 pastas de dente de carvão ativado. Revelou que apenas 8% contêm flúor. Isso demonstra que oferecem uma proteção muito limitada contra as cáries dentais.

    Riscos para os dentes

    Além de não apresentarem propriedades clareadoras e antibacterianas, há um risco extra .
    Pastas de dente de carvão ativado são abrasivas , Isto pode trazer desgastar o esmalte dentário , gerar recuo das gengivas e provocar sensibilidade dental .

    Propaganda: o suposto efeito branqueador das pastas de dente de carvão ativado

    Campanhas de marketing geralmente usam o vocabulário “natural” para evocar um senso de naturalidade e pureza.
    Pesquisadores observaram que termos atraentes como “ecológico”, “vegetal”, “natural”, “orgânico” e “puro” são usados para anunciar 88% dos produtos à base de carvão ativado. Grande parte das marcas estudadas usaram dois ou mais desses termos em suas campanhas de marketing.

    Pastas de dente de carvão ativado são todas iguais?

    A pesquisa demonstrou que apenas 8% dos 50 cremes dentais analisados continham flúor.
    Mais de 50% dos produtos ofereciam benefícios terapêuticos e 96% alegavam ajudar a clarear os dentes.

    As propriedades de desintoxicação foram descritas em 46 por cento das pastas de dente à base de carvão ativado. Propriedades antibacterianas e antissépticas em 44 por cento. Remineralização, fortalecimento e fortificação estavam entre as propriedades de 30 por cento dessas pastas dentais. Alegações de baixa abrasividade foram feitas em 28 por cento das pastas dentais. E propriedades antifúngicas em 12 por cento delas.

    Apenas 10% das pastas dentais tinham alguma forma de endosso por um profissional da área odontológica . Nenhuma dos supostos benefícios anteriores foi comprovado.

    Juntamente com o uso de linguagem atraente, o apoio de celebridades são frequentemente usados para atrair consumidores. Muitos fabricantes acabam escondendo dos consumidores os reais efeitos desses produtos.

    Na maior parte das vezes os artistas que fazem propaganda de pastas de dente de carvão apresentam dentes bem brancos. Acontece que seus sorrisos brancos não são uma consequência direta do uso do produto que anunciam. De uma perspectiva de branqueamento, pode haver indícios casuais de seu potencial de clareamento, mas qualquer efeito que eles tenham provavelmente terá sido apenas superficial.

    Muitos cremes dentais que alegam branquear os dentes estão simplesmente removendo manchas superficiais . Eles não garantem sorrisos brancos duradouros que muitos usuários podem estar procurando . São apenas um artifício de publicidade.

    É imprescindível que os consumidores verifiquem os ingredientes na embalagem dos produtos à base de carvão antes de usá-los. É fundamental que ao menos eles incluam flúor, cálcio e fosfato para fortalecimento e proteção do esmalte dos dentes.

    Riscos reais

    A nova pesquisa descobriu que as pastas dentais à base de carvão vegetal podem trazer prejuízo à saúde bucal.
    Especialmente pelo fato de não conter ingredientes essenciais à proteção contra as cáries .

    Um creme dental deve conter 1.350 a 1.500 ppm de flúor para proteger os dentes contra a cárie dental . Muitas pastas de dente à base de carvão não contêm flúor neste nível . Assim, os usuários estão mais expostos aos riscos de desenvolvimento e de cáries.

    Além disso, alguns cremes dentais com carvão podem ser “ excessivamente abrasivos ”. Dessa forma desgastam o esmalte dos dentes, resultando em dentes sensíveis .

    Quando usados com muita frequência em pessoas com restaurações, pode acabar aderindo a elas e as pigmentando.
    As partículas de carvão também podem ficar presas nas gengivas e irritá-las.

    Pastas dentais à base de carvão não são a solução para quem busca um sorriso perfeito . Importante não esquecer dos riscos que apresentam. Então não acredite em propaganda .
    Qualquer pessoa preocupada com manchas ou dentes descoloridos que não podem ser mudados por uma mudança na dieta, ou melhorias na sua higiene bucal, deve consultar seu dentista .

    Afinal, o que é o carvão ativado?

    É obtido a partir da queima de matérias orgânicas. Como por exemplo , cascas de coco e alguns tipos de madeira. O material é exposto à altas temperaturas em ambiente de baixo teor de oxigênio. Isso leva à abertura de poros através dos quais as impurezas podem ser removidas. Apresenta características de um ótimo adsorvente.

    Uso do carvão ativado na medicina

    É uma forma de carbono puro de grande porosidade. Tem a propriedade de unir substâncias à sua superfície.
    Pode fixar toxinas bacterianas, químicas irritantes e gases. Atua também como protetor das mucosas.

    O carvão ativado não é absorvido pelo trato gastrintestinal . Pode-se ingeri-lo até três horas após a ingestão da substância tóxica.

    Riscos de interação medicamentosa com o carvão ativado

    Não se recomenda a ingestão de carvão ativado juntamente com outros medicamentos .
    Isso se deve ao risco de outros fármacos serem adsorvidos pelo carvão ativado.

    Fontes: News Medical , Saúde oral , British Dental Journal

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...