Problemas de saúde bucal associados à dependência química

Pessoas usuárias de substâncias abusivas são mais propensas à cárie dentária e a doença periodontal do que a população em geral, bem como também aquelas com menor probabilidade de vir a receber os cuidados de saúde dental de forma regular. Daí, a saúde bucal desses pacientes é um desafio especial para os dentistas. Um novo estudo de revisão tem como objetivo examinar problemas de saúde oral associados às drogas e indica caminhos para os dentistas melhorarem a saúde oral desses pacientes.

O uso de drogas está associado a problemas como a xerostomia, uma maior compulsão por comida, apertamento e ranger de dentes, e erosões químicas devido à aplicação de cocaína nos dentes e gengivas, tem mostrado a pesquisa. Além disso, fatores associados ao estilo de vida podem piorar a saúde oral em pacientes com transtornos de uso de substâncias abusivas. Estas incluem dietas com açúcar, desnutrição, pobre higiene oral e a falta de cuidados de saúde dentária profissional regular.

A fim de elevar a responsabilidade com problemas relacionados com a saúde oral, uma cautelosa abordagem dental é necessária quanto ao tratamento destes pacientes. No entanto, segundo o pesquisador chefe, Dr. Hooman Baghaie da Universidade de Queensland, existem medidas simples que tanto os dentistas e médicos podem tomar para melhorar a saúde oral desses pacientes.

“Dentistas devem investigar seus pacientes quanto ao uso de substâncias geradoras de dependência, percebendo qualquer doença dental ou periodontal incoerente com a idade do paciente e considerar referir ao médico sua gestão,” disse Baghaie. Além disso, dentistas devem estar cientes das questões relativas ao tratamento e consentimento quando o paciente está intoxicado e estar alerta para a possibilidade de resistência a medicamentos analgésicos, enfatizou .

Geralmente, os médicos e os dentistas que cuidam de pessoas com transtornos de uso de substância devem investigar a doença bucal e alertar os pacientes dos riscos para a saúde oral associada com xerostomia e desejos de alimentos doces, adicionou Baghaie.

Incidência

A análise combinou os resultados de 28 estudos de todo o mundo, que coletivamente forneceram dados sobre 4.086 pacientes com transtornos de uso de substância. Os resultados indicaram que uma em cada vinte pessoas com idades entre 15 e 64 anos usam drogas a cada ano, com aproximadamente 10 por cento deste número tendo dependência de drogas ou usuário de substância para distúrbios.

As descobertas refletem aqueles com aumento de cáries dentais e doença periodontal em pessoas com doenças mentais graves, transtornos alimentares e transtornos de uso de álcool, comparados com a população em geral.

O estudo intitulado “Uma revisão sistemática e metanálise da associação entre saúde oral pobre e abuso de substâncias”, foi publicada na edição de maio de 2017 do Addiction Journal.

Sugestões de leitura

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...

Como manter a higiene bucal em dia sem escova dental?

Quem nunca se viu naquela correria do dia a dia ou de uma viagem, trilha na natureza ou mesmo em um dia em...

Como a inflamação bucal chega ao resto do corpo?

Sabe aquela história de que a saúde começa pela boca? Pois é, ela nunca foi tão verdadeira. Sempre se soube que existe uma...

Vitamina D e Cálcio: aliados contra a cárie infantil

Sabe aquela história de que tomar sol faz bem? Pois é, a ciência está aí para comprovar mais uma vez! Um estudo recente...

Sinvastatina na odontologia: ​auxílio na fixação de implantes

Se você já passou pela experiência de colocar um implante dentário ou está planejando esse procedimento, provavelmente já ouviu falar da importância da...

Mau hálito em crianças: uma solução inovadora

Imagine uma solução simples, acessível e eficaz para um problema que afeta não apenas a saúde bucal, mas também a autoestima e as...