Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Probióticos no combate às cáries dentárias

Cáries dentárias são um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, afetando vários segmentos da população. Elas são causadas pela ação das bactérias que vivem na boca, que produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes.

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, podem trazer benefícios à saúde. Eles podem ser encontrados em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e tempê, ou em suplementos alimentares.

O estudo

Um estudo publicado na revista Special Care in Dentistry, avaliou o efeito do consumo de probióticos no combate às cáries dentárias. O estudo foi realizado com 100 crianças com idade entre 6 e 12 anos, divididas em dois grupos: um grupo que consumiu probióticos e um grupo que não consumiu.

Os probióticos utilizados no estudo foram a combinação de Lactobacillus reuteri RC-14 e actobacillus rhamnosus GG. Os participantes do grupo que consumiu probióticos tomaram um suplemento oral contendo 10 bilhões de microrganismos vivos, duas vezes ao dia, durante seis meses.

Resultados

Os resultados do estudo mostraram que as crianças que consumiram probióticos apresentaram uma redução significativa no número de cáries dentárias, em comparação com as crianças que não consumiram.

O estudo também mostrou que as crianças que consumiram probióticos apresentaram uma redução significativa na quantidade de bactérias Streptococcus spp. na boca, causadoras das cáries dentárias.

Foco em Streptococcus spp

O estudo em questão focou em Streptococcus spp, um gênero de bactérias responsável por cerca de 90% dos casos de cáries dentárias. As bactérias Streptococcus spp. produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, levando ao desenvolvimento de cáries.

O estudo mostrou que os probióticos foram eficazes na redução da quantidade de bactérias Streptococcus spp. na boca. Isso sugere que os probióticos podem atuar de duas maneiras para prevenir as cáries dentárias: Streptococcus spp.

  • Reduzindo a quantidade de bactérias nocivas na boca;
  • Os probióticos podem competir com as bactérias nocivas por nutrientes e espaço, ajudando a manter o equilíbrio da microbiota oral;
  • Produzindo substâncias que inibem o crescimento das bactérias nocivas. Os probióticos podem produzir substâncias como ácidos láticos e bacteriocinas, que podem ajudar a matar ou inibir o crescimento das bactérias nocivas.

Recomendações

Se você está interessado em usar probióticos para prevenir ou tratar as cáries dentárias, converse com seu dentista. Ele poderá recomendar o probiótico mais adequado para você.

Além de usar probióticos, é importante manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e usando fio dental diariamente. Também é importante limitar o consumo de açúcar e alimentos ácidos, que podem favorecer o desenvolvimento das cáries dentárias.

Concluindo

O estudo é importante porque fornece evidências científicas sobre o efeito dos probióticos no combate às cáries dentárias. Os resultados do estudo sugerem que os probióticos podem ser uma estratégia eficaz para reduzir o número de cáries dentárias, especialmente em crianças.

No entanto, é importante ressaltar que o estudo foi realizado com um número relativamente pequeno de participantes. Estudos adicionais com um número maior de participantes são necessários para confirmar os resultados do estudo.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet


Fontes: A comprehensive review of the application of probiotics and postbiotics in oral health, La influencia de los probióticos para combatir la caries dental

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...